.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 24 de maio de 2015

“O QUE QUERES QUE EU FAÇA POR TI?” - Olívia Coutinho

 

Dia 28 de Maio de 2015
 
Evangelho  de Mc10,46-52
 
Às vezes preferimos ser  "cegos" diante as inúmeras injustiças que desfilam  diariamente diante dos nossos olhos, para não termos que tomar alguma atitude, preferindo acreditar que as injustiças contra os nossos irmãos, não são  problemas nossos.
  Porém Jesus, na sua infinita bondade, vem nos mostrar o contrário, afirmando com o seu testemunho, que não só  podemos, como  devemos fazer  algo em defesa do nosso irmão.
A presença de Jesus, acalenta e inspira confiança, os seus ouvidos capitam o grito dos excluídos.  
Jesus veio nos libertar da pior de todas as  cegueiras: a cegueira de não querer enxergar!
Como seguidores de Jesus, precisamos conscientizar, de que somos corresponsáveis pela vida do outro!
O maior testemunho cristão, é o amor ao próximo, é nesse amor que se  resume a lei e o sentido do grande mandamento, que nos faz entender, que é amando o próximo que amamos a Deus!
Por onde Jesus passava, Ele atraia multidões, as pessoas gostavam de ouvi-Lo, de buscar  Nele a cura dos  seus males, mas nem todos recebiam a  cura, muitos ainda não tinham uma fé suficientemente madura que tocasse Jesus: “Vai, a tua fé te curou”.
O evangelho de hoje, nos presenteia com o belo relato de uma cura realizada por Jesus, revelando definitivamente a presença do Reino de Deus  entre os homens.
Caminhando rumo a Jerusalém,  juntamente com os seus discípulos e uma grande multidão,  Jesus, passando pela cidade de Jericó, sente ecoar nos seus ouvidos, um pedido de socorro, um grito que  partia de  um cego chamado Bartimeu cuja a cegueira era apenas a privação de um dos seus sentidos, ou seja, uma cegueira física e não espiritual.
Sentado à beira do caminho, aquele cego percebe o que muitos de nós, ainda hoje não percebe; a passagem de Jesus pela nossa vida!
A  fé do cego de Jericó, ainda que imperfeita, era mais luminosa  do que a vista dos que enxergavam.
Bartimeu, reconhece em Jesus a presença transformadora do poder de Deus, um poder que liberta os excluídos, estes, que são  abandonados por uma sociedade que tenta abafar o sua voz.
O grito do cego  incomodou aqueles que  queriam cercar Jesus só para si, que não queriam que Ele  interrompesse aquela caminhada.  Mas  quanto mais tentavam calar a  voz do cego, mais alto ele gritava!  E aquele grito de fé, tocou Jesus: “Filho de Davi tende piedade de mim”!
Tomado de compaixão, Jesus diz: “Chamai-o”! Os mesmos que tentaram calar a voz do cego, agora o encorajam: “Coragem, levante-te, porque Jesus está chamando você". Movido pela fé, Bartimeu larga tudo, isto é, o único bem que ele possuía isto é, um manto, e vai ao encontro de  Jesus.  Dirigindo-lhe  a palavra, Jesus pergunta: “O que você quer que eu faça?”  - “ Mestre, que eu veja”!
A resposta de Jesus, como sempre, uma resposta de amor, transforma a vida daquele homem: "Vai a tua fé te curou." No mesmo instante  aquele que era cego, passou a enxergar! Sua cura foi fruto da sua fé,  curado, ele faz do caminho de Jesus, o seu caminho, tornando um dos seus fieis  seguidores, um verdadeiro  modelo para todos nós que queremos “seguir Jesus rumo a uma nova Jerusalém.
A princípio, pode nos parecer estranho Jesus ter lhe perguntado: ”Que queres que eu faça por você”?   Certamente, Jesus sabia o que o cego queria, mas Ele desejava ouvir isso dos seus próprios lábios. Com isto, Jesus  nos ensina que  a oração é um exercício de fé, que aprimora também o nosso relacionamento com Deus, um pedido: é uma oração!
Para Jesus, era importante curar o cego por inteiro,  colocá-lo de pé, inseri-lo na sociedade.
Ao ser curado, Bartimeu  sente ampliar também  a sua visão espiritual, ele não fora embora para viver a vida à sua maneira, passou a seguir Jesus, não ficou  mais sentado à beira do caminho e sim,  à caminho...
 

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. É muito interessante a "pedagogia" de Jesus. Como Ele realizava os milagres ! Partia sempre de algo já existente, nunca do "nada" nesse caso a própria resposta do cego...Que Deus te abençoe Olívia...

    ResponderExcluir
  2. É muito interessante a "pedagogia" de Jesus. Como Ele realizava os milagres ! Partia sempre de algo já existente, nunca do "nada" nesse caso a própria resposta do cego...Que Deus te abençoe Olívia...

    ResponderExcluir