.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Felizes os olhos que vêem...-Claretianos

Terça-feira, 1 de Dezembro de 2015
Isaías 11,1-10: Sobre ele pousará o Espírito do Senhor
Salmo 71: Que todos os povos da terra se prostrem diante de ti, Senhor
Lucas 10,21-24: Felizes os olhos que veem o que estais vendo.
21Naquele mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do teu agrado.22Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.23E voltou-se para os seus discípulos, e disse: Ditosos os olhos que vêem o que vós vedes,24pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.
Comentário
Jesus ajuda os setenta e dois discípulos a fazerem uma revisão e avaliação de seu trabalho missionário, distinguindo entre o que é mais importante e o que não é tanto. Jesus se mostra alegre e agradece ao Pai porque os simples compreendem e atendem a mensagem do reinado de Deus, enquanto os sábios e doutos não lhe fazem caso. Lucas mostra uma clara predileção de Jesus pelos pobres e pequenos, excluídos de uma sociedade aparentemente “bem organizada”. Os setenta e dois discípulos são os simples que compreendem o essencial da mensagem e do anúncio de Jesus, enquanto os sábios e doutos devem inscrever-se na escola da vida dos simples para compreender como eles os mistérios do reino. 
A ação do Espírito Santo move a Jesus a agradecer, a partir do reverso da história, por um modelo de sociedade alternativa e plenamente humana, baseada no “ser” e não no “ter”. O conhecimento, a sabedoria adquirida nos claustros, não são condição necessária e absoluta para compreender a mensagem de Jesus. É preciso humildade, que só se aprende no cotidiano e na prática da vida com o povo simples e pobre por quem Jesus faz uma opção comprometida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário