.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo-Claretianos

SEXTA-FEIRA, 22 DE MAIO DE 2015
Joaquina Vedruna, Rita de Cássia
Atos 25,13-21: Paulo dá testemunho de Jesus ressuscitado
Salmo 102: Bendigamos ao Senhor, pois ele é o rei do universo
João 21,15-19: Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo.
15 Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. 16 Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. 17 Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas. 18 Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais moço, cingias-te e andavas aonde querias. Mas, quando fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres. 19 Por estas palavras, ele indicava o gênero de morte com que havia de glorificar a Deus. E depois de assim ter falado, acrescentou: Segue-me!
COMENTÁRIO
Paulo precisa enfrentar o rei Agripa II, amigo pessoal do governador Festo. Este rei era filho de Agripa I, que havia perseguido os cristãos de Jerusalém, e era sobrinho neto de Herodes Antipas, diante do qual Jesus teve de comparecer. Tal como o havia dito Jesus sobre a sorte de seus seguidores, Paulo tem que comparecer diante de vários tribunais, tanto judeus como romanos. Porém, aproveita as oportunidades que tem de falar para anunciar Jesus ressuscitado. Podemos constatar como o Espírito Santo age na pessoa de Paulo para viver a “paixão” que lhe corresponde como verdadeiro discípulo de Jesus. A partir de uma perspectiva diferente, porém complementária, João apresenta a imagem de Pedro como responsável de “cuidar das ovelhas”. Porém, não como proprietário, mas como administrador fiel. Pedro deve cuidar do rebanho do Senhor como solicitude, inclusive até dar a vida como seu mestre. O cristão, como Paulo e Pedro, é convocado a seguir as pegadas do Mestre, a dar testemunho dele ainda que em meio a momentos de perseguição e estar disposto a entregar a vida pelos que a ele foram confiados. Como animador, catequista, evangelizador, agente de pastoral... você é chamado a dar testemunho de Jesus ressuscitado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário