.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 21 de abril de 2015

O bom pastor dá a vida por suas ovelhas-Helena Serpa

26 de Abril - Segunda - Evangelho - Jo 10,11-18


Atos 4, 8-12 – "o homem quer ser senhor de todas as causas”

Se pararmos para refletir sobre as ações dos homens em todos os tempos, nós vamos constatar que estas palavras do Papa Bento XVI retratam o que S. Pedro diz ao povo que o acusava: "O culto dos bens materiais, o culto do amor possessivo, o culto do poder muitas vezes leva as pessoas a se comportarem como se fossem Deus, tentando assumir o controle total, sem prestar nenhuma atenção à sabedoria ou aos mandamentos que Deus nos fez conhecer”. “Nós, homens, a quem a criação, por assim dizer, é confiada para ser administrada, usurpamo-la. Queremos ser os seus senhores, pessoalmente e sozinhos. Desejamos possuir o mundo e a nossa própria vida de modo ilimitado. Deus é um obstáculo para nós”. Trecho retirado do site:
 http://diariodaprofecia.blogspot.com.br
O homem quer ser senhor absoluto de todas as causas e tem a ilusão de que pode tudo, por isso não procura seguir os ensinamentos d’Aquele que o criou e que sabe como as coisas funcionam. Na maioria das nossas ações nós também entendemos que “Deus é um obstáculo para nós” e queremos fazer tudo à revelia do que Ele nos propõe. Não queremos realizar nada em Nome de Deus, precisamos de reverências e de ser reconhecidos, porque nos “achamos” donos do mundo e salvadores de nós mesmos. Todavia, é pelo nome de Jesus Cristo que vivemos e crescemos. Somos os construtores do mundo de hoje. Jesus é a pedra que nos sustenta. Ele é a base firme em quem podemos nos apoiar para ter sucesso nos nossos empreendimentos. A felicidade não está à venda nos supermercados nem nas lojas nas quais nós buscamos ilusões. A felicidade consiste em se viver de acordo com a vontade de Deus. E a vontade de Deus é que sejamos justos e santos. Para sermos justos e santos, porém, precisamos viver em consonância com os mandamentos de Deus. Nós nunca iremos salvar a nossa vida com o nosso próprio esforço nem esperando das pessoas que têm poder aqui na terra. “Jesus é a pedra que os construtores rejeitaram”. Em Nome de Jesus nós, como Pedro, poderemos fazer o bem e seguir curando e libertando os homens de boa vontade. - Você tem procurado salvar a sua vida através do muito que você trabalha e faz no mundo? - O que significa para você estar salvo? – O que é para você a salvação de Cristo? – Você tem contribuído na construção de um mundo fraterno de acordo com os ensinamentos de Cristo?

Salmo 117 – “A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular”

Quando reconhecemos que a nossa felicidade está em Deus nós podemos também, como o salmista dar graças a Ele porque é Bom. Quando buscamos o refúgio e a proteção no Senhor nós nos desvencilhamos da escravidão aos poderosos desse mundo e conseguimos verdadeiramente ser livres. Jesus se torna para nós o centro dos nossos ideais e a fonte da nossa felicidade. Aí então é que podemos nos apossar da Sua Misericórdia que é Eterna e nunca nos abandonará. Somos também eternos (as) na Sua misericórdia quando a Ele entregamos a nossa miséria.

2ª. leitura – 1 João 3, 1-2 – “o Pai quer que sejamos parecidos com o Seu Filho Jesus ”

São João nos revela que o grande presente de amor que o Pai nos dá é o de verdadeiramente sermos chamados de Seus filhos e Suas filhas. Fará toda a diferença na nossa vida terrena o conhecimento de que como filhos (as) de Deus nós também temos a mentalidade e a essência de Deus! Por esta razão o mundo não nos reconhece, pois a sua mentalidade é diferente e segue outra orientação! Muitas vezes raciocinamos que pelo fato de estarmos em evidência no mundo, tendo sucesso e fazendo inveja a outras pessoas, estamos vivendo tudo o que o Pai quer nos dar como filhos! Quanto engano: o Pai quer que sejamos parecidos com o Seu Filho Jesus. Ele é o Modelo do Filho de Deus e na Sua vida terrena não teve sucesso segundo à mentalidade mundana. Enquanto aqui estamos vivendo somos chamados a perseguir os passos de Jesus e procurar imitá-Lo. A Palavra , no entanto, nos afirma que “nem sequer se manifestou o que seremos” e “que quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é”. Firmados nesta esperança, enquanto isso, nós podemos caminhar vivendo a Sua Palavra, irradiando a Sua Luz nas diversas situações da nossa vida. Fé, esperança e caridade! São estas as virtudes que nos fazem viver aqui na terra como Jesus viveu. - Quais são as características de Jesus, você sabe? – Há em você alguma característica que o identifica com o Filho de Deus? – Você sabe quais as características dos filhos do mundo? – Quais as características que o (a) identificam com o mundo? – Reflita!

Evangelho – João 10,11-18 - “o bom pastor dá a vida por suas ovelhas”

Jesus Cristo é o Modelo do Bom Pastor! Ele mesmo nos diz isto e nos ensina que “o bom pastor dá a vida por suas ovelhas”. Aqui na terra nós todos também somos chamados a pastorear as ovelhas do rebanho do Senhor. Na nossa vida, nas mais diversas situações nós temos alguém que o Senhor nos confia para pastorear. Como pais e mães, educadores, religiosos, governantes e que estamos à frente de algum empreendimento conduzindo os filhos de Deus, recebemos a missão de zelar pelo Seu rebanho. Temos que estar vigilantes para intuir se elas realmente estão reconhecendo a nossa voz de pastor e se também estamos dando a nossa vida por elas. Dar a vida é dispensar cuidado, zelo, atenção, amor, é exortar, direcionar, mas principalmente dar testemunho de coerência e de fé. Esta é, portanto, uma reflexão que precisamos fazer! No entanto, todos nós somos apenas os representantes e auxiliares do Pastor Maior. Quando nos propomos a pastorear o rebanho do aprisco de Jesus nós precisamos ter um espírito de unidade com ovelhas de outros rebanhos. O próprio Jesus nos diz que vai chegar a hora em que haverá um só rebanho e um só pastor. A Igreja de Jesus Cristo é uma só e mesmo que os Seus membros estejam temporariamente afastados, nós sabemos que um dia, todos viveremos a Unidade do Espírito Santo. Diante das Palavras de Jesus só precisamos fazer alguns questionamentos: - Se eu quero ser pastor, quero dirigir as “minhas” ovelhas, Jesus me adverte: “O bom pastor dá a vida por suas ovelhas!” E agora? Como posso dar a vida pelas minhas ovelhas? - Quando o lobo chegar o que eu farei? – Para ser pastor Jesus me diz que preciso conhecer a voz das minhas ovelhas, e eu que não conheço nem a minha própria voz? – A que conclusão eu chego? – Sou realmente um pastor, (a)? – Como estão as minhas ovelhas? O que preciso fazer? – Peço ajuda ao Bom Pastor!

Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário