.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

-A VISITA DOS REIS MAGOS-José Salviano

SAGRADA FAMÍLIA


3 de Janeiro de 2016 – Ano C

Os três reis magos guiados pela estrela, chegaram até o Menino Jesus,  para adorá-lo e presenteá-lo. Como eles ficaram sabendo desse Menino prodígio? Como souberam que era o Filho de Deus, tudo isso foi pela graça e força do Espírito Santo, o qual reuniu esses três personagens de terras distantes, e os conduziram até a sagrada família, para nessa visita nos mostrar que o plano de salvação da humanidade preparado pelo próprio Deus não era um Plano elaborado especialmente para o povo judeu, como eles pensavam.
         Aqueles visitantes eram representantes dos três continentes até então conhecidos, (Europa, Ásia e África). A América Latina e a Oceania não aparecem neste episódio, porque esses dois continentes simplesmente ainda não tinham sido descobertos.
Eles eram provenientes de nações diferentes, e na verdade não eram reis, mas sim, estudantes de astrologia, e por tanto, sabiam sobre aquela estrela, que provavelmente ao que tudo indica, se tratava do Cometa de Halley que foi descoberto por Edmond Halley em 1696. Uma estrela brilhante que a cada 75-76 anos passa próximo a Terra, podendo ser visto por todos, salvo se não ajam nuvens que o encubram.
Ao fazer essa referencia ao Cometa, não estamos aqui negando o milagre da estrela guia, mas sim, pelo contrário, estamos reafirmando-o. Pois o que nos importa nessa reflexão, é entender que aqueles sábios de lugares distantes, foram guiados pela referida Estrela a qual os conduziram ao lugar onde se encontrava o Menino Jesus. 
Fato esse que foi ignorado pela maioria dos historiadores, o que levou a muitos incrédulos do mundo inteiro a também ignorar, ou a simplesmente acharem que isso não passou de mais uma invenção dos cristãos.  Mas nem por isso, a visita dos três magos deixou de ser um fato histórico, um milagre!
Não importa se foi o Cometa de Halley, ou se foi outra estrela qualquer que se desviou de sua rota, ou coisa parecida. O que nos importa é que os visitantes distantes foram conduzidos pelo poder de Deus, até o Menino Jesus.
 O Evangelho nos mostra a Sagrada Família reunida e unida pelo amor do Pai, recebendo a visita de três homens de significado muito importante.
E a nossa família como vai? Bem? Ou está indo aos trancos e barrancos, escapando das balas perdidas, dos constantes tiroteios, escapando da mídia que é a principal destruidora da família. 
Mas que família? Os jovens já não se casam mais, e sim, se juntam. E aquela brincadeira de engravidar por engravidar, já está apresentando as suas consequências. Ontem, (11/11/2015), a Band News mostrou que no Nordeste, especialmente em Pernambuco, estão nascendo crianças com a caixa craniana menor, e consequentemente também o cérebro é menor.  Meu Deus! Aonde que chegamos!
A gravidez é uma coisa sagrada que deve ser preparada com amor e muita responsabilidade! Não é assim... As meninas engravidam sem a menor responsabilidade, sem o devido preparo para conceber e para criar. Grávidas, elas continuam fazendo regime, ou se alimenta mal, ou se expõem a alguma radiação,  bebem cerveja, consomem drogas, e assim com o organismo debilitado, o resultado é esse que estamos vendo: A MICROENCEFALIA. A criança nasce com o cérebro pequeno, com o crânio menor que o normal. Também estão pesquisando para ver se o mosquito da dengue pode ser o causador dessa anomalia...
Isso é causado por agentes nocivos ingeridos pela gestante no primeiro trimestre de gestação, e que afeta diretamente o feto em seu período intrauterino.
A MICROENCEFALIA não tem tratamento. Talvez uma cirurgia nos primeiros meses de vida consiga descomprimir o cérebro. Nos demais casos, apenas controle e tratamento sintomático acompanhado de suporte e conselhos aos pais.
Que dureza. Não é mesmo? Eles pensavam em ter um filho, e o resto era só alegria! Mas a natureza disse NÃO! E o recém-nascido é micro encéfalo! E agora?
É, talvez isso assuste a juventude que está brincando de engravidar sem a menor responsabilidade, e esse puxão de orelha da mãe natureza talvez os leve a uma reflexão mais séria antes de pensar em engravidar. Antes as meninas brincavam de boneca. Agora, fazem as suas bonecas?
Minhas irmãs, meus irmãs. Nós temos o dever e a responsabilidade de denunciar essa tragédia social e moral! Não fiquem aí parados. Façam alguma coisa nesse sentido! Façam alguma coisa por esses jovens sem limites que não escutam os conselhos e apelos dos pais principalmente das mães, e seguem as orientações ou desorientações de outros jovens também desorientados. Foi por isso que Jesus disse: “Um cego não pode guiar outro cego. Pois os dois cairão no buraco”. E esse buraco agora tem nome: é MICROENCEFALIA! Os nossos jovens não ouvem os pais, mas ouvem os colegas que também estão sem saber o que fazer. VAMOS A LUTA! VAMOS FAZER ALGUMA COISA!
ENTÃO.  O QUE REALMENTE PODEMOS FAZER?
- Será que estamos nos importando com a família?
- A nossa paróquia está fazendo alguma coisa nesse sentido?
- A nossa comunidade está dando apoio às famílias separadas?
- De que forma podemos ir até os jovens filhos de pais separados?
- Temos algum tipo de assistência psicológica aos casais em crise de relacionamento?
- O que estamos fazendo pelos idosos abandonados pela família e que vivem na solidão?
- E as mães solteiras? Será que as ignoramos?
- O que estou fazendo para que minha família seja unida, seja católica, seja salva?
- Na minha paróquia já tem: Pastoral da família? Da adolescência, Dos jovens? E da terceira idade?
Boas perguntas. Parece muito bom pensarmos em tudo isso. Concorda? Ou sem corda?  Kkk.
Um bom domingo.


José Salviano.

Um comentário:

  1. Muito boa sua reflexão, como sempre!

    Deus o abençoe com muita saúde.
    Lourdes.

    ResponderExcluir