.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

A glória de Deus implica também em sofrimento e dificuldades-Helena Serpa


18/10/2015 - XIX Domingo do tempo comum – Isaias 53, 10-11 – “nunca chegaremos à vitória se não enfrentamos o combate”
Se não estivermos dispostos a enfrentar as dificuldades e os sofrimentos que naturalmente nos advêm quando nos decidimos a colaborar com o projeto de Deus para nós, nada de novo e eficaz acontecerá em nós e através de nós. Por isso, nesta leitura, Isaias expõe como ocorre o ministério do servo de Deus: “oferecendo sua vida em expiação.” Jesus é para nós o modelo do servo: passou pela Cruz e pela morte, mas conquistou-nos o direito de também   alcançarmos a vitória carregando sobre os Seus ombros a nossa culpa e sofrendo pelo nosso pecado. Não nos iludamos: nunca chegaremos à vitória se não enfrentamos o combate. A luta já é sinal da conquista do nosso quinhão. A consequência do sofrimento é a experiência adquirida, é a vivência que nos dá o entendimento das situações e nos leva a valorizar as pessoas.  Para que tenhamos uma “descendência duradoura”, isto é, termos sucesso, em qualquer função ou estágio de vida, nós precisaremos nos doar e assumir a nossa parte. Somente assim cumpriremos com êxito a vontade de Deus e alcançaremos luz e conhecimento para os nossos empreendimentos. Com a Sua Morte e Ressurreição Jesus, O Justo, nos faz também homens justo.     – Você é dos (das) que desanimam quando as coisas se tornam mais difíceis? – Você preferiria receber tudo nas mãos? – Você acha que vale a pena lutar pela vida? – Você prefere vencer o mundo ou as pessoas?

Salmo – 32 –Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, pois em vós nós esperamos!”
É com a graça de Deus que nós lutamos e vencemos as nossas batalhas. A Palavra de Deus é reta e é ela quem nos dirige em busca do direito e da justiça. Os olhos do Senhor estão atentos sobre nós, que confiamos Nele, para ajudar-nos quando é tempo de penúria. Por isso, nunca poderemos desanimar!  A graça que nos sustenta vem do Espírito de Deus.

2ª. Leitura – Hebreus 4, 14-16 – “O Trono da graça é Jesus”
Jesus Cristo abriu para nós a porta do céu! Ele é o Sumo Sacerdote que ofereceu a si mesmo, para ser ultrajado, flagelado, morrer numa Cruz para remissão dos nossos pecados. Antigamente o sacerdote oferecia o sacrifício de animais em expiação pelos pecados do povo, hoje, porém, não precisamos mais de animais ou de alguém que ofereça sacrifícios por nós. O Trono da graça é Jesus, cheio de misericórdia, que conhece a nossa fraqueza e miséria e, mesmo assim nos ama e quer nos ajudar. É Dele, portanto, que temos de nos aproximar para conseguirmos a misericórdia e a graça de um auxílio no momento oportuno. Jesus tem o poder do AMOR que vence tudo, por isso o autor da carta aos Hebreus nos incentiva a permanecermos firmes na fé que professamos.  Se Jesus é por nós, quem será contra nós? – Faça hoje um exercício mental de entrega da sua vida e das suas dificuldades Àquele que pode tudo. - Experimente colocar-se nas mãos de Jesus que é o trono da graça e da misericórdia de Deus Pai.

Evangelho – Marcos 10, 35-45 – “A glória de Deus implica também em sofrimento e dificuldades ”

Diante da ignorância dos filhos de Zebedeu, Tiago e João que pleiteavam lugar de honra na glória dos céus Jesus os instruiu com a verdade: “quem quiser ser grande seja vosso servo e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos.” A nossa mentalidade humana nos leva também a ambicionarmos tudo de melhor num passe de mágica sem ônus e sem sacrifício para alcançar o que almejamos. Jesus, então, na Sua sabedoria, abre os nossos olhos e nos mostra que a nossa caminhada para a glória do céu é uma via de mão só, mas depende também do irmão que caminha conosco. Caminhamos para encontrar a glória de Deus quando estamos a serviço dos nossos irmãos e não usurpamos o seu lugar. O irmão que vem ao nosso encontro para nos servir também está em busca da glória do céu.   A glória de Deus implica também em sofrimento e dificuldades.  Estar do lado de Jesus sugere também doação e serviço ao próximo. Da mesma forma precisamos também nos deixar ser servido pelos nossos irmãos, porque, muitas vezes, pelo orgulho, não aceitamos a ajuda daquele que vem nos socorrer e não o  acolhemos, pois achamos que só nós sabemos fazê-lo. A glória de Jesus se manifesta no coração de quem ama e sofre as consequências do amor. – Você se tem colocado a serviço do próximo? – Você aceita a ajuda de outras pessoas de boa vontade?-  Você vive somente em função das suas "pré” ocupações ou se ocupa também com as necessidades de outras pessoas?

Um comentário: