.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

“... E TERÁS UM TESOURO NO CÉU.” - Olívia Coutinho



28º DOMINGO DO TEMPO COMUM

 

Dia 11 de Outubro  de 2015
 
Evangelho de Mc 10,17-30
 
Vivemos numa cultura em que  tudo gira em torno das coisas materiais, causa, do  vazio existencial de  muitas pessoas que vão perdendo o senso  do amor, do valor da fé, do valor da vida!
Se  não ficarmos atentos quanto as nossas escolhas, corremos o risco de nos contaminar por esta  mentalidade egoística  que valoriza o ter e despreza  o ser!
A todo instante, Jesus nos  convida a trilhar um caminho novo, a abrir mão dos nossos apegos para adquirirmos um tesouro no céu! A vida de quem aceita este  convite de Jesus, aderindo a  sua proposta de vida nova, se transforma numa  verdadeira oferta de amor, do  amor que se concretiza na partilha!
É aqui  na terra, que construímos a nossa morada no céu, construção esta, que chega a ser  desafiadora, porque implica em renuncias,  desapegos, em caminhar na contramão do mundo!
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, nos adverte  sobre o perigo do  apego, da  riqueza não partilhada! Uma riqueza quando não partilhada, separa o homem de Deus.
O texto nos fala do encontro de um jovem rico com Jesus, um encontro, que tinha tudo para ser marcante e definitivo na vida deste jovem, se não fosse  a força do fascínio da riqueza que o  puxou para trás, que o impediu  de usufruir da riqueza maior, que é  fazer parte do reino de Deus!
No relato, nota-se que a tristeza tomou conta daquele jovem que esteve as portas da verdadeira felicidade, mas que a deixou escapar, por não conseguir desapegar-se dos seus bens matérias!
“É mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus!” Estas palavras de Jesus, deixaram os discípulos apreensivos, ora, se para os ricos, que de acordo com a mentalidade judaica eram vistos como favorecidos  por Deus era tão difícil entrar no reino de Deus, imagine para eles, que eram pobres, vistos como infelizes, os não favorecidos por Deus. 
 A dificuldade dos discípulos em entender o que Jesus havia lhes dito, originou-se da imaturidade da fé, os discípulos até então,  eram muito  imaturos na fé, eles ainda não haviam entendido  o messianismo de Jesus, continuavam presos a mentalidade do mundo! 
Os ensinamentos que Jesus nos passa no dia de hoje, são desafiadores, principalmente  para  muitos de nós, que tem “o espírito  de rico” isto é,  que se deixa levar  pelos interesses materiais, que não partilha os seu bens, seja materiais ou  espirituais!
É importante conscientizarmos de que Jesus não condena a riqueza em si, o que Ele  condena  é o apego, o apego é o grande abismo entre o homem e Deus!
O apego distancia o humano do humano e consequentemente, o humano de Deus!
Abrir mão dos  nossos apegos,  para nos colocar diante de Deus como servos, é acima de tudo, fazer a difícil viagem de sairmos  de nós mesmo para  ir ao encontro do outro, é no outro que Jesus se faz presente!
A nossa riqueza maior é Jesus, Ele é o nosso tesouro, o presente de Deus que  pagou com o seu  sangue o preço da nossa liberdade! Preservar  esta liberdade conquistada por Jesus, é reconhecer a imensidão do seu amor, é dar a Ele a nossa resposta de amor!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia 

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/552336931551388

Um comentário: