.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

“EU SOU O PÃO DA VIDA, O PÃO DO CÉU” – Maria de Lourdes Cury Macedo.


21 de abril de 2015
EVANGELHO DE Jo 6, 30-35

Depois da multiplicação dos pães, o povo ficou enlouquecido, fascinado por Jesus, não pelas suas palavras, ensinamentos, mas pela facilidade de receber facilmente o pão de cada dia sem trabalho ou esforço.
Jesus ao repartir o pão com fartura demonstrou ao povo o grande amor que de Deus tem por todos.
O povo chegou a compreender que Jesus é messias à semelhança de Moisés. Esperavam que o Messias os alimentasse como Moisés alimentou o povo no deserto.
O povo chegou pedir para Jesus: “Senhor, dá-nos sempre desse pão!”, revelando assim o estado de inércia de quem só quer receber – “dá-nos!” Mas Jesus se declara: “Eu sou o pão da vida”, colocando-se em pé de igualdade com Deus, assim provoca as pessoas a agir e aderir a Ele.
Jesus revela que Ele e o Pai são apenas um. Deus já deu o pão, o dom-presente. Deus é pão em Jesus. Não precisa mais pedir. Indo a Jesus e crendo nele as pessoas participam dessa unidade e comunhão entre o Pai e o Filho.
Hoje, somos convidados a reconhecer Jesus como o pão vivo descido do céu e com ele comungar. Quem comer deste pão nunca mais terá fome.          Comer significa “assimilar”: assimilar Cristo em nossa vida, de modo a viver e a amar do jeito dele, até poder dizer, como S. Paulo: “Fui crucificado junto com Cristo, a fim de viver para Deus”. Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim (Gl 2,20).
Quando comungamos o Corpo de Cristo, estamos comendo, assimilando Jesus que é perdão, justiça, solidariedade, partilha, amor.  Comungar é assimilar Cristo, é assimilar o perdão, a justiça, a solidariedade, a partilha, o amor, e através dos nossos gestos, das nossas  atitudes nós temos que demonstrar isso. Quem comunga tem que se empenhar em transformar o mundo, em ter relações fraternas, só assim não existirá excluídos, famintos e miseráveis. A Eucaristia é partilha. Deus se dá todo a nós, a fim de que também nós possamos nos dar totalmente aos irmãos. A partilha é uma ordem da Nova Aliança é compromisso comunitário. Ao receber Jesus na Eucaristia nós temos que nos tornar um outro Cristo para nossos irmãos. Temos que seguir seus ensinamentos, suas pegadas. “Amar a todos como Ele amou”. Todos que comungam devem refletir Cristo em todos os lugares onde estiver: em casa, na família, no trabalho, no lazer, na rua, no bar, nas festas.... Quem comunga deve se sentir comprometido com o plano de Jesus, de instalar aqui na terra o seu REINO DE AMOR para que a dignidade humana seja respeitada e não mais exista fome, desemprego, violência, corrupção, exploração, mas exista mais vida, saúde, paz, união, fraternidade entre todos.
         Nós precisamos de alimento para o nosso corpo e o alimento por excelência para a nossa alma é o Corpo de Cristo. A Eucaristia é o que a Igreja tem de mais precioso no seu caminho ao longo da história.
         Alimento para nos dar forças nas dificuldades e tribulações, coragem, esperança, ânimo na nossa caminhada de filhos de Deus. É a Eucaristia que nos fortalece, encoraja, consola, nos leva a perfeição. Todos devemos buscar Jesus Eucarístico para saber o que fazer e ter força para realizar bem.
         Vamos ser apaixonados pela Eucaristia, nela encontraremos o discernimento que precisamos para distinguir o bem do mal, o certo do errado, a verdade da mentira. A Eucaristia é mistério de fé e de amor, mas também é mistério de luz. É ela que ilumina a nossa inteligência e o nosso coração, para entendermos e abraçarmos com amor o verdadeiro sentido de nossa vida: dar a vida por amor.
         A vivência e o testemunho da Eucaristia é que fará do mundo, um mundo de irmãos e amigos.
Nesse Evangelho Jesus nos faz um convite à comunhão, para termos vida plena. Comungar do seu Corpo e Sangue, mas também comungar sua Palavra, colocando-a em prática no dia a dia, mesmo que sejamos incompreendidos, caluniados e perseguidos.
         Jesus deu sua vida, partilhou-a com a humanidade inteira, se deu em alimento para que nós também partilhemos a nossa vida com os nossos irmãos e nos alimentemos deste pão descido do céu para nos fortalecer e nos santificar nesta caminhada no nosso dia a dia.   
Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes






Nenhum comentário:

Postar um comentário