.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 10 de maio de 2015

Permanecer no amor é viver os mandamentos-Helena Serpa

Atos 1, 15-17.20-26 – 0“ uma ajuda eficaz”

Seguindo o que já dizia o Livro dos Salmos, “que outro ocupe o seu lugar” os apóstolos sentiram a necessidade de escolher alguém que se ajuntasse a eles em substituição a Judas.  Com uma simples, mas poderosa oração, eles elegeram o substituto de Judas, o traidor.  A confiança deles no Espírito Santo era tão grande que eles não recorreram a grandes fórmulas nem a planos estruturados para realizarem a eleição. Apenas sugeriram o nome de dois homens e oraram pedindo ao Espírito Santo que indicasse qual deles seria o escolhido de Deus. Fizeram, então, um simples sorteio e com muita confiança, sem nenhuma dúvida,  acolheram o nome de Matias. Isso nos serve de exemplo para que, em qualquer situação da nossa vida, quando precisarmos fazer as nossas escolhas nós também possamos contar com a assistência do Espírito Santo, o qual conhece o coração de todos para nos ajudar nas nossas resoluções. Se, ao invés de muitos debates em reuniões de negócios, os homens resolvessem também pedir a ajuda do alto, com certeza, os acertos seriam muito maiores do que os fracassos.  Que possamos, firmados no exemplo dos apóstolos e, com muita confiança na condução do Espírito Santo, fazer também as opções para a nossa vida, sem temor e com muita simplicidade.   – Como você tem conseguido resolver os impasses que surgem no seu caminho? – Você já experimentou orar pedindo ajuda ao Espírito Santo para o seu trabalho e negócios? – Você tem parado diante dos desafios ou tem seguido adiante confiando em Deus?   
Salmo 112 – “O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.”

O Senhor nos dá vida nova, levanta-nos da poeira, da lama e nos retira do lixo, diz o salmista. E não faz somente isso, mas nos assenta com os nobres, com os justos, com os santos. Será isso pouco para que nós possamos louvar o Seu Nome e exaltá-lo do nascer ao por do sol?


Evangelho – João 15, 9-17 – “permanecer no amor é viver os mandamentos”

Neste Evangelho nos dá a receita para a verdadeira felicidade: permanecer no Seu amor. Somos felizes quando vivemos com amor e alegria os mandamentos do Senhor que estão impressos no nosso coração. Ser feliz é o único compromisso que temos com Aquele que nos criou. Tudo o que Deus quer é a felicidade do homem. Os mandamentos, portanto, são como a receita que o Pai nos dá para que tenhamos uma vida feliz. Jesus mesmo é quem nos orienta: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor”. Assim, Ele declara com todas as letras o Seu grande amor por cada um de nós e nivela este amor com o amor que Ele próprio recebe do Pai. Dessa forma nunca poderemos dar desculpas de que não produzimos frutos de amor porque não temos amor em nós. O Espírito Santo é o nosso motivador. É Ele também o Amor com que o Pai nos ama. Se, permanecermos no poder do Espírito Santo, também permaneceremos no amor de Deus e conseguiremos cumpri os Seus mandamentos.  O Senhor nos dá tudo de que precisamos para que possamos produzir frutos de amor. Pensamos que fazemos opção e escolhemos amar a Deus, no entanto, não somos nós que escolhemos a Deus, mas somos Seus escolhidos (as) para produzir frutos que permaneçam. Se deixarmos de olhar para as pessoas e conseguirmos acolher o infinito amor do Pai, por meio de Jesus Cristo e manifestado pelo poder do Espírito todos nós daremos frutos abundantes de amor, de justiça e de perdão. Assim,  poderemos testemunhar para o mundo a esperança de uma vida nova. – Você tem apreendido o Amor de Jesus? - Você tem produzidos frutos que permaneçam? – quais os frutos que você tem produzido dentro da sua casa:  - alegria, compreensão, perdão, harmonia? – A seu ver quais os frutos que precisam ser semeados no mundo, hoje?    – Você é servo (a) ou amigo (a) de Jesus? – Você tem Jesus como seu amigo ou acha que Ele está distante de você? 

Helena Serpa

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário