.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

TRINDADE SANTA, AMPARO DO PAI, SEGURANÇA DO FILHO, FORÇA DO ESPÍRITO SANTO! - Olívia Coutinho

 
DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE
 
Dia 31 de Maio de 2015
 
Evangelho de Mt28,16-20
 
Mais uma vez, nos unimos no mesmo espírito de fé, para celebrarmos a festa da Santíssima Trindade!
A  festa da Santíssima Trindade é a festa do reconhecimento do  amor de Deus por nós: a festa do amor, quando a Igreja nos convida a contemplar o mistério inefável e insondável da Trindade Santa!
Mergulhar na profundidade deste mistério, é fazer a experiência da imensidão do amor de Deus, de um Deus que investiu alto no humano, e que, para relacionar-se conosco, quis se fazer família: Como Pai, Ele nos criou, como Filho, nos redimiu, e como Espírito Santo Ele nos santifica!
Ao Colocar esta festa no domingo seguinte à solenidade de Pentecostes, quando celebramos a descida do Espírito Santo sobre a Igreja nascente, a Igreja vem nos lembrar que cada domingo, é uma festa da Santíssima Trindade, pois o domingo é o dia do Senhor, o dia em que contemplamos o mistério do Deus Família, participando da Eucaristia!
No antigo testamento, não se fala da Família Trinitária, foi Jesus quem a revelou, entreabrindo o véu que encobria dos nossos olhos, o Deus amor, o Deus  próximo de nós! Um Deus que nos possibilita viver a grande alegria de fazer parte da sua  família: a Trindade Santa!
 O Espírito Santo é o guia que nos remete ao coração do Pai, que nos faz entender os ensinamentos do Filho, e é  o Espírito Santo, que nos insere na Família Trinitária pelo Batismo! A presença do Espírito Santo em nós é tão forte, que nos faz enxergar o que os olhos humanos não alcançam!
 “O Espírito Santo não falará por si mesmo, mas dirá tudo que tiver ouvido...” Esta afirmação de Jesus, vem nos dizer que nenhuma pessoa  da Trindade Santa, age individualmente, este é um exemplo que deve ser seguido por cada um de nós, membro da comunidade Trinitária! Viver a vida trinitária é fazer a mesma trajetória de Jesus, é viver comunitariamente!
O evangelho deste domingo, narra o encontro de Jesus com os discípulos na Galiléia, local indicado por Ele, logo após a sua ressurreição, Mt 28,10. Podemos nos perguntar: porque será que Jesus indicou aquele local para o primeiro encontro com os discípulos após a sua ressurreição? Certamente, por ter sido  ali, o local onde tudo começou, onde Ele iniciou a sua caminhada rumo a Jerusalém, uma trajetória, que tinha como único objetivo: colocar em ação, o projeto do Pai, missão, que lhe custou a vida!
Galiléia era o lugar do testemunho, ali, muitos testemunharam as obras realizadas por Jesus e acreditaram Nele! Foi da Galiléia que os discípulos foram enviados em missão, com a incumbência de anunciar o Evangelho e de fazerem  novos discípulos. E foi  graças ao anuncio e o testemunho destes deles, que muitas pessoas conheceram Jesus e se fizeram discípulos Dele! A partir da Galileia, os discípulos, refizeram a mesma trajetória de Jesus, rumo à Jerusalém! Percorrendo os mesmos lugares que eles haviam  percorrido em companhia de Jesus, os discípulos  iam recordando e entendendo, sob a luz do Espírito Santo, todos os ensinamentos de Jesus, e que naquela época, não havia sido compreendidos por eles. 
Hoje, Jesus marca um encontro com cada um de nós, não, na Galiléia, mas dentro do nosso próprio coração! É  a partir deste encontro, que tornamos seus  discípulos! Como discípulos de Jesus, encontraremos muitos desafios pelo caminho, mas levaremos conosco uma certeza: nunca estaremos sós, o próprio Jesus nos garante: Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim  dos tempos”. 
Batizados em nome da  trindade Santa, nos tornamos responsáveis pela continuidade do anuncio do Reno, não podemos deixar que irmãos nossos desconheçam Jesus, desconheçam a verdade que liberta! OBatismo nos incorpora à Cristo, legitima a nossa missão de anunciadores da Boa Nova do Reino!
Pelo Batismo, somos inseridos na igreja, o corpo místico de Cristo, tornando-nos membros da família de Deus, a comunidade Trinitária do Pai do Filho e do Espírito Santo!
Professar a fé na Santíssima Trindade, não significa somente reconhecê-la, mas tomá-la como modelo para nossa vida pessoal e comunitária.
          Na celebração deste domingo, a palavra central, que deve ressoar nos nossos ouvidos e chegar ao nosso coração é  a “confiança”, a confiança  na família Trinitária, nela encontramos o amparo do Pai, a segurança do Filho e a força iluminadora do Espírito Santo.
Ser Batizado, é estabelecer uma relação pessoal com a trindade Santa, é viver a graça de fazer parte da família de Deus, a comunidade trinitária! Assumamos o nosso compromisso Batismal, estreitando a nossa relação com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo. 
Quando traçamos sobre nós, o sinal da cruz, meditando cada palavra desta invocação à Santíssima Trindade, podemos ter a certeza de que: amparados pelo Pai, fortalecidos pelo Filho, e conduzido pelo Espírito Santo, estaremos imunizados contra todo tipo de mal!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário