.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

“FAZEI TUDO QUE ELE VOS DISSER”!- Olívia Coutinho


 
2º DO DOMINGO DO TEMPO  COMUM
 
Dia 17 de Janeiro de 2016
 
Evangelho Jo 2,1-11
 
Quase sempre, não temos paciência de esperar pelo tempo de Deus, na busca incessante do imediato, acabamos nos enveredando por caminhos incertos, nos embriagando com um vinho ruim que nos traz uma falsa alegria! E assim, vamos perdendo a oportunidade de experimentar o vinho  novo, o vinho da alegria, da aliança, do amor e da união entre todos! Jesus é  este vinho novo, quem bebe deste vinho, não  encontra sabor nos outros vinhos que nos são oferecidos por aí!
O evangelho que a liturgia deste domingo nos convida a refletir, narra um dos primeiros sinais realizado por Jesus, um sinal, que teve a significante participação da primeira pessoa a  beber do vinho novo: Maria!
Tudo acontece numa festa de casamento em Caná da Galileia, festa,  em que Jesus, sua Mãe e os discípulos estavam  presentes. 
 Certamente, Jesus e sua mãe, eram amigos íntimos da família, tão íntimos que Maria, sempre atenta aos detalhes,  percebe de imediato  a falta do vinho, um  indicativo de que os anfitriões daquela  festa eram pobres, do contrário não faltaria  vinho!
 A narrativa nos mostra um exemplo claro de solicitude maternal  de Maria, ela se  mostrou  sensível diante àquele fato que poderia tornar um escândalo para  aquela família!
Ao invés de levar o fato ao conhecimento do mestre - sala, Maria  vai direto a Jesus, ela sabia que Dele viria a solução!
Com esta atitude de Mãe que quer  proteger os seus filhos, Maria evita que os donos da festa passassem  por um vexame,  já, que, naquela época, o vinho  era considerado um símbolo da alegria, a bebida que não podia faltar numa festa!
O interessante, é que Maria não pede nada a Jesus, ela simplesmente apresenta a Ele, o fato: “Eles não tem mais vinho”! Com esta atitude, ela entrega o problema a Jesus na certeza  de que Ele agiria, de alguma forma, em favor dos donos da festa.
Foi uma plena afirmação da sua fé no poder do Filho, a sua confiança em Jesus era tão grande, que mesmo  antes de um parecer Dele, ela dirige aos serventes e diz: “Fazei tudo que Ele vos disser”. E o  milagre acontece: Jesus transforma a água em vinho!
O texto é rico em detalhes, sugestivo à reflexão porque envolve a missão de Jesus e a importante força de  interseção de Maria, que antecipa a hora de Jesus!
Maria não é simplesmente uma figura histórica e sim, um exemplo de Mulher atenta, atuante, solidária diante às necessidades do povo!  Como Mãe, ela é a nossa  intercessora  levando  a Jesus todas as nossas súplicas!
O homem foi criado para relacionar-se com Deus e esta relação amorosa  começou a partir do ventre sagrado de Maria, o ventre  que nos trouxe Jesus o único mediador entre o homem e Deus!
Somos eternos aprendizes de Maria, com ela  aprendemos a ser mais solidários,  a ter um olhar de misericórdia a  dar passos ao encontro de Jesus no encontro com os que sofrem!
Sigamos o exemplo de Maria, estando sempre atentos  às necessidades dos nossos irmãos, evitando que eles passem por dificuldades ainda maiores.
 
 FIQUE NA PAZ DE JESUS!- Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário