.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

A missão de Jesus, hoje é a nossa missão-Helena Serpa

24/01/2016 - III Domingo comum – 1ª. leitura – Neemias 8, 2-6.8-10 – “somos aptos a viver a nossa missão com alegria”
Quando compreendemos e mergulhamos na Sua mensagem a Palavra de Deus tem poder para nos transformar, nos edificar e animar. Somos tocados pela força do Espírito que tem poder para mudar as estruturas do nosso coração, arrancar as nossas raízes nos fazendo assumir uma nova mentalidade.  Por isso, também muitas vezes nos emocionamos, choramos arrependidos e somos chamados a assumir compromisso com o reino de Deus. A Palavra de Deus é motivadora, por essa razão, quando a lemos e a compreendemos, nunca ficamos parados e omissos, mas aptos a viver a nossa missão com alegria. Mais do que tudo precisamos compreender que a principal característica da Palavra Sagrada é a revelação do Amor de Deus, por isso, Ela é fonte de alegria e de esperança. A Palavra é a voz do próprio Deus que nos ensina, nos admoesta, nos exorta, nos perdoa e nos ajuda a abranger a profundidade do Seu amor! Quando nos acostumamos a meditar com a Palavra de Deus todos os dias, percebemos que a nossa vida se torna uma resposta e uma afirmação a tudo que Ela nos propõe. Por isso, não podemos ser tristes nem chorar por causa das dificuldades. “A alegria do Senhor é a nossa força”  e todo dia é para nós “um dia consagrado ao Senhor nosso Deus”. O Senhor nos manda ir para a nossa casa e comemorar o dia que Lhe é consagrado partilhando com aqueles que ainda não têm. Todo dia deve ser dia santo do Senhor na nossa vida, porque a Sua graça e justiça também se manifestam em nós, diariamente. Portanto, não percamos tempo em ser tristes e acabrunhados (as): a lei de Deus é o Amor e é Nela que nos amparamos.  A Palavra de Deus tem sido eficaz na sua vida? Você sente a alegria do Senhor?  – O que significa pra você um dia santo? – O que você costuma comemorar em dia santo? – Você partilha com alguém, o alimento, o tempo e a vida ou você tem usufruído sozinho (a) de tudo que você tem?
Salmo 18B – “Vossas palavras, Senhor, são espírito e vida!”
Salmodiar a lei e os preceitos do Senhor é cantar louvores com a alma. Reconhecer que o mandamento do Senhor é alegria ao coração é apossar-se dessa alegria para viver uma vida sábia. Todo o reconhecimento que a gente tem diante da grandeza do Senhor é fonte de onde jorram a esperança, a alegria e a paz. Portanto, cantemos ao Senhor com os nossos lábios e a voz da nossa alma e alegria permanecerá em nós.

2ª. Leitura 1 Coríntios 12, 12-30 – É o Espírito Santo quem dá a unidade da Igreja”
A igreja é o Corpo de Cristo e nós somos os membros deste Corpo. Portanto, temos a forma de Cristo e embora sejamos diferentes nos dons, no jeito de ser, no temperamento, formamos uma comum unidade.  Temos histórias diferentes, mas temos uma mesma origem: viemos do céu e aqui na terra continuamos sendo cidadãos do céu. Ninguém fica de fora do Corpo de Cristo, porque Jesus morreu por todos para formar um só povo em Seu Amor.    A unidade da Igreja é um referencial para que também possamos vive-la na nossa família, na nossa comunidade. É o Espírito Santo quem dá a unidade da Igreja!
Dependemos uns dos outros e nunca poderemos nos sentir autossuficientes dispensando a ajuda de quem quer que seja. Mesmo aquele membro que é mais humilde e desprovido há de ter vez e voz com a mesma importância dos outros. E, assim como nós zelamos pelo nosso corpo físico, cuidando dele e o exercitando para que esteja disposto e saudável, assim também nós devemos fazer uns com os outros.  Quando um membro do nosso corpo  está sofrendo, todo o nosso corpo se ressente e sofre. Às vezes estamos angustiados (as), pesarosos (as), tristes e não sabemos o porque! No entanto, devemos ter a consciência de que a nossa tristeza ocorre porque no mundo muitas pessoas estão sofrendo e o sofrimento do mundo se reflete em nós e nos angustia. Fomos batizados num só Espírito e Dele recebemos dons para nos ajudar mutuamente, contribuindo para um mundo mais justo. – Como você tem tratado dos membros do seu corpo físico? – Você tem feito o mesmo com os membros do Corpo de Cristo? – Qual é o seu lugar no Corpo de Cristo, que é a Igreja? -  Você dá importância a todas as pessoas com quem você convive?

Evangelho – Lucas 1, 1-4; 4,14-21 –“a missão de Jesus, hoje é a nossa missão”

Percebemos a dimensão da Missão Salvadora de Cristo e como todos os fatos têm coerência dentro do Projeto de Deus para a humanidade, quando mergulhamos na Palavra de Deus. Mesmo   para as coisas que, às vezes  não compreendemos, nós encontramos resposta. A Palavra de Deus, portanto, nos ajuda a descobrir qual o itinerário que Deus já designou para que vivamos ajustados à Sua vontade e abraçando a salvação de Jesus. Jesus Cristo é a figura central de toda a Escritura e os acontecimentos que antecederam à Sua vinda são sinais para a humanidade de que Ele veio para cumprir a promessa de salvação de Deus Pai. A Palavra nos dá o norte e nos coloca em consonância com a Missão de Jesus que hoje é também a nossa missão.  E foi analisando a Lei de Deus que Jesus também pôde compreender qual a missão que Lhe fora destinada. A força do Espírito impulsionava Jesus a reconhecer, abraçar e, até anunciar o seu ministério. No tempo preciso Ele entendeu que o Seu encargo seria o de levar a humanidade para Deus. Anunciar a boa nova aos pobres, proclamar a libertação aos cativos, recuperar a vista dos cegos e apregoar a misericórdia do Pai. Tudo isto Jesus cumpriu quando viveu aqui na terra e hoje continua cumprindo através de cada um de nós que entende que a sua missão é a mesma Dele. O Espírito Santo é quem nos dá a unção para, em Nome de Jesus, também curar, libertar, restaurar a visão e alardear a sua misericórdia.  - Você também tem buscado na Palavra o Caminho que Deus já traçou para sua vida? – Você se sente corresponsável com a Missão de Jesus? – Como você tem exercido essa missão? – Você tem encontrado ajuda do Espírito Santo? – Você tem procurado nas Escrituras também uma missão específica para você?


Nenhum comentário:

Postar um comentário