.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 5 de maio de 2015

-AMAI-VOS UNS AOS OUTROS-José Salviano

6º DOMINGO DA PÁSCOA
Obrigado, minha mãe. Que Deus a tenha no paraíso!
10 de Maio de 2015
Ano B

Evangelho - Jo 15,9-17




PRIMEIRA LEITURA

         Deus não faz distinção de pessoas. Ele não é como nós, que escolhemos a dedo os nossos amigos, as pessoas com as quais nos simpatizamos e confidenciamos.  O vendedor e o político, visando o lucro, fingem gostar de todos, eles, sorrindo para todos, se faz passar por uma pessoa que não faz distinção de pessoas. Mas no fundo, na sua vida real, sabemos muito bem que não é assim, percebemos que eles não são assim. Isso porque, o ser humano faz distinção de pessoas, sim. E não deveria. Porque se Deus não escolhe aqueles a quem deve jorrar o seu amor infinito, nós também deveríamos fazer o mesmo.

SEGUNDA LEITURA
         O amor acontece em nós em  função de outra pessoa. Sempre que sentimos amor,  o sentimos por alguém. Primeiro amamos a Deus, depois amamos ao irmão, a irmã.  Não existe o amor a si mesmo. O que existe é o egoísmo, de pensar só em si, querer tudo para si, nada fora de si. E esse sentimento de afeto voltado somente para si não leva a felicidade, mas sim ao vazio, ao nada do ponto de vista psicológico.  O egoísta é infeliz. Por mais que ele busca satisfazer a sua própria pessoa deixando de lado o próximo, ele  sente que está faltando alguma coisa. Ele ou ela se envereda num beco sem saída, em um funil que o conduz sempre ao vazio de si mesmo.  O egoísta  é uma criança que não cresceu emocionalmente, não amadureceu, pois a criança, só vê o seu mundo, ela só pensa em si, em satisfazer os seus desejos mas isso é um processo natural, uma forma instintiva que faz parte da sua faixa etária, faz parte da autodefesa...
         Já depois que cresse, depois que chega à fase da adolescência, o jovem vive estritamente em função do outro jovem, deixando de lado os pais, com seus cuidados e conselhos. O amigo, a amiga tem total importância em sua personalidade. Ele segue rigidamente a tudo o que procede dos outros jovens da sua idade, e rejeita a tudo que vem dos mais velhos, inclusive dos familiares.
          Já na fase adulta, o indivíduo chega ao amadurecimento da personalidade, e então ele entende que tem de se soltar, que precisa  buscar a sobrevivência e descobre que para isso depende dos demais seres humanos e por isso deve se lançar aos outros, confiar nos outros, pois nada conseguimos sem a participação dos demais. Viver é se ater com as pessoas. Viver é partilhar de alguma forma direta ou indireta com as pessoas distantes ou próxima, conhecidas ou não.
         O professor precisa do mecânico, o mecânico precisa do dentista, o dentista precisa do advogado, o advogado precisa a faxineira, a faxineira precisa do motorista do ônibus, o motorista precisa da cozinheira, e esta precisa... precisa... Viu? Tão simples que nem pensamos nisso no dia-dia. Para viver precisamos uns dos outros. E nessa partilha, nesse intercâmbio, tudo corre melhor, a vida será melhor se nos relacionarmos com simpatia, com bondade, com amor sincero, e não somente por puro interesse.    
         As demais pessoas são muito importantes na nossa vida. Precisamos delas para nos completar. É impossível viver isolado. Aqueles que experimentaram essa experiência na vida, diariamente viveram momentos de angústias, de muita dor psíquica, por não ter com quem brigar, a quem xingar, a quem dividir o espaço, a comida a água, em fim, alguém para amar.
         São João repete aqui o mandamento de Jesus: Amemo-nos uns aos outros. Amar uns aos outros é tratá-los com: respeito, carinho, dedicação, atenção, sinceridade, caridade...
         Mais para que tudo isso? Para que tenhamos o retorno igual. Se eu trato bem os outros, eles não terão por que me tratarem mal. A menos que algo de errado esteja acontecendo com eles.  E esse algo de errado que acontece com algumas ou muitas pessoas, é a falta da correspondência ao amor de Deus, pois a emoção e o ato de amar, nos vem do Pai que primeiro nos amou.

EVANGELHO
         A sexualidade está fora de cogitação na pessoa de Deus. Não obstante Jesus tê-Lo chamado de Pai. Deus não é homem, Deus não é mulher.  DEUS É DEUS!   EU SOU! Disse o Senhor a Moisés, e também o disse Jesus aos judeus.  Os judeus disseram-lhe então: 'Nem sequer cinqüenta anos tens , e viste Abraão!'  Jesus respondeu:  'Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou'.
         Por isso Deus nos ama com amor de mãe multiplicado à milionésima potência ou muito mais. Se a mãe é capaz de perder o seu sono, o seu repouso por causa do seu filho, Deus é muito mais. Ele deu a sua vida, na pessoa de seu Filho, pela salvação da humanidade.
         Mãe!  Palavra  doce que está sempre na boca dos  filhos, e que as vezes deixa o pai enciumado, pois ele também quer o reconhecimento, o amor dos filhos, mas esses não "desgrudam" da mamãe... Pai é palha!  Dizem uns, mas MÃE É MÃE!  Fazer o que? Os meus filhos saíram do corpo da mãe, ela os carregou consigo durante nove meses, e continua doando sua vida por eles, por isso os filhos são uma continuação da mãe. Nós os pais, ficamos com ciúmes sim, mas acabamos por admitir a verdade dos fatos. E ao pensar na nossa mãe, repetimos que: Mãe é mãe! e o "boi não lambe" o carinho que os filhos têm por ela!
         Caríssimos. Hoje Jesus nos sugere, nos aconselha a escolher o melhor para nós. Ele nos manda a permanecer no seu amor. Pois guardar os mandamentos, amando a Deus e ao irmão, os benefícios são para a nossa própria pessoa. Não se trata de uma ordem de um deus tirano autoritário e egoísta que nos obriga a obedecê-lo por obedecer. Ao contrário, o mandamento do amor a Deus e ao irmão, é para o nosso próprio bem. Para a nossa alegria, para que tudo dê certo.
         Para entender isso, basta olhar na vida daqueles que ignorando o mandamento do amor, vivem o mandamento do ódio. É o ódio pelo ódio. Vivem para si mesmos, e só se relacionam bem com aqueles que lhe proporcionam algum lucro, algum benefício, prazer ou bem-estar. E a todos aqueles que atrapalhar de alguma forma seus negócios, sua forma de vida, eles responderão com a brutalidade total e fatal. Não é assim que vemos nos filmes?
         E por causa dessa escolha por esse estilo de vida inspirada pelos meios de comunicações, eles não conseguem nunca a ventura mais desejada, mais procurada, que é  a felicidade.  Até compram, ou roubam prazer. Mas o amor mesmo eles não conseguem. Podem até conseguir algum apego. Mas o verdadeiro amor, não. Porque amor é entrega mútua de corpo e alma.  Eles vivem enquanto conseguir resistir, dominar, aterrorizar.
  
         Você ama? Você é amado(a)? Você não se sente um pessoa amada? Se isso acontece será que você é culpado(a)? Ou você acha que é injustiçado(a)? Se for isso entrega para Deus. Mas se é a sua culpa, se você não ama e por isso ninguém liga para você, MUDE. Mude agora enquanto é tempo.  Pois quem ama será amado, mas quem não der amor, também não recebe amor das pessoas.  O amor é plantado, semeado  por você mesmo. Depois é só fazer a colheita. Distribua cortesia, caridade, sorriso, gentileza, educação, e depois tudo isso lhe será dado em acréscimo, lhe retornará com certeza.  Mas atenção: Se você não agir com sinceridade, nada acontecerá.  Pelo menos não acontecerá como você esperava. Pois um sorriso falso, atrairá outro falso sorriso também.  Ame, mas AME SINCERAMENTE COMO JESUS NOS AMOU!

Um bom domingo.   José Salviano.  


Um comentário:

  1. Muito bom! meu irmão. Bela reflexão sobre a necessidade amar para ser amado. amar com sinceridade como Jesus amou. Farei uma celebração da palavra hoje. Com certeza usarei está inspiração!

    ResponderExcluir