.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Aí estão minha mãe e meus irmãos-Claretianos

Terça-feira, 21 de Julho de 2015
Lourenço de Brindisi
Êxodo 14,21–15,1: Entrarão no meio do mar
Interleccional - Êx 15: Cantarei ao Senhor, sublime é sua vitória
Mateus 12,46-50: Aí estão minha mãe e meus irmãos.
46 Jesus falava ainda à multidão, quando veio sua mãe e seus irmãos e esperavam do lado de fora a ocasião de lhe falar. 47 Disse-lhe alguém: Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar-te.48 Jesus respondeu-lhe: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? 49 E, apontando com a mão para os seus discípulos, acrescentou: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. 50 Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.
COMENTÁRIO
O reino para o qual Jesus convoca tem, como vimos nos comentários anteriores, novas realidades e novos relacionamentos. É uma exigência a todos aqueles que querem escutar e seguir as palavras do Mestre. A pertença a “um povo” ou a “uma família” é relativizada por Jesus em sua pregação. No evangelho de hoje se fala claramente sobre o tema. O povo de Israel não quis escutar nem ver o que Jesus proclama do reino, a família tampouco. Esta situação está melhor explicada em Marcos (3,21: seus familiares saíram para busca-lo, pois diziam que estava fora de si) e Jesus ensina aos que o escutam quais são as novas relações exigidas pelo reino. O evangelista lembra isto à comunidade e nós devemos aplicar para nós esta mensagem. Os discípulos são a nova família de Jesus. Não são os laços de sangue os que determinam essas relações e muito menos o fato de “ser judeu”; é o vínculo com a mensagem de Jesus e fazer a vontade do Pai o que determina e torna realidade a chegada do reino com essas novas relações. Os discípulos, os que escutam a Palavra e fazem a vontade do Pai são a semente do novo povo no qual participam homens e mulheres de outras culturas e etnias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário