.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

“LEVANTAI-VOS ERGUEI A CABEÇA, PORQUE A VOSSA LIBERTAÇÃO ESTÁ PRÓXIMA.”- Olívia Coutinho

 
1º DOMINGO DO  ADVENTO
 
Dia 29 de  Novembro de 2015
 
Evangelho de Lc 21,25-28. 34-36
 
Iniciamos hoje o tempo do advento! Um tempo de profunda espiritualidade  que deve ser marcado pelo o nosso  desejo de conversão, algo fundamental para quem deseja fazer do seu coração uma manjedoura para acolher Jesus! Sem um retorno de todo o nosso ser à Jesus, não tem como vivermos  a alegria de  sua vinda!
O tempo do advento não se limita na preparação para o Santo Natal, mas também nos insere em toda a história da salvação, levando-nos a  reviver a mesma esperança  da vinda do Messias,  vivida pelo povo de Deus no início de toda história,   porém, com uma diferença: este tempo, vem nos lembrar  que o Messias tão esperado por aquele povo,  já veio,  já está entre nós!
O advento é um tempo propício para  nos reconciliarmos com Deus reconciliando com o nosso irmão,  afim de que possamos viver as alegrias do Santo Natal com o coração limpo! Neste tempo de espera, de nascimento e renascimento, o nosso coração se rejubila torna maleável aberto para acolher Jesus que vem reacender em nossos corações, a chama da esperança! Esperança que transcende as nossas necessidades materiais, que inclui uma visão de mundo, onde ainda é possível haver justiça, paz e amor, valores que mantém o equilíbrio da vida, sustentado pela relação entre o humano e o Divino!
 Ao nos preparar para o  Natal, estamos também nos preparando para a segunda vinda de Jesus, que pode acontecer a qualquer momento. Quem  faz da sua vida, um eterno Natal, está sempre preparado para o encontro com Jesus na sua segunda vinda!
O evangelho que a liturgia deste  domingo nos apresenta, pode nos parecer confuso, de difícil entendimento, mas o propósito do escritor sagrado, não é nos confundir e sim,  alimentar a nossa confiança no poder de Deus!
O texto chega até a nós, numa  linguagem apocalíptica, isto é, um vocabulário  simbólico,  exagerado nas imagens, destacando os fenômenos da natureza para  nos dizer que mesmo em meio a destruição, o amor prevalece, pois o amor sobrevive a tudo!
O gênero literário apocalíptico é uma forma misteriosa de falar a um povo sobre as realidades difíceis do tempo presente e não do que está por vir. “É uma linguagem simbólica que tem como propósito, animar as comunidades cristãs para a denúncia profética e a resistência a tudo aquilo que se  opõe ao projeto de Deus.”
É a força do testemunho das comunidades cristãs, que faz cair por terra as máscaras dos inimigos do projeto de Deus!
O texto não tem a  finalidade de nos alarmar sobre o final do mundo, e sim, de nos  convidar a levantar a cabeça e a  ficar de pé, mesmo em meio as tribulações, pois a nossa libertação está próxima, ou melhor, está em curso, pois Jesus, ao vencer a morte, já  nos resgatou do cativeiro, renovando assim, a aliança de amor que fora quebrada pelo pecado!
Se aprofundarmos um pouco mais  no texto, vamos perceber que  a sua mensagem principal  é de esperança! A nossa esperança deve  nascer do fato de que a vitória  do projeto de Deus está garantida, foi  concretizada através  de Jesus!  Porém, a certeza desta vitória, não pode  dispensar a nossa atitude de vigilância, que deve ser constante, pois não podemos correr o risco de sermos pegos de surpresa em atitudes contrárias a vontade de Deus, o que seria a nossa condenação.
 O desafio de quem busca a eternidade, é nunca desanimar e não se isolar. É  vivendo em comunidade, é partilhando a vida, buscando a conversão, que  encontraremos força e motivação  para enfrentar e superar toda e qualquer dificuldade!
O advento vem nos trazer a confiança de que  novos horizontes são possíveis de  serem atingidos quando  caminhamos na certeza de que Jesus  nasce e renasce a todo instante em nossos corações, Ele nasce,  a cada vez que o enxergamos na pessoa do nosso irmão!
O fim do homem, não é a destruição do mundo e sim, a destruição de si mesmo, ou seja a sua ruína, que é fruto das suas  escolhas erradas!
Que neste tempo de preparação para o Santo Natal,  o nosso coração esteja inundado do amor que liberta, que nos torna flexíveis, dóceis a ponto de nos transformar em sinal de vida, onde predomina os  sinais de morte!
Deixemo-nos tocar e nos envolver pelo advento do Senhor, redescobrindo a alegria, o sentido da fé e do viver segundo a vontade de Deus! 

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo no Facebook:

5 comentários:

  1. Muito bom a reflexão que Deus te elimine sempre

    ResponderExcluir
  2. Sempre leio suas reflexões...São bem claras e objetivas ..Deus te abençoe
    .

    ResponderExcluir
  3. SOU MINISTRO EXTRAORDINÁRIO DA SAGRADA COMUNHÃO, E TENHO ACOMPANHADO SUAS REFLEXÕES TEM ME AJUDADO BASTANTE NA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA . QUE O ESPIRITO SANTO DE SABEDORIA TE ILUMINE SEMPRE.

    ResponderExcluir
  4. SOU MINISTRO EXTRAORDINÁRIO DA SAGRADA COMUNHÃO, E TENHO ACOMPANHADO SUAS REFLEXÕES TEM ME AJUDADO BASTANTE NA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA . QUE O ESPIRITO SANTO DE SABEDORIA TE ILUMINE SEMPRE.

    ResponderExcluir