.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

“... E TERÁS UM TESOURO NO CÉU.”- Olívia Coutinho

 

Dia 17 Agosto de 2015
 
Evangelho de Mt 19,16-22
 
Vivemos numa cultura em que tudo gira em torno das coisas materiais e assim, vamos perdendo o senso do amor, do valor da fé... 
Se não ficarmos atentos quanto as nossas escolhas, corremos o risco de nos contaminar pela mentalidade egoística de uma sociedade que valoriza o “ter” e ignora o “ser.”
Jesus nos convida a darmos um sentido novo à nossa existência, a abrir mão dos nossos apegos para investirmos no projeto de Deus, que tem como prioridade a vida humana! 
Quem coloca o projeto de Deus como prioridade em sua vida, adquire um tesouro no céu, vive em Jesus e Jesus vive nele.
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta,  nos alertar sobre o perigo da riqueza! A riqueza, quando não partilhada, se transforma num grande abismo entre o homem e Deus.
O texto nos fala do encontro de um jovem rico com Jesus, um encontro, que tinha tudo para ser marcante e definitivo na vida daquele jovem, se não fosse  o seu  fascínio pela  riqueza que o puxou para trás, que o impediu de usufruir da riqueza maior que é fazer parte do reino de Deus!
No relato, nota-se que a tristeza tomou conta daquele jovem, alguém  que esteve às portas da verdadeira felicidade, mas que a deixou escapar, por não conseguir desapegar-se dos seus bens matérias! Jesus aproveita esta oportunidade para alertar os discípulos e hoje a nós, sobre o perigo do apego!
“É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus!”  Estas palavras de Jesus, deixaram os discípulos apreensivos, ora, se para os ricos, que de acordo com a mentalidade judaica, eram vistos como favorecidos por Deus, seria tão difícil entrar no reino de Deus, imagine para eles, ( discípulos) que eram pobres?  Os pobres eram  vistos pelos judeus como infelizes, os não favorecidos por Deus. 
Os ensinamentos que Jesus nos passa no dia de hoje, são desafiadores, principalmente para muitos de nós, que tem “alma de rico” isto é, que se deixa levar por atitudes egoísticas.
É importante conscientizarmos de que Jesus não condena a riqueza em si, o que Jesus condena, é o apego, é o não partilhar o que se tem. O apego, é um grande inimigo, fecha o nosso coração à partilha,  nos impede de colocarmos o Reino de Deus como prioridade em nossas vida!
Abrir mão dos bens materiais, para colocar-se diante de Deus como servo, e a postura de quem quer fazer da sua vida uma oferta de amor!
Ser um servidor do Reino, é acima de tudo, fazer a difícil viagem de sairmos de nós mesmo para irmos  ao encontro do outro. 
A nossa riqueza maior é a nossa liberdade, um presente de Deus, pago com o sangue de Jesus! Preservemos esta liberdade, eliminando tudo que nos distancia de Deus.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo no Facebook:

2 comentários:

  1. Muito obrigado Olivia, venho acompanhado todos dias suas reflexões e principalmente a do final de semana, isto tem mim ajudado muito eu diria de mais, porque fala a linguagem do povo e diante disto eu tiro dessa fruta e faço meu suco e levo pra minha reflexão no meu comentário como ministro da Palavra, não que crone o seu não, mais mim dá orientação como devo mim conduzir. Antes lia vários para poder falar agora tomei por base o seu e pedido ao Espirito Santo que enlunine a minha mente e a sua. Fica c Deus.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Olivia, venho acompanhado todos dias suas reflexões e principalmente a do final de semana, isto tem mim ajudado muito eu diria de mais, porque fala a linguagem do povo e diante disto eu tiro dessa fruta e faço meu suco e levo pra minha reflexão no meu comentário como ministro da Palavra, não que crone o seu não, mais mim dá orientação como devo mim conduzir. Antes lia vários para poder falar agora tomei por base o seu e pedido ao Espirito Santo que enlunine a minha mente e a sua. Fica c Deus.

    ResponderExcluir