.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 14 de julho de 2015

-OVELHAS SEM PASTOR-José Salviano

16º DOMINGO TEMPO COMUM

Evangelho - Mc 6,30-34

Eram como ovelhas sem pastor.
19 de Julho de 2015
Ano  B

PRIMEIRA LEITURA.

         Deus irá cobrar dos pastores, pela dispersão do rebanho.  E no lugar desses pastores irresponsáveis, serão colocados outros que farão com que as ovelhas crescerão e produzirão frutos. 
         A responsabilidade dos pastores é muito grande. Eles não podem vacilar em sua tarefa de conduzir o rebanho, caso contrário serão castigados, é o que diz o texto do profeta  Jeremias.

SALMO
Se o Senhor todo poderoso Criador do Céu e da Terra é o pastor que me conduz, por que eu deveria ter medo?
Se eu digo que confio em Deus, então por que o seguro de vida, o alarme, a cerca elétrica, o plano de saúde, o revólver?
Nós somos assim.  Rezamos o credo pelo menos na missa aos domingos, mas na vida real, depositamos a nossa confiança no dinheiro, e em tudo o mais que ele pode nos dar.
Caríssimos. Só Deus nos satisfaz.  O resto, por mais incrível que nos pareça, é tudo ilusão, propaganda, e momentos de prazer finito, ou seja, que se vai com o envelhecer...
Viva a sua vida, nessa vida, mas esteja consciente de só Deus pode tudo, só Deus pode nos proteger de fato. Busque a Deus com todas as suas forças. Pois só Ele nos resta e nos basta no fim da caminhada terrena.

SEGUNDA LEITURA

         Minhas irmãs, e meus irmãos.  Jesus pagando um preço alto, o preço da cruz, e pelo seu sangue derramado, nos aproximou, nos fez um só rebanho no seu amor.  Do que era antes dividido pelo judeus em povo de Deus e pagãos, Ele fez a unidade.  Pois de fato, somente  Cristo é a nossa paz. Somente n'Ele encontramos a verdadeira paz. Porque somente por meio dele nós chegaremos ao Pai, aquele que quer a nossa salvação eterna.
         Pelo seu sacrifício, Jesus destruiu o muro que separava:  inimizade da amizade.  Ele aboliu os mandamentos que os judeus acrescentaram a Lei de Moisés, para fazer de nós um só rebanho, para fazer de cada  um, de cada uma, uma mulher nova, um homem novo, resgatados pelo amor de Deus na pessoa de Jesus, que restabeleceu os laços de  amizade e a paz entre nós.  Porém uma das coisas mais importantes que o Filho de Deus nos deixou, foi a nossa reconciliação  com o Pai, através do sacramento da confissão. "Aqueles a quem vocês perdoarem serão perdoados...",  seguida da comunhão do seu corpo eucarístico, que podemos receber após a  purificação dos nossos pecados. "Isto é o meu corpo... quem come minha carne viverá em mim e Eu nele...".
         Jesus veio anunciar a paz aos que se julgavam os escolhidos e aos pagãos. Hoje isso equivale a dizer: Aos distantes e aos próximos dele pela prática da fé. "A paz esteja convosco. Eu vos deixo a minha paz...".
Assim, pela graça de Deus, e se vivermos na sua presença, seremos unidos num só corpo, e por isso teremos um dia, o acesso merecido junto ao Pai.
         Mas para isso, precisamos viver como irmãos. Precisamos realmente e na prática, amar uns aos outros, não com sorrisos e beijinhos falsos, mas na acolhida, na partilha, na caridade, na amizade sincera...
         Os judeus se julgavam o povo de Deus, o povo escolhido, o povo que se salvaria. Os demais cidadãos, eles os denominavam de pagãos, e que viviam longe de Deus.
         Pobres judeus! Que pretensão mais tola!  Jesus veio mostrar que a salvação é para todas as nações, que todos, judeus e não judeus eram candidatos a vida eterna. Jesus nos fala hoje que todos nós, todos indiferente  de raça, cor, sexo, podemos alcançar a salvação eterna, desde que  aceitemos o convite de Deus, e aceitemos as suas exigências, as quais são suaves. "Meu fardo é leve, meu peso é suave" .
         Caríssimos. A igreja, ao contrário do que alguns pensam, não é o resultado da invenção humana. A Igreja foi criada por Deus na pessoa do se Filho amado, para a nossa salvação.  A Igreja nasceu do sacrifício de Cristo na cruz. A Igreja destruiu o muro que dividia as pessoas em povo de Deus e pagãos. Assim, todos não só podem como devem participar dela, viver nela, e por ela, para que através dela chegamos um dia a glória eterna...

EVANGELHO

         Domingo passado a liturgia nos mostrou o envio. Jesus enviou os discípulos para iniciar a missão que depois seria continuada por nós. 
         Neste domingo, vemos a volta dos discípulos cheios de alegria e confiança pelo sucesso daquela sublime experiência.  Jesus, por sua vez, convida-os para uma pausa, uma avaliação do que eles viveram, uma pausa para orar ao Pai. E o melhor lugar para isso era um lugar deserto, que era um jeito de se ficar a sós com Deus por um tempo de meditação e oração.
         Hoje, o nosso lugar deserto, pode ser apenas apagar a luz, ou fechar os olhos, em um lugar seguro nós nos isolamos do exterior, para nos encontrar com Deus, para ouvir Deus. Se bem que Deus nem sempre nos fala na hora em que pedimos ou queremos, mas sim na hora em que Ele escolhe, que é a melhor hora. Geralmente ao amanhecer. Muitas vezes, nós pedimos a Deus que nos mostre o caminho, a solução, que nos diga o que fazer diante de um tal problema vital, e nada...  Deus não nos responde, Deus parece distante, parece que nos abandonou. Depois, na hora em que menos esperamos,  num estalar de dedo, por meio de um simples acontecimento, ou de uma pessoa, notamos, percebemos Deus nos respondendo com clareza, aquela pergunta que antes fizemos no desespero. E aí vemos que tudo era tão simples, que precisamos apenas segui a Jesus, e confiar no Pai, praticando o Evangelho.
         No tempo de Jesus a agricultura e o pastoreio era a realidade da vida daquela gente humilde. Por isso que Jesus por várias vezes, sejam por parábolas seja por explicação da Boa Nova, Ele se refere aquela realidade vivida no dia-a-dia por todos daqueles tempos. No Evangelho de hoje, mais uma vez, Jesus usa a figura do pastor para poder explicar melhor a sua mensagem.
"Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor".
         Jesus vê que aquela gente simples, humilde, tinha sede de Deus. Viu que suas almas estavam sedentas de uma palavra de consolo, uma palavra de ânimo para carregar o fardo daquela vida sofrida.
         Jesus teve compaixão. Ele sentiu na carne o sofrimento daquela gente, os mesmos sentimentos de derrota, e de dor.  Ter compaixão é algo mais que dizer: Estimo as suas melhoras só para se livrar de qualquer outra obrigação para o irmão ou irmã carente, que está precisando de  ajuda...    Compaixão é sentir o que o mesmo que  outro sente,  sofrer o mesmo que a outra está sentindo, e partir para a ação de ajuda, de conforto, de tomar uma atitude no sentido de providenciar uma solução ou  um alívio para  o seu sofrimento. Muitas vezes, não podemos fazer nada por ele, ou por ela, como é o caso da perda de um filho, da esposa, do irmão... Mas pelo menos podemos ficar ali do seu lado, ouvindo os seus clamores, seus lamentos, seus desabafos. Isso já ajuda bastante, pois à medida que botamos para fora os nossos sofrimentos, é semelhante a alguém que vomita uma comida que lhe fez muito mal.  Mas para externar os nossos sentimentos de dor e nos aliviar, é necessário que estejamos do lado de uma pessoa amiga que nos ouve sem olhar no relógio com pressa de ir embora, sem falsidade, mas com toda atenção e boa vontade, mesmo que não possa nos ajudar na prática.
         A compaixão seguida da ação de socorro, é a caridade posta em prática.  Uma coisa é nos manifestar carinhosamente diante do irmão que sofre através de palavras bonitas, como por exemplo, dizendo: Coitado!  E outra  coisa é agir sem dizer nada, tomar  providências imediatas no sentido de socorrê-lo diante daquela situação de perigo seja de vida, mesmo que seja do perigo de complicação do seu estado emergencial.  
AS OVELHAS SEM PASTORES DOS DIAS DE HOJE - São muitas. A cracolândia está cheia delas. Nas baladas também encontramos muitos jovens que por não terem tido nenhum pastor que lhes mostrassem o caminho, a verdade e a vida, eles acabaram por escolher aquele caminho muitas vezes sem volta, caminho para chegar mais rápido a felicidade, e acabaram chegando ao fundo do poço, bem mais rápido do que se imaginava. Isso porque, muitos jovens de hoje, estão mais velhos do que os próprios pais, do que os seus avós. Eles não sabiam do estrago que as drogas causariam no seu corpo, na sua saúde.
         Cada vez mais no mundo está aumentando o número das ovelhas sem pastores. Cada vez mais notamos as pessoas indiferentes, revoltadas, desiludidas, infelizes depois de terem buscado uma aventura amorosa ou prazerosa e de ter chegado a um beco sem saída, ao desespero, depois de  ter chegado ao fim do relacionamento, que muitas vezes é acompanhado de tragédia mortal.
         É o mundo digital, da falta de amor que gera a violência, da liberação da maconha, do casamento de pessoas do mesmo sexo, da corrupção desenfreada, do uso da máquina que substitui o trabalho do ser humano, da falta de emprego que gera os assaltos, da embriaguez  de todo o tipo... Tudo isso, não passa de uma busca desenfreada  PELA  SUBSTITUIÇÃO DE DEUS, que infelizmente ACABA EM NADA.  Nada que preencha o VAZIO DEIXADO PELA AUSÊNCIA DE DEUS,  pela ausência do verdadeiro PASTOR.
         Então, o ser humano não encontra mais o sentido da vida, o significado da sua existência, a autoestima fica em baixa,  a insatisfação consigo mesmo e com os parentes e amigos torna-se cada dia maior. Tudo isso é fruto, são sintomas de uma multidão que está a deriva em um oceano de águas agitadas, de uma humanidade que trocou Deus por muitas coisas, por muitos ídolos,  de uma gente sofrida e infeliz, pois são como ovelhas sem pastor.

         Não seja você um desses! Se já o é, volte hoje para Deus!

Um bom domingo, José Salviano



7 comentários:

  1. José Salviano; ótima reflexão, todas suas reflexões nos ajuda cada dia mais. Um grande abraço e que Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  2. José Salviano; ótima reflexão, todas suas reflexões nos ajuda cada dia mais. Um grande abraço e que Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Isso sim e uma homilia que as vezes nem todos os padres tem o dom maravilho que nos preenche o coraçao fique com Deus

    ResponderExcluir
  4. Fico muito feliz toda vez que tenho que ministrar a celebração da palavra, pois abaixo do Espirito Santo conto com sua ajuda. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. reflexao maravilhosa! q Deus o abençoe!!!!

    ResponderExcluir
  6. É REALMENTE ESTA HOMILIA, FOI MARAVILHOSA, E MUITO GRATIFICANTE PARA MIM E TODOS OS IRMÃOS NA FÉ. TODA HOMILIA É BOA, MAS ESTA ME TOCOU BASTANTE. OBRIGADO PADRE QUE DEUS LHE ABENÇOE MUITO.

    ResponderExcluir
  7. É uma verdade meu irmão, quando nós afastamos de Deus tudo vem de agua a baixo.Por isso que nossa missão é ir em busca da ovelha que se desgarrou, que Deus nos ajude nessa missão. Amem.

    ResponderExcluir