.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

...“ELE ME CONSAGROU COM A UNÇÃO PARA ANUNCIAR A BOA-NOVA AOS POBRES...” – Olívia Coutinho.

3º DOMINGO DO TEMPO COMUM

 Dia 24 de Janeiro de 2016
 
Evangelho de Lc 1,1-4;4,14-21
 
Neste terceiro domingo do tempo comum, somos agraciados com este belíssimo evangelho que é constituído por dois textos diferentes.
No primeiro texto, o evangelista Lucas, apresenta o início de sua obra, uma obra rica em detalhes, que tem como propósito, demonstrar a solidez e a credibilidade do fato histórico que marcou a história da humanidade: o surgimento de Jesus testemunhado por diversas  pessoas!  
O texto quer nos dizer, que depois  de um  estudo  minucioso e  de  se informar  cuidadosamente sobre a originalidade  dos acontecimentos,  Lucas iluminado pelo Espírito Santo, sente-se  impulsionado a escrever este fato histórico usando fontes escritas e verbais.
A intenção do escritor sagrado,  é relatar detalhadamente   a vida e o  ministério de Jesus, do seu  nascimento a  sua ascensão, apresentando-nos por tanto,  o caminho de Jesus como sendo o caminho  que trouxe o projeto de Deus para dentro da história humana.
A mensagem tem como destinatário, alguém, cujo nome é: “Teófilo”, que significa amigo de Deus. Podemos dizer então, que como amigos de Deus,  também nós, somos destinatários desta mensagem!
As palavras contidas neste texto, nos revelam a veracidade do testemunho dos evangelhos, assegurando-nos que eles não são fábulas, e sim, testemunho de fé daqueles que creram, que tiveram razões para crerem, e que  querem fazer com que outros  creiam, tendo razões para crerem.
O segundo texto, nos fala da palavra de Deus num contexto comunitário, quando Jesus dá o primeiro passo de seu ministério,  assumindo  publicamente o compromisso de trazer de volta ao convívio do Pai, a humanidade corrompida pelo pecado.
O episódio acontece numa sinagoga, precisamente em Nazaré, onde Jesus viveu grande parte de sua vida no anonimato. O relato nos diz, que ao  abrir as escrituras, Jesus encontra a passagem  onde o  Pai,  pela boca do  profeta Isaías, o declara preparado para dar inicio a sua missão: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a boa nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor”.
A partir de então, começa-se   a  desenvolver o projeto de Deus que  mudou a história da humanidade, com Jesus trazendo  a imagem de um Deus que é Pai e que nos ama incondicionalmente. E assim, o Antigo Testamento foi dando  lugar ao Novo, o Deus de amor, que se manifestou ao povo na simplicidade de uma criança, volta a se manifestar na  humildade do jovem de Nazaré  que se apresenta  com o firme propósito de assumir com veemência a árdua missão  que o Pai lhe confiara: Libertar o povo da escravidão do pecado!
Jesus estava ciente do caminho difícil que teria pela frente, mas a certeza de que o Espírito do Senhor estava sobre Ele, lhe dava a certeza do êxito da missão!
Ao longo de toda sua trajetória terrena, Jesus, em tudo que ia fazer, buscava  discernimento no  Pai,  por isto, Ele  sempre tinha: “a palavra certa, no momento certo, para a pessoa certa”.
Vemos no evangelho, que o povo, cheio de encantamento,  percebe a diferença entre os ensinamentos  de Jesus e os  ensinamentos dos líderes religiosos daquela  época, que falavam apenas o que ouviam dos outros, enquanto que Jesus falava com autoridade,  falava daquilo que conhecia, ou seja: o que Ele ouvia do Pai!
Hoje, todos nós, somos convidados a conhecer a verdade que liberta e  a viver esta verdade! Fundamentados na palavra de Deus, vamos poder falar com autoridade,  tornando-nos pela força do Espírito Santo,  fonte de libertação para o outro!
 Em sua missão, Jesus iniciou uma nova criação, hoje, Ele coloca  em nossas mãos, a responsabilidade de dar continuidade a essa  missão: devolvendo a vida e libertando os oprimidos.
Quando embebedamos desta fonte de vida que é Jesus, vamos a cada dia nos tornando não somente apreciadores de suas palavras, mas principalmente anunciadores desta palavra, com o nosso testemunho de vida.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário