.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O DISCÍPULO DE JESUS E A RIQUEZA - Maria de Lourdes Cury Macedo


- Domingo, 11 de outubro de 2015
Evangelho de Mc 10, 17-30

Jesus está a caminho de Jerusalém e continua seus ensinamentos sobre o que significa ser discípulo. Lá em Jerusalém Jesus será morto, mas antes vai encontrar-se com as autoridades ricas, que não o aceitam. São os latifundiários saduceus, sumos sacerdotes e doutores da Lei. 
No caminho um homem rico corre ao encontro de Jesus, porque sentira atraído por Ele, por causa de suas palavras, via em Jesus algo novo, a felicidade e a perfeição que procurava. Naquele tempo a riqueza era considerada um sinal da bênção de Deus. Tudo é dom de Deus. O homem ajoelha-se diante de Jesus, e como todo discípulo de Jesus está à procura da verdadeira herança, por isso lhe pergunta: “Que devo fazer para ganhar a vida eterna?”
O encontro dessa pessoa com Jesus será determinante na sua vida, pois Jesus lhe mostrará que para estar com Ele, o caminho supera as prescrições da Lei. Jesus lhe propôs o caminho comum a todos, a fidelidade aos mandamentos. Assim é possível adquirir certa perfeição. Deus quer que todos se salvem. O homem rico disse que já seguia os mandamentos desde a sua juventude. Jesus comovido olhou-o com muito amor, “fixou nele o olhar e muito amor” e lhe propôs despoja-se de tudo, é o que lhe falta para uma vida mais perfeita, mais santa, mais feliz.
Os que seguem o primeiro caminho (mandamentos) entram para a vida eterna, consegue a salvação. Os que vão pelo segundo (partilha, desapego, misericórdia) conseguirão ainda maior glória na eternidade, pois renunciar aos bens terrenos é um meio de atingir a perfeição.
Jesus convidou o homem rico a uma vida de perfeição. Ele estava disposto a fazer algum sacrifício, seu desejo é sincero, embora sua vontade seja fraca. Nunca pensou que o Mestre, o qual ele admirava fosse fazer uma proposta tão difícil, por isso ele se retira. Ao mesmo tempo em que sentia desejos de perfeição, tinha apego desordenado às riquezas. Quem sabe ele não entendeu bem! Não entendeu que o desapego, a partilha, a misericórdia aos necessitados, a fraternidade que o Evangelho prega é o que Jesus quer.
Jesus diz que será difícil, não por causa da riqueza, em si, mas porque muitos se escravizam, tornam-se presos, submissos demais a elas, em vez de usá-las para o bem de todos. As riquezas quando conquistadas honestamente e bem utilizadas não impedem a entrada no Reino de Deus. O mal está em idolatrá-las, colocando-as no lugar de Deus.
O que não é correto enriquecer-se a custa da exploração do outro. Riquezas ilícitas como estamos vendo acontecer no Brasil. Governos empobrecendo o povo que trabalha e luta para sobreviver diante de tantas dificuldades, sem escolas boas, sem bons postos de saúde, hospitais superlotados, impostos cada vez maior, sem água potável, saneamento básico, desemprego, violência...
É preciso saber usar a riqueza que conquistou, não querer tudo para si e sim partilhar os bens com o próximo. Não se apegar tanto a ela ao ponto de não gastar nem para si, nem com a família e nem com os irmãos. Viver egoisticamente, não praticar a justiça, não ajudar os sofredores e necessitados. Cada pessoa no seu “mundinho” pode colaborar com muitos que lutam para sobreviver dignamente, com os que passam fome, podem partilhar com os hospitais que atendem gratuitamente a todos.
Jesus compara o rico apegado à riqueza, que quer entrar no Reino de Deus, com o camelo que tem que passar no fundo da agulha. Essa comparação é para mostrar que é algo impossível de acontecer. Assim o rico apegado a sua riqueza, escravo de seus bens e nele coloca toda sua felicidade, não conseguirá entrar no Reino de Deus.
Os que idolatram o dinheiro e não partilham o que tem, pode ser um perigo à salvação. Jesus não quer dizer que os ricos não possam salvar-se, mas afirma que com a graça de Deus tudo pode ser mudado. Saber usar seus bens em benefício dos pobres, dos sofredores, ser desprendido, fazer bom uso de sua riqueza é um meio poderoso para conseguir a salvação. A riqueza que não é posta a serviço da sociedade não leva ao Reino de Deus.
- Você é apegado aos bens deste mundo ou faz bom uso de tudo que tem?

Senhor, sensibiliza o nosso coração para sempre partilharmos o que temos, com quem não tem. Faça o nosso coração ser desapegado dos bens terrenos para alcançarmos os bens celestiais.

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes
        








3 comentários:

  1. Maria de Lourdes; bela reflexão, obrigado, esta me ajudará muito. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada José Efigênio, se vc gostou fico feliz em poder ajudar a evangelizar. Amém!

    Maria de Lourdes

    ResponderExcluir
  3. Esclarecedor e direto. Parabéns...

    ResponderExcluir