.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Eu sou o pão vivo descido do céu-Claretianos

QUINTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2015
Jorge

Atos 8,26-40: Seguiu sua viagem cheio de alegria
Salmo 65: Aclamai o Senhor, ó terra inteira
João 6,44-51: Eu sou o pão vivo descido do céu.

44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu hei de ressuscitá-lo no último dia. 45 Está escrito nos profetas: Todos serão ensinados por Deus (Is 54,13). Assim, todo aquele que ouviu o Pai e foi por ele instruído vem a mim. 46 Não que alguém tenha visto o Pai, pois só aquele que vem de Deus, esse é que viu o Pai. 47 Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. 48 Eu sou o pão da vida. 49 Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram. 50 Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer. 51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo.

COMENTÁRIO

Jesus reafirma que ele é o pão da vida. Se os antepassados que comeram o maná no deserto morreram, agora quem come do novo pão de vida plena participarão da ressurreição. Aqui a ressurreição não é entendida como na mentalidade dos fariseus, um prêmio pelo estrito cumprimento da lei. Com Jesus a via em abundância é fruto da configuração com ele e com seu projeto histórico.
Participar do projeto histórico de Jesus é assimilar os valores de sua mensagem, as razões de sua luta, a obediência incondicional ao projeto salvador de Deus, e os riscos vividos em consequência de um compromisso radical. Não se pode ir atrás de Jesus somente por conveniência ou simples tradição. Essa é a característica de uma fé desencarnada, distante de toda opção autenticamente cristã.
Hoje, quando a vida no mundo se vê ameaçada e se levantam estruturas injustas que a maioria das vezes se fundam na mentira e na morte dos pobres, é necessário optar abertamente e com radicalidade pela causa de Jesus: O reino de Deus onde os seres humanos especialmente os pobres, tenham vida em abundância. Coloquemos nas mãos do Senhor tantos milhões de seres humanos que vivem em condições de miséria extrema e que morrer de fome diante da indiferença do mundo. Eles são o motivo no horizonte para optar pelo compromisso cristão em favor da vida, da justiça e da paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário