.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Coragem, eu venci o mundo-Claretianos

SEGUNDA-FEIRA, 18 DE MAIO DE 2015
Rafaela Maria Porras, João I
Atos 19,1-8: Recebestes o Espírito Santo ao aceitar a fé?
Salmo 67: Cantemos a Deus um canto de louvor
João 16,29-33: Coragem, eu venci o mundo.
29 Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora falas claramente e a tua linguagem já não é figurada e obscura. 30 Agora sabemos que conheces todas as coisas e que não necessitas que alguém te pergunte. Por isso, cremos que saíste de Deus. 31 Jesus replicou-lhes: Credes agora!...32 Eis que vem a hora, e ela já veio, em que sereis espalhados, cada um para o seu lado, e me deixareis sozinho. Mas não estou só, porque o Pai está comigo. 33 Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.
COMENTÁRIO
Parece que finalmente os discípulos compreenderam o mistério de Jesus. Consideram que fala claro e que não utiliza imagens para ensinar. Manifestam sua fé no Mestre. Contudo, a resposta de Jesus tem uma dupla dimensão. Por uma parte, questiona a claridade de sua fé, mas por outra, lhes diz palavras de consolo e esperança. Jesus, consciente de que chegou a hora de “passar deste mundo ao Pai” pelo caminho da cruz, anuncia aos discípulos a incerteza e como consequência a dispersão que vão sofrer por não compreender claramente o caminho empreendido pelo seu Mestre. Contudo, há um sinal de esperança: o Pai permanecerá sempre com Jesus, sofrerá com ele e o devolverá à vida. Também os discípulos sofrerão com a cruz, porém não estarão sozinhos, porque ele lhes comunicará a paz. Eles vencerão, como Jesus venceu. Quando perdemos o horizonte da fé e nos afundamos em nossas próprias crises, quando não encontramos as respostas que procuramos para os problemas, grandes ou pequenos, somente nos restam estas palavras e Jesus: “para que tenham paz... para que tenham coragem e valor, eu venci o mundo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário