.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Comentários Prof.Fernando

Comentários Prof.Fernando*               
2ºdom do Tempo comum / após epifania 17 janeiro 2015
Uma festa de casamento
não mais serás chamada a desamparada,
nem tua terra, a abandonada;
 serás chamada: minha preferida;
e tua terra terá um esposo. (Isaías 62,4)
1)   Festa de casamento
·                    Em vez de desamparo e abandono, a promessa é de construção de uma vida juntos, é promessa de casamento. E com muita festa. Começando pela festa de casamento. O poema de Isaías trata disso. Da superação de situações do passado, para um novo modo de vida, na condição de casados. É mudança da água para o vinho, tema da narrativa de Caná na 3ª.leitura.
·                    A imagem do casamento não tem, entre nós hoje, a mesma força que para os ouvintes dos primeiros cristãos. No mundo antigo em geral, a mulher não era reconhecida a não ser quando protegida pelo marido, e era estimada mais pela capacidade de gerar filhos para o trabalho e renda da família do que por sua própria dignidade. Hoje casar não desperta o mesmo impacto simbólico como no tempo dos escritos bíblicos. Na bíblia a imagem do carinho e cuidado de Deus (o marido) pelo seu povo (a esposa) é comparação habitual. Em particular, a civilização de Israel carregava uma noção tão forte de proteção à mulher (pelo casamento) que a legislação dava enorme importância ao cuidado com as viúvas (bem como ao órfão e ao estrangeiro). A viúva perdeu a proteção (como órfãos e estrangeiros não tinham quem os criasse ou entendesse). Leia-se a passagem de hoje (1ªleitura) de Isaías que usa o sentido do desamparo e do casamento.
·                    Também Jesus de Nazaré – judeu que era, e profundamente fiel à Lei (não veio para jogar fora a Lei mas levá-la à perfeição) – tinha especial cuidado com as viúvas e com os mais desprezados e pobres. Em todo caso mesmo hoje ainda existe algum apreço pelo casamento, em que pese o fato de nem sempre haver festa ou rito religioso. Em que pese também a grande mudança nas leis civis de união e separação...

2)   Uma nova Criação
·                    Conhecemos o famoso Prólogo de João, um poema genial semelhante aos textos de filosofia antiga, onde conceitos, grávidos de sentidos, demandam ser desdobrados na sua interpretação: o Verbo, a Palavra, o Lógos, o Princípio, a Luz, a Vida. Outros termos, tipicamente bíblicos, se acrescentam: a luz e as trevas – o mundo, os seus, e o que era seu - a testemunha e o testemunho – nascer do sangue, da carne, da vontade do Homem e de Deus – possuir o poder de ser filho de Deus – a Glória, a Graça e a Verdade. E o Verbo se fez Carne, e armou sua própria barraca no meio de nosso acampamento.
·                    O texto começa com uma espécie de atualização do Gênesis: No princípio era o Verbo nos remete ao No princípio criou Deus os céus e a terra. Nos capítulos 1 e 2 do texto joanino, como sabemos João usa como roteiro literário a distribuição dos acontecimentos em “dias” da semana como no relato da Criação em Gênesis 1. Assim,  1,29 é o 2ºdia (29= No dia seguinte, João viu Jesus que vinha a ele e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo). Depois nos versos 35 e 43 registram-se o 3º e 4º dias (35=No dia seguinte, estava lá João outra vez com dois dos seus discípulos; 43=No dia seguinte, tinha Jesus a intenção de dirigir-se à Galiléia. Encontra Filipe e diz-lhe: Segue-me).
·                    “Três dias depois”, portanto, no fim da semana, surge o relato da festa de casamento em Caná, na Galiléia. É ao final desta (“repetição” da) semana da criação que Jesus faz seu Primeiro milagre. “Os simbolismos se amontam”, diz o comentarista (o biblista) Konings; e completa: “Abundância de vinho é um sinal dos tempos messiânicos (Am9,13¬15; Joel4,18-21). Este vinho novo é o último e o melhor” (cf. Mc 2,22), transformando a água das abluções judaicas”.
·                    Na primeira parte de seu evangelho João organizou seu texto em torno de 7 “Sinais”., O primeiro deles nesta festa em Caná. O casamento é a comparação de João para indicar: chegou o tempo das “núpcias do Cordeiro” (cf. Apocalipse19,9), a união de Deus com a humanidade.

3)   Água e vinho
·                    A água da Terra, junto com o ar (que também quer dizer sopro, o Espírito), conjugados ao calor (ou fogo) do sol e à própria terra, talvez seja o bem mais precioso dentre os “quatro elementos” tão bem conhecidos em todas as culturas, especialmente nas mitologias chinesa (oriente) e grega (ocidente). Mas é por causa da água se fazem guerras (a interminável tensão entre judeus e palestinos sobre a posse de territórios tem no controle da água um de seus fatores). Por causa da água perdida na exploração irracional dos recursos da Terra, grandes cidades ou estados (como São Paulo no Brasil e a Califórnia nos EE.UU, entre outros) correm o risco de colapso. A falta de água (ou seu excesso nos oceanos devido à extinção das geleiras do Ártico) tornou-se preocupação real em todo mundo, como recentemente se debateu no fórum internacional da Conferência de Paris realizada em dezembro de 2015.
·                    Nós somos a água. A imagem do primeiro milagre de Jesus de Nazaré indica a passagem para uma condição mais perfeita. Naquele tempo não havia consciência hodierna a respeito do desperdício ecológico. Água era apenas água: dom da natureza, sem ligação com medidas de economia ou correção do desperdício. Em Caná se afirma que a boa e velha água, simples e tão comum, pode ser ainda melhor, mudada no mais precioso dos vinhos do mundo como exclamou o Mestre de cerimônias em Caná: “é costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora”.
·                    Com todas as dificuldades (ecológicas, econômicas, políticas e sociais) que o mundo enfrenta atualmente (guerra e morte, migração e desemprego, poluição e doenças) parece que é mais fácil dessalinizar a água do mar do que transformar o ser humano. Parece que precisamos mudar, “da água para o vinho”, como se diz... Trata-se de modificar completamente culturalmente o modo de viver (antes que seja um “modo de morrer”). É preciso continuar a festa da vida, na alegria, dançando – todos – no mesmo baile, da Casa que (deveria ser) comum, compartilhando – todos – os bens da Terra. Sem fome e sem terrorismo. Sem armas e sem violência.
·                    Só mudando a mentalidade, para sermos capazes de reconhecer em nossa sociedade e em nossa Terra – como nos lembra a 2ª.leitura numa carta de Paulo – que há diversidade de dons, variedade de serviços e diversas também são as forças, mas um só o Espírito, um só Senhor, um mesmo Deus que age (dá energia) a tudo e a todos (cf. 1Coríntios 12,4-11). Realmente seria grande o proveito comum, continua Paulo, se aproveitássemos de uns e outros o bom de cada um: a sabedoria, o conhecimento, a fé, o dom de curar doenças, o dom de realizar milagres, de falar palavras divinas, o discernimento dos espíritos, a comunicação entre línguas: falando-as e traduzindo-as. Tudo isto vem do mesmo Espírito que espalha seus dons.
·                    Assim se muda a água em vinho.


ooooooooooooo ( * ) Prof. (Edu/Teo/Fil,1975-2012) fesomor2@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário