.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

O Banquete é a Salvação-Helena Serpa

20/08/2015  – 5ª. Feira XX semana do tempo comum – Juízes 11, 29-39 – “Deus não precisa das nossas promessas insensatas”
Jefté precipitadamente prometera a Deus sacrificar a primeira pessoa a quem encontrasse se saísse vitorioso no combate que iria travar contra os “filhos de Amon.” Quando voltou empunhando o galardão da vitória a sua alegria se transformou em dor, pois para cumprir a promessa que havia feito ao Senhor teve que sacrificar a sua única filha.  Diante do que lemos temos que nos conscientizar de que precisamos ter muito cuidado com os votos que fazemos diante de Deus. Muitas vezes somos insensatos (as) e inconsequentes quando desejamos alcançar os nossos objetivos ou queremos derrotar “os filhos de Amon”, isto é ultrapassar as barreiras dos nossos desafios. Diante de Deus nós nos expomos e fazemos promessas impensadas as quais não podemos cumprir. Em outras vezes, nós garantimos a Deus a realização de ações que não dependem somente de nós e sacrificamos outras pessoas. Deus não precisa das nossas promessas insensatas nem tampouco dos nossos sacrifícios e holocaustos. Não precisamos imolar ninguém para alcançar do Senhor as bênçãos para as nossas conquistas. O Senhor deseja de nós somente os bons propósitos de conversão e que tenhamos um coração contrito e confiante de que Ele nos concederá tudo de que precisamos. Muitas vezes o que sonhamos não é o que Deus sonhou para nós, por isso, o melhor que fazemos quando sairmos para a nossa luta diária é entregar nas mãos do Senhor os nossos objetivos e pedirmos a Ele forças para lutarmos de acordo com o que Ele pretende nos conceder. Não devemos desistir de lutar para conquistar os nossos sonhos, no entanto, precisamos entregá-los ao Senhor para que se faça a Sua vontade e não a nossa. – Você costuma fazer promessas extravagantes para obter o que deseja? – Você tem tido sucesso? – Você acha que precisa disso? – Você acha que pode voltar atrás nas suas promessas? – Você costuma  se arrepender e trocar de promessa diante de Deus? – Reflita sobre isso!    



Salmo 39 – “Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!”
Este salmo é uma reflexão da primeira leitura. “É feliz quem a Deus se confia”. O Senhor não quer de nós sacrifícios e oblações nem ofertas nem vítimas, mas somente que tenhamos o prazer de fazer a Sua vontade. E a vontade do Senhor que vivamos de acordo com a Lei que Ele já gravou no nosso coração e que estejamos à Sua disposição para servi-Lo.

Evangelho – Mateus 22, 1-14 – “o Banquete é a Salvação”
Todos nós sabemos que Jesus veio chamar primeiramente os judeus, porém estes não lhe deram crédito. Perante a obstinação do povo judeu em recusar a reconhecê-lo como Enviado e Filho de Deus Jesus conta esta parábola para lhes prevenir sobre o que haveria de lhes acontecer.  Então, Jesus compara o reino dos céus com uma festa de casamento na qual foi preparado um grande Banquete e para onde foram convidadas muitas e muitas pessoas e elas não aceitaram o convite. A festa estava pronta, mas os convidados não foram dignos dela, por isso, o rei mandou que seus servos fossem às encruzilhadas e convidassem a todos.  O Banquete é a Salvação de Jesus que nos convida a participar da mentalidade evangélica! Somos nós os convidados de última hora. Somos, hoje, aqueles (as) que estavam nas encruzilhadas e que foram chamados depois. Esse convite nos é feito a todo o momento em que vivemos aqui na terra. No entanto, assim como o povo judeu, muitas são as nossas desculpas para não nos fazer presentes ao Banquete da Salvação. As ocupações, as preocupações, os negócios, as festas, a família, os divertimentos nos roubam de Deus e do Seu reino. De diversas maneiras o Senhor tem insistido conosco e não atendemos ao seu chamado, por isso, corremos o risco de que chegue o dia em que talvez nem tenhamos mais chance de ser convidados. Outros ocuparão o nosso lugar. Porém, não nos bastará apenas ir e estar presente na festa. Precisamos da veste que nos conforma à mentalidade do Evangelho de Jesus Cristo. Se não conseguirmos assimilar a mentalidade evangélica, isto é,  vestir a veste branca dos ensinamentos do Senhor,  nós iremos destoar. Precisamos assumir de coração o nosso lugar na festa.  Quantas pessoas  encontramos no meio da comunidade ou da Igreja que teimam em não acolher os mandamentos de Deus e têm a sua concepção própria servindo muitas vezes de pedra de tropeço para outros que desejam seguir as práticas evangélicas. Neste caso, apesar de nos fazer presentes de “corpo” poderemos ser enxotados e não haver mais lugar para nós dentro do reino. Quando aceitamos o convite de Jesus para participar do Seu reino, nós precisamos nos desvencilhar de todos os nossos conceitos e preconceitos e nos deixar guiar pelo Espírito Santo que nos vestirá com a veste da santidade de Deus. –Você já aceitou o convite para participar do Banquete das Bodas? – Será que você também não é como este homem da veste diferente que, a todo o momento, se posiciona contrário e dá  testemunho falso dentro da sua família ou comunidade? – Perceba como são as suas reações e veja se você precisa se emendar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário