.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Ser como criança é ser dependente-Helena Serpa

11/08/2015 - 3ª. Feira XIX semana comum - Deuteronômio 31, 1-8 – “somos meros instrumentos de Deus”.
Obedecendo às ordens do Senhor Moisés passou para o jovem Josué o encargo de conduzir o povo de Israel em direção a Terra Prometida e o encorajou a ir à frente daquele povo seguindo todas as orientações que recebera de Deus.  Moisés tinha, então, 120 anos e percebeu o momento em que teria de parar e passar adiante a missão que o Senhor lhe destinara, consciente também que Deus o havia prevenido de que não atravessaria o rio Jordão e outro tomaria o seu lugar. Deus sabe exatamente o momento em que precisamos ir adiante, mas também nos sugere o tempo em que precisamos parar quando a nossa missão já foi cumprida.      Como Moisés, nós precisamos também reconhecer que Deus é o Autor de tudo, que Ele é o guia e o Mestre e que o Seu poder age em qualquer pessoa independentemente da idade, da circunstância e do tempo de caminhada. Muitas vezes, torna-se difícil para nós reconhecer os nossos limites e ter a coragem de largar a conjuntura a que estamos acostumados e o encargo a que nós dedicamos os nossos melhores dias. Em todas as esferas da vida nós constatamos isto, seja  no meio político, nos governantes, nos dirigentes de empresas ou   de qualquer instituição e até mesmo dentro das comunidades e da Igreja. As pessoas não admitem passar para outros a condução dos trabalhos, pois se acham indispensáveis. Moisés reconheceu o seu limite e com humildade soube incentivar a Josué para caminhar confiante no Senhor. Com ele nós aprendemos a estimular aqueles (as) que estão começando em qualquer campo da vida, os jovens, os iniciantes, fazendo-lhes ver que todo o poder vem do alto e que somos meros instrumentos nas mãos de Deus.  - Existe algo na sua vida que você não confia entregar a ninguém, mas percebe que precisa fazê-lo?  - Como você costuma motivar as pessoas que estão começando: no trabalho, em casa, na comunidade, na vida?    Você costuma ter paciência com os que estão iniciando?              

Salmo – Deut. 32 – “A porção do Senhor é o seu povo.”
O Senhor é o nosso guia em todas as expedições da nossa vida e quando nós olhamos para trás e tomamos conhecimento da história dos nossos antepassados nós também comprovamos isto. Portanto, é nosso dever deixar para as outras gerações um testemunho de confiança no Senhor, o qual marcha adiante do Seu povo que é a nossa família. Somos todos nós herança preciosa do Senhor e Ele nunca nos abandona na nossa caminhada.

Evangelho – Mt 18,1-5.10.12-14 –“sC”
Jesus chamou uma criança e a apresentou aos Seus discípulos como modelo para quem quer ser grande no reino dos céus. Isto nos leva a meditar nas características da criança para que ela seja apontada como exemplo a ser seguido. Chegamos à conclusão de que ser como criança é ter consciência de que somos pequenos, pecadores, dependentes e necessitados, de Deus.  Não podemos nos apegar à ideia de que ser criança é ser tola, (o) é ser infantil. Existe uma diferença entre ser infantil e ser como as crianças. Ser infantil é ser imaturo e incapaz de assumir a plena responsabilidade pelas próprias ações. Ser como a criança, no entanto, é, mesmo reconhecendo a sua limitação  assumir responsabilidade naquilo que lhe compete e ao mesmo tempo ser capaz de entregar-se, de abandonar-se e ser dependente de alguém, ser autêntica, ser transparente, viver as emoções. Para Deus somos como filhos pequenos e amados, dependentes do Seu amor. Por isso, Ele coloca os anjos em nosso auxilio. Jesus deu a vida por todos e não quer que nenhum de nós se perca.  - Como você se sente aos olhos de Deus: grande ou pequeno (a)?   – Você já experimentou ser como uma criança? - Você acha que ser sábio nas coisas de Deus vai ajudar na sua salvação?  – Você se sente dependente de Deus, abandonado (a) em Suas mãos? -  Você é auto suficiente? – Em quem você confia?


Nenhum comentário:

Postar um comentário