.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Aí vem um israelita de verdade-Padre Antonio Queiroz

24- Segunda - Evangelho - Jo 1,45-51




Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade.
Este Evangelho narra a vocação de Natanael, que é o Apóstolo Bartolomeu. Filipe é um verdadeiro Apóstolo. Logo após ser chamado por Cristo, já o anuncia ao colega.
Ao saber que Jesus era de Nazaré, e por esta cidade ser pequena, do interior e mal afamada, Natanael duvida se Jesus é mesmo o Messias. Os judeus esperavam que o Messias viesse de uma cidade melhor. Diante disso, Filipe toma a melhor atitude: Leva-o até Jesus. Quando o evangelizador não dá conta, joga as pessoas perto de Cristo, que ele faz o resto.
Que bom quando alguém está mal informado, está “picado” pelo preconceito da sociedade, mas não é fingido, como Natanael! Só assim a graça pode entrar e transformar.
A primeira coisa que Jesus fez em sua vida pública foi chamar companheiros para trabalhar com ele. Filipe também fez isso. É como alguém que assiste a um teatro bom e divulga para que seus amigos também aproveitem.
Jesus, primeiro elogia Natanael, chamando-o de israelita de verdade, homem sem fingimento. “De onde me conheces?” Apesar de ser um elogio, Natanael quer saber se tem fundamento, ou é apenas bajulação.
Jesus então quebra a segurança de Natanael, mostrando que ele não está falando com um homem comum: “Enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. O prodígio derruba Natanael, que fica pequenino, lá no chão, diante de Jesus, aberto portanto, para a sua mensagem, para a conversão, para atender ao chamado. O nosso testemunho é o maior prodígio, que derruba as falsas seguranças das pessoas e as abre à conversão.
“Tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!” A fé nos leva a nos humilharmos e nos curvarmos diante de Deus, de Cristo e da sua Igreja, mesmo que ela venha de Nazaré, isto é, esteja cheia de falhas e é vítima de preconceitos. Não compensa passar para uma seita quando descobrimos falhas na Igreja!
“Coisas maiores que esta verás!... Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”. Trata-se do sonho de Jacó (Gn 28,12). Jacó viu uma escada que ia da terra até o céu e os anjos subindo e descendo por ela. Essa escada é Jesus, que religou o céu com a terra. Natanael vai ver a maravilha da redenção sendo realizada por Jesus. Não só vai ver, mas vai colaborar e dar a vida pela redenção.
Para nós, hoje, esse “homem que veio de Nazaré” é a Igreja que, como Jesus, é humana e divina, cheia de limitações, mas una e santa. Se nós a acolhemos, mesmo sendo “de Nazaré”, isto é, fraca e limitada, um dia a veremos, no céu, bela e transformada. “Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa do cordeiro... Seu brilho é como uma pedra preciosa, como o jaspe” (Ap 21,9-12).
A nossa Comunidade cristã é para nós a Igreja de Jesus. Diante dela, não sejamos como foi Natanael diante de Jesus, destacando suas limitações, mas pelo contrário, procuremos salientar as suas qualidades e virtudes, e torná-la ainda mais virtuosa. Quando uma pessoa se santifica, o mundo fica mais santo; quando uma pessoa cai no pecado, o mundo todo cai um pouquinho e fica mais pecador.
S. Bartolomeu Natanael nasceu em Caná, a cidade onde Jesus fez o milagre da transformação da água em vinho, numa festa de casamento. Conforme antiga tradição, depois que Jesus foi para o céu, ele pregou o Evangelho na Índia e na Síria, onde sofreu o martírio. Os sírios tinham uma forma terrível de tortura: Esfolar, isto é, tirar a pele da pessoa. Conforme uma tradição, Bartolomeu foi esfolado e, em seguida, degolado. Em Roma, na Igreja de Santa Maria Maior, existe uma estátua de S. Bartolomeu, em que ele está segurando um pedaço de sua pele.
Certa vez uma moça estava andando numa estrada e viu uma rosa. Apanhou-a e levou para casa.
Dias depois, outra moça estava andando naquela estrada e viu outra rosa. Achou-a muito bonita. Contemplou-a e a deixou lá, para que outros também a vissem. Aconteceu que o sol estava muito quente e, sem água, a rosa murchou.
Uma terceira moça passava dias depois por aquela estrada e viu também uma rosa. Ficou encantada. Que beleza! Buscou água e a regou.
Estão aí os três tipos de pessoas: Os egoístas e que não pensam nos outros e destroem tudo. Outros não destroem nem constroem. Não fazem o mal nem o bem, não estragam nem consertam nada. Nós sabemos que na verdade essa neutralidade não existe. “Quem não está comigo, é contra mim; e quem não recolhe comigo, espalha” (Mt 12,30). E há os que constroem, melhoram o mundo, protegendo-o e o ajudando a ficar mais bonito.
A exemplo desta terceira moça e do Apóstolo S. Bartolomeu, queremos aproveitar a nossa vida para fazer o bem, e nunca o mal.
Que Maria Santíssima, a Mãe da Igreja, nos ajude.
Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário