.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

JESUS PELA PALAVRA E EUCARISTIA NA COMUNIDADE Maria de Lourdes Cury Macedo.

Quarta-feira, 08 de Abril de 2015.
Evangelho de Lc 24, 13-35.

A morte de Jesus foi um fracasso total para seus discípulos e apóstolos, foi a derrota de Jesus. Eles haviam largado tudo para seguir o Mestre e, no entanto, Ele morrera, como todo homem morre. Tristeza, medo, frustração, decepção tomaram conta do coração deles.
Eles não tinham entendido a missão de Jesus, cumprir fielmente o desígnio salvífico do Pai, apesar de Jesus falar claro com eles sobre a sua morte e ressurreição. Esperavam que Jesus de Nazaré fosse o libertador de Israel. A vida, a paixão, a morte, a ressurreição do Mestre ainda não eram uma alternativa de caminho para os discípulos. Quem deseja sofrimento, dor e morte?!
Foi o que aconteceu com os discípulos de Emaús. A tristeza, a desesperança, a decepção tomou conta deles a ponto de não esperarem em Jerusalém para constatar se Jesus havia mesmo ressuscitado.  Cabisbaixos, frustrados, desanimados, entristecidos partiram para suas casas, que ficavam mais ou menos 12 km de Jerusalém, e caminhavam como se tivessem perdido o sentido da vida. Ir para Emaús não é somente ir para casa, mas abandonar o projeto de Deus. Eles revelam o estado de ânimo de uma comunidade desorientada, sem força para o testemunho. É com esse tipo de comunidade que Jesus ressuscitado outra vez se põe a caminho.
Conversando pelo caminho sobre os últimos acontecimentos, eis que surge um estrangeiro no meio deles, que não se fez reconhecer, e pergunta sobre o que estão falando. Contaram da tristeza e decepção que estavam vivendo com a morte do grande profeta Jesus de Nazaré, que já era o terceiro dia, e que algumas mulheres disseram que Ele está vivo.
Os judeus acreditavam que depois do terceiro dia o espírito se afastaria definitivamente do corpo, sem possibilidade de retornar. A morte teria tomado conta de Jesus e da comunidade. Nem o testemunho das mulheres, nem o túmulo vazio, nem a mensagem dos anjos e a própria constatação do sepulcro vazio não mereceu crédito, pois “ninguém o viu”.
Jesus, então tomando a palavra, começou a contar toda a história da salvação até chegar no servo sofredor, Jesus. Eles ficaram encantados com suas palavras e o convidaram para entrar em sua casa.
Jesus aceitou o convite. Ao invés do dono da casa partir o pão, eles pedem que Jesus o faça. Jesus tomou o pão, o abençoou, depois partiu e deu a eles. Neste gesto de Jesus de partilhar o pão, os discípulos o reconhecem.
Jesus usou dois recursos para ser reconhecido: 1º a Bíblia, a Sagrada Escritura; 2º a Eucaristia, partilha. Jesus desaparece porque já não é mais necessária a presença física d’Ele. A Palavra e a o gesto de partir o pão abriram os olhos deles. Os discípulos concluem: queimava o coração quando Ele explicava a Sagrada escritura.
Levantaram e correram para Jerusalém para testemunhar a ressurreição de Jesus. Ao abrir os olhos, reconheceram e sentiram o efeito da explicação da Palavra: o ardor, a força da graça, ver o sinal da mesa/pão para entender tudo e sair correndo para contá-lo aos outros.
  - ABREM-se os olhos; Descrição: ANd9GcTZ_eTuRi732CI-FZtYSsLzHrV-m45897jrTCCTTGNYvYt2vfrx6A
Descrição: Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieGZjhjH-NhqP7jpejcasj-_3LJJVuF5BI3mi86CIu7nonhGCTAI1um3uLs3nLEn742tMBPdXXYE-m8TcPz0O97htmMEfZa4jDcpixNRm1vvvsLB0xEAYg48OacUecBvinlQNAA53NvXY/s1600/pegada+ecol%25C3%25B3gica2.jpg - ARDE o coração no peito;             Descrição: de-coracao-para-colorir-1-7-objetos                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   
 - Eles Correm para anunciar a mensagem aos outros apóstolos;
   
- Os apóstolos encontram-se reunidos e a todos PROCLAMAM a Palavra. Descrição: corpo+humano+%252812%2529

Voltam para Jerusalém, lugar do testemunho de Jesus e depois de Pentecostes é de lá que todos sairão para testemunhar Jesus nas comunidades.
Com a Santa Palavra, a Santa Eucaristia e a Comunidade,  sentimos a presença forte de Jesus em nossas vidas. Sentimos Cristo vivo e presente entre nós.
Podemos concluir: o que Jesus fez com os dois discípulos, faz conosco hoje. Fiquemos firmes na Palavra e na Eucaristia, testemunhando na comunidade a presença viva de Jesus no meio de nós.
Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes





Nenhum comentário:

Postar um comentário