.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

“VÓS DEVEIS NASCER DO ALTO. “- Olívia Coutinho

 

Dia 14 de Abril de 2015
 
Evangelho de Jo,3,7-15
  
Em Jesus está a grande novidade de Deus para a humanidade, a vida nova revelada na cruz! Jesus é a prova concreta da imensidão do amor de Deus, Nele tornou possível o ser humano  conhecer a face humana do Pai!
  Mas não basta crermos no Deus que em Jesus Cristo nos redimiu, é  preciso saber  quem é Jesus para nós,  quais são as suas propostas!
 Sem um comprometimento com o Cristo Ressuscitado, não vivenciamos o verdadeiro sentido da Páscoa, não ressuscitaremos com Ele!
Viver a ressurreição de Jesus no nosso cotidiano,  é sermos pascais, é  permitir que a Luz de Cristo ilumine o mundo através de nós!
O evangelho de hoje nos fala de um diálogo entre  Jesus e Nicodemos.
Nicodemos era um judeu influente, que fazia parte do grupo dos fariseus, adversários de Jesus.Ao contrário dos fariseus, Nicodemos sentia-se  atraído pelas palavras de Jesus, mas por medo, ele não assumia abertamente  esta sua  admiração por Ele,  ficando somente nos encontros  às escondidas.
Jesus fala à Nicodemos sobre  a necessidade de  nascer do alto,  apontando  para ele, a ação do Espírito Santo como o dinamismo deste renascimento. É o Espírito Santo que nos leva a assumir um projeto de vida centrado unicamente na vontade de Deus.
Nicodemos gostava de ouvir Jesus, mas estava longe de entender as suas  palavras, afinal,  as palavras de Jesus,  não entra no coração de quem não se define, de quem  não faz uma adesão radical por Ele. 
O mesmo medo que aprisionou Nicodemos, que o impediu de aderir-se a vida nova revelada por Jesus,  também pode  nos aprisionar,  quando não abrirmos à ação Espírito Santo. 
Ao falar com Nicodemos, da necessidade  de nascer do alto, Jesus nos  faz  um apelo  à conversão,  servindo-se  do sopro  incontrolável do vento, como comparação  da força e da liberdade de ação de  quem é movido pelo Espírito Santo. Assim como não se pode segurar e nem exercer um controle sobre o vento, também não se consegue deter,  quem se deixa conduzir pelo Espírito Santo.
No texto, Jesus fala também do desfecho de sua passagem pela terra: “É preciso que o Filho do homem seja levantado”...  Essas palavras de Jesus, prenunciam  a  sua morte de cruz. Ele  seria levantado na cruz  pelos seus adversários, ou seja, pelos adversários  do projeto de Deus.
É impregnados no Cristo Ressuscitado, que nascemos do alto, que  tornamos luz no mundo, uma luz peregrina, a tirar das  trevas, àqueles que ainda não conhecem a Luz!  
Em muitas situações, ser luz pode implicar em grandes riscos, porém, o maior risco é não aceitar o desafio de ser luz, o que pode nos condenar à pior de todas as trevas: estar longe de Jesus!
Não tenhamos medo de declarar a nossa adesão à Jesus!  Ele deve ser o fio condutor de toda a nossa trajetória terrena!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. Bom dia ! A vida Nova é a vida da graça ,e essa vida nova só nos é dada apartir do ministério pascal de Jesus, . E a única condição para participarmos nessa vida nova em Cristo é a fé !
    Que possamos seguir Jesus sem medo , pois somente Ele nos conforta !
    Fique em paz !
    Cleomar

    ResponderExcluir
  2. HOJE SOMO IMPELIDOS PELO MUNDO A NOS REFUGIARMOS CADA VEZ MAIS NAS TREVAS , MAS HOJE JESUS NOS ENCORAJA A SERMOS LUZ DO MUNDO , A ASSUMIRMOS SEM MEDO O NOSSO PAPEL DE CRISTÃOS.

    ResponderExcluir