.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

A palavra de Deus purifica o coração-Helena Serpa

13/10/2015 - 3ª. feira XXVIII semana comum - Romanos 1, 16-25 - " o pecado da impiedade  é colocar-se no lugar de Deus
“O justo viverá pela fé”, diz São Paulo! A fé é o primeiro passo para vivenciarmos a justiça de Deus. Somente quando temos fé podemos ter consciência do que é verdade e justiça aos olhos de Deus. Por outro lado, São Paulo também nos adverte de que a ira de Deus se revela pela nossa impiedade quando negamos a verdade de Deus. Quando nos falta a fé, quando não cremos em Deus, nós nos colocamos no Seu lugar desconhecendo o Autor de todas as coisas visíveis e invisíveis. Deus manifestou ao homem as Suas perfeições invisíveis, seu poder eterno e sua natureza divina através das obras criadas, desde a criação do mundo. As obras de Deus revelam a Sua grandeza e Sua Majestade e O fazem digno de louvor, honra e adoração. Porém, na sua insensatez, o homem teima em não dar glórias a Deus e sim, às coisas criadas e a si mesmo. Adora a criatura ao invés do Criador. O pecado da impiedade é quando queremos tomar o lugar de Deus e nos colocamos no centro atraindo para nós os elogios ou quando cultuamos as outras criaturas.  Na nossa soberba, o  coração se obscurece e mergulhamos na impiedade sofrendo as consequências desse pecado. O próprio Deus nos deixa entregues às paixões do nosso coração e, por isso, passamos a buscar a “felicidade” interior nas ações pervertidas, nas paixões, nas impurezas, no sexo, no dinheiro, na ganância, no poder, etc. etc.  As consequências que nos advêm são constatadas até mesmo dentro da nossa casa, na nossa família e por onde andamos: a doença, a desarmonia,   o suicídio,  a depressão, a intriga, a traição e muitas outras coisas tristes. - Você é uma pessoa que tem um conceito muito alto de si mesma?- Você reconhece que só Deus tem poder para solucionar os seus problemas?- Você coloca os bens e as coisas materiais acima das espirituais?- Como você lida com a questão do ter dinheiro, prestígio, fama?- Você gosta de ser o centro das atenções?

 Salmo 18 – “Os céus proclamam a glória do Senhor!”
A glória de Deus se manifesta nas coisas criadas como o céu, o firmamento, o dia e a noite. A natureza toda dá testemunho da grandiosidade de Deus. Por isso, não precisamos de discursos nem de palavras para que acreditemos na força e no poder do Senhor. A Sua voz ressoa e se espalha em toda a terra por meio do Seu amor, da Sua misericórdia para conosco.

Evangelho -  Lucas 11, 37-41 – “a palavra de Deus purifica o coração”
Tudo o que fizermos com o intuito de aparecer para impressionar às outras pessoas, mesmo as nossas boas ações, se constitui em hipocrisia ou falsidade. Por isso, neste Evangelho Jesus nos ensina a ter coerência nas nossas atitudes e a agir conforme o que há no interior do nosso coração e não somente de fachada. Jesus se dirigia aos fariseus que lavavam as mãos antes das refeições para se purificarem, entretanto, tinham o coração cheio de maldade. O ensinamento de Jesus vale para nós também quando os nossos gestos exteriores, não condizem com o que temos guardado dentro de nós. Às vezes, até o nosso ajoelhar ou nos prostrar diante de Deus, ou mesmo, um abraço ou um aperto de mão que dermos ao irmão, poderão não ter sentido se o nosso coração estiver cheio de rancor, de despeito ou de inveja.  “Aquele que fez o exterior é o mesmo que fez o interior”, disse-nos Jesus, portanto,  Deus nos conhece por inteiro e sabe bem das nossas intenções. Fazer somente para agradar, para cumprir as regras, é insensatez.   Mais valor do que as regras que vivemos, terá a esmola que, por amor a  Deus, oferecermos ao nosso próximo. Assim também Jesus afirmou: “daí esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós!” Deste modo, precisamos refletir e avaliar como é que   estamos vivendo o nosso dia a dia, nas palavras, gestos e ações. A Palavra de Deus purifica o nosso coração e retira a impureza da nossa mentalidade. Cumprindo com os Seus ensinamentos, com certeza, nós agiremos de acordo com o pensamento de Deus em atitudes coerentes com a graça que recebemos. Aí, então estaremos sendo justos diante do Pai. – Você costuma fazer alguma coisa para chamar a atenção? – O que você faz é o que o seu coração aponta? – Você costuma observar as ações dos outros para depois fazer  julgamentos e comentários?  - Como é a sua atitude diante de alguém que estende a mão e lhe pede alguma coisa? – Qual é o sentido da esmola na sua vida?



Nenhum comentário:

Postar um comentário