.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

-O QUE DEIXA NOSSA ALMA IMPURA-José Salviano

22º DOMINGO TEMPO COMUM

O SENHOR NOS CONVIDA PARA VIVER NO ARDOR MISSIONÁRIO, COMPROMETIDOS COM A VERDADE DO REINO, VIVENDO UMA FÉ AUTÊNTICA SEM FINGIMENTO, NA DACICALIDADE DE SEU AMOR.

30 de Agosto de 2015
Ano   B

Evangelho - Mc 7,1-8.14-15.21-23

SEGUNDA LEITURA
Prezados irmãos.  A segunda leitura, a carta de Tiago, é muito rica em ensinamentos.  Ela começa a nos dizer que: Todo dom precioso e toda dádiva perfeita, vêm do alto.
         É isso aí. Poderíamos dizer para a garota que essa beleza estampada em seu rosto e a formosura e saúde do seu corpo, tudo isso lhe veio do Alto.  Portanto, em retribuição a essa dádiva divina, não use o seu corpo para o pecado. Toda a sua beleza, presente de  Deus, deve ser aplicada na formação de uma família santa, abençoada pela Igreja, e destinada a convivência feliz entre seus membros.        
         Somos obras de Deus, viemos de Deus e devemos voltar para Deus. Para isso é só observar  a sua palavra, ouvindo-a e praticando-a. Muitos cristãos são meros ouvintes da palavra. Até apreciam um bom sermão, uma boa homilia. Saem da missa confortados, pacificados consigo mesmos, e até tementes a Deus. Porém, com o passar das horas, tudo volta ao que era: Palavrões, brigas, ofensas, e toda prática do egoísmo.
         Caríssimos. Se somos apenas meros ouvintes da palavra de Deus, na verdade estamos enganando a nós mesmos. Podemos até enganar por algum tempo as pessoas  que nos cercam, ao ver-nos rezando em postura de quem está contritos a Deus. Mas estamos perdendo o nosso tempo, pois isso de nada valerá para a nossa salvação eterna, se não somos verdadeiros por dentro. Agindo assim não passamos de católicos superficiais. E desse modo, estamos enganando a nós mesmos.
         Tiago aborda os conceitos de pureza e de impureza, tão defendidos pelos judeus, conforme vemos no Evangelho deste domingo. Sendo assim, explicando as palavras  da carta, segunda leitura, podemos entender que a religião pura aos olhos de Deus, é: Amar a Deus e ao irmão. Matar a fome dos famintos, dar roupa aos nus, assistir, ou ajudar a todos que sofrem,  e não se deixar contaminar pela sujeira do mundo: Corrupção,  injustiça, prostituição, e todo desvio da conduta sexual.
         O mundo nos condena pela nossa prática de caridade. Muitos amigos e parentes nos repreendem por que damos esmolas, e  dizem: Eles são vagabundos. Eles vão se acostumar! Não dê dinheiro, eles vão beber pinga! O mundo nos ensina a praticar o egoísmo, a defender o nosso lado, a sermos espertos, a fazer de tudo o que fazem aqueles que vivem fora do plano de Deus. Aqueles que vivem na impureza da alma! Por isso é preciso nos apegar cada dia mais com Deus, pela oração, leitura meditada, e principalmente pela Eucaristia, para que tenhamos forças, e possamos nos livrar da contaminação pelas  impurezas desse mundo.  Pois apesar de não sermos desse mundo, nós estamos nesse mundo e convivendo ele. Não somos desse mundo pelo fato de nosso destino ser a eternidade.

EVANGELHO

         Os judeus tinham uma preocupação extrema com relação ao impuro e ao puro.  Porém, essa atitude para a  qual eles diziam que fazia parte da tradição, na verdade se tratava de mais uma das distorções dos ensinamentos de Moisés.  A mania de lavar as mãos até os cotovelos antes das refeições,  de tomar banho quando se chegava da rua, não se  tratava de hábitos de higiene em si, mas de uma  atitude alucinante de seguir às regras criadas pelos rabinos, que tinham como objetivo principal, manter o povo sob controle.  Era uma verdadeira ditadura religiosa.  Acrescentaram muitas regras às leis de Moisés, com o objetivo de ganhar dinheiro explorando o povo humilde.  Era impossível ser impecável! Não dava para não descumprir todos os preceitos.  Ainda mais que havia espiões por todo lado, para cobrar daqueles que infligissem tais regras, como era o caso da lei do sábado, da purificação, etc.
         Foi por isso que Jesus contestou, mostrando a eles e a todos, que o que realmente deixa  a alma impura, são as maldades que saem da nossa mente corrompida pelo pecado.
         Jesus não estava negando que a falta de higiene queprejudica a nossa saúde. Ele estava combatendo as distorções da verdade, a distorção da Lei, pelos líderes judaicos, com o objetivo de humilhar e explorar  o povo já tão sofrido.  Era esse o principal motivo da revolta de Jesus.

         Hoje nós vivemos um caos na saúde pública, onde somos contaminados pela imundície em que se encontram os ambulatórios, e demais repartições médicas.
         A falta de higiene é causadora de muitas doenças físicas. Mãos mal lavadas ou mesmo sem lavar que manipulam alimentos, pratos e louças mal lavados,  esgoto a céu aberto, fezes e urina de animais espalhadas por todo canto, a famosa maçaneta em que todos colocam as mãos nos contaminam direto.  Mas tudo isso é só fisicamente, só prejudica o nosso corpo. Nada disso prejudica a nossa alma, a nossa salvação, como nos quer dizer Jesus neste Evangelho.
         O que mais nos prejudica nos dias de hoje, tornando-nos impuros e não merecedores da glória eterna, é a imundície que se tornou moda na sociedade: Corrupção, desmandos políticos, a IMPUNIDADE, desigualdades econômicas e baixos salários que geram assaltos e violências, tudo isso nos revolta, nos corrompe, nos contamina moralmente, e nos destrói por dentro, isto é, nos prejudica espiritualmente. Tudo isso nos contamina, porque nos  faz agir em desacordo com as normas não só de higiene, mas também contra as normas de vida, que são os ensinamentos de Cristo.
         Traduzindo a mensagem da liturgia desse domingo, trazendo-a para os nossos dias, podemos dizer que Tiago, inspirado pelo Espírito de Luz, nos diz que RELIGIÃO PURA é aquela que pratica o amor a Deus e ao próximo, acolhendo e socorrendo aqueles que sofrem todo tipo de necessidade, ao invés de explorar os fracos e indefesos, arrancando-lhes as migalhas de salário que conseguem ganhar  com o seu suor.       
         Notamos que os poderosos, os quais não seguem nenhuma religião, só conseguem o poder, pelo poder do voto da maioria, o poder de voto dos miseráveis, os quais são enganados na campanha eleitoral, pelas promessas daqueles que falam muito bem.
         É revoltante saber que muitos roubaram o dinheiro do povo, ao ponto de gerar uma crise econômica. E é mais revoltante ainda, o fato de ver que os mais fracos são os que têm de pagar por essa crise, como é o caso dos aposentados, enquanto aqueles que lesaram o bem público estão numa boa, com punições suaves, e desfrutando de muito conforto, principalmente pago com o dinheiro que não lhes pertence.
         Irmãs e irmãos. Não dá para nos calar, não podemos ficar alheios aos fatos que nos tornam indignados com os abusos na administração da coisa pública.  Chega de sermões água com açúcar, chega de passar a mão na cabeça dos injustos, chega de fazer de conta que está tudo em ordem.  É hora de botar a boca no trombone e denunciar as injustiças, e suas impunidades.  Ou fazemos isso ou não somos profetas dos tempos atuais.  Ou fazemos isso ou não somos seguidores daquele que deu sua vida por nós!
         Roguemos ao Pai que nos dê disposição e coragem para rejeitar tudo o que nos impede de termos uma ALMA PURA, e de nos aproximarmos do nosso Deus de amor, e de nos relacionar com nossos irmãos com justiça e verdade, em plena fraternidade.

Coragem! Não tenha medo! O senhor está contigo!

Um bom domingo, José Salviano.

9 comentários:

  1. José Salviano; bela reflexão, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. José Salviano; onde está o Claudinei Oliveira, o Gilberto Silva, a Nancy, o professor Fernando.

    ResponderExcluir
  3. José Salviano; onde está o Claudinei Oliveira, o Gilberto Silva, a Nancy, o professor Fernando.

    ResponderExcluir
  4. José Salviano; onde está o Claudinei Oliveira, o Gilberto Silva, a Nancy, o professor Fernando.

    ResponderExcluir
  5. José Salviano; onde está o Claudinei Oliveira, o Gilberto Silva, a Nancy, o professor Fernando.

    ResponderExcluir
  6. José Salviano; onde está o Claudinei Oliveira, o Gilberto Silva, a Nancy, o professor Fernando.

    ResponderExcluir
  7. MUITO LINDA REFLEXÃO,NOS EVANGELIZADORES TEMOS QUE TIRAR DESTA REFLEXÃO BONS EXEMPLOS.

    ResponderExcluir
  8. MUITO LINDA REFLEXÃO,NOS EVANGELIZADORES TEMOS QUE TIRAR DESTA REFLEXÃO BONS EXEMPLOS.

    ResponderExcluir