.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

A vida eterna precisa ser a nossa meta de chegada-Helena Serpa



18/08/2015 - 3ª. Feira XX semana do tempo comum – Juízes 6, 11-24 – “a paz na adversidade “
Se formos comparar a nossa vida com a de Gedeão iremos perceber que esta sempre será a situação dos homens diante das adversidades. Em certos momentos da nossa vida nós, como ele, também nos perguntamos: “se o Senhor está conosco, por que nos aconteceu tudo isso”?  Há certas situações em que também nos indagamos: “Onde estão aquelas maravilhas que nossos pais contaram sobre Deus”? Será que Ele só existe para alguns?    Na verdade, o que precisamos perceber é que o Senhor nos exercita a fim de que possamos enfrentar as lutas da nossa existência como um valente guerreiro. Ele está sempre atento às nossas necessidades e deseja nos aperfeiçoar para a conquista de algo muito maior do que nós mesmos esperamos da vida. Há um diálogo constante da parte de Deus conosco que nos motiva a assumir a missão que Ele nos propõe.  E dentro de nós há uma força que nos é desconhecida porque vem do próprio Deus e Ele quer que tomemos consciência disso. Devemos estar sempre atentos, pois em tempo de luta e de penúria, quando lutamos pela nossa sobrevivência o anjo do Senhor também aparece para nos dar tranquilidade e mesmo que sejamos os últimos, os menores, o Senhor nos garante: “Eu estarei contigo e tu derrotarás os madianistas como se fosse um só homem”. Os madianistas significam os obstáculos e as barreiras às quais precisamos enfrentar. Apesar da nossa limitação o Senhor também nos envia para salvar o nosso povo e nós, como Gedeão, sempre pedimos um tempo para esclarecer os nossos questionamentos. Gedeão pediu um tempo para fazer a sua oferta e o Senhor também espera que nós ofereçamos a Ele o que temos de melhor, isto é, a nossa confiança. Quando  ofertamos ao Senhor a nossa vida e colocamos em Suas Mãos tudo o que temos e tudo o que somos, ele nos usa, nos tranquiliza e nos dá a paz. É a paz na adversidade a quietude da certeza da vitória. – Você sabia que dentro de você há uma força que vem do próprio Deus? – Você tem medo de enfrentar os desafios da sua vida? – Você tem sido exercitado pelas provações da vida? – Você  já descobriu o que o Senhor tem preparado para você? 

Salmo 84 – “O Senhor anunciará a paz para o seu povo.”
A primeira manifestação da presença de Deus na nossa vida é o nosso coração cheio de paz. O Senhor vem sempre nos trazendo a paz, pois ela é fruto da justiça. É justo que tenhamos um coração voltado para Deus, pois somente assim nós experimentamos a verdade, que é o amor de Deus acontecendo em nós. Por isso, é que nós sentimos o nosso coração pacificado e recebemos das mãos de Deus tudo o que é bom.

Evangelho – Mateus 19, 23-30 –    “A vida eterna precisa ser a nossa meta de chegada”
Questionado pelos discípulos Jesus da a eles novas concepções sobre a conquista do reino dos céus e referindo-se ao “jovem rico” que se afastara muito triste porque possuía muitos bens, disse: “Dificilmente um rico entrará no reino dos céus.” Colocando as observações de Jesus na nossa vida podemos perceber que na maioria das vezes quem possui muitos bens vive também muito ocupado (a) e preocupado (a) com os seus haveres e não percebe que o reino de Deus acontece na vida das pessoas simples, sem ambição e que não tem apego à vida terrena. Na verdade, o que atrapalha o rico a não se apossar do reino dos céus não é propriamente o dinheiro e os bens que ele possui, mas o seu apego e o valor que ele dá às coisas que tem.  O rico a quem Jesus se refere é aquela pessoa que coloca a sua confiança e o ideal da sua vida nos bens que amealhou e não encontra tempo para Deus, pois não se reconhece necessitado de Dele. Alimenta-se de suas posses e, porque possui muitos bens, vive em função deles. É aquele que se basta a si mesmo, sente-se farto, independente, sem carência. Deus é o doador dos nossos bens e tudo quanto Ele coloca em nossas mãos há de ter um sentido para a conquista da nossa vida eterna. No entanto, o próprio Jesus disse que para Deus tudo é possível e quando nós colocamos em Suas mãos e a Ele também oferecemos tudo o que possuímos, a nossa vida adquire um significado de justiça e de felicidade. Diante da interrogação dos discípulos em relação a eles que deixaram tudo para segui-Lo, Jesus lhes garante a recompensa de possuírem cem vezes mais daquilo que deixaram e a vida eterna como herança. Deixar casa, irmãos, pai e mãe, campos, etc. significa não ter apego a nada nem a ninguém para ser dependente do Seu Amor e tê-Lo em primeiro lugar na vida. Nós damos o primeiro lugar a Deus a partir dos nossos pensamentos, sonhos, ideais e ações. As coisas que possuímos, os bens que adquirimos não devem se tornar obstáculos para seguirmos a Jesus e vivermos os ensinamentos evangélicos. Para acompanhar Jesus nós precisamos apenas de um coração rendido e confiante, certos de que Ele tudo providenciará para a nossa caminhada. A nossa recompensa é certa, pode tardar, mas não falhará. A vida eterna precisa ser a nossa meta de chegada, pois se estivermos lutando somente pelas coisas temporais, seremos pessoas frustradas e sempre carentes de amor. Você possui muitos bens? -  Os bens que você possui lhe tiram de Deus? – Com o que você se preocupa? – Você tem a vida eterna como meta de chegada? – Você desejaria passar o restante da sua vida como você é hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário