.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Jesus nos vê e nos chama-Helena Serpa

16/01/2016 -  sábado I semana comum  – 1 Samuel 9, 1-4.17-19;10,1 – “a escolha de um Rei para Israel”
Jovem e belo, Saul filho de um homem valente foi o escolhido de  Deus para ser o primeiro rei de Israel. Ele era da tribo de Benjamim a menor de todas. Samuel, profeta do Senhor, fora incumbido de encontrar e ungir um rei para Israel. Assim, por “acaso” e por causa de algumas jumentas que se perderam, ele  encontrou Saul.  Atento aos sinais Samuel logo percebeu quando o Senhor lhe disse: “Este é o homem de quem te falei. Ele reinará sobre o meu povo”. Samuel não relutou nem duvidou quanto às circunstâncias do encontro, mas sem demoras aproximou-se de Saul e prometeu-lhe “revelar tudo o que o Senhor já havia colocado no seu coração”.   Por meio do profeta, então, Deus revelou o que Ele mesmo já colocara no coração de Saul. É assim a metodologia que o Senhor usa para as Suas escolhas. Ele nunca nos pedirá algo que não tenha colocado no nosso coração, porque Ele mesmo nos dá o querer e a capacidade para que possamos realizar o que nos propõe. O Senhor sempre escolhe a pessoa apropriada, segundo o Seu pensamento, para tomar conta da Sua herança, que é o Seu povo. A unção de Deus confere ao homem a missão, a autoridade e a capacidade. Cabe a cada um de nós, quando formos escolhidos, usar de toda a potencialidade que Ele nos confere e cumprir com a nossa parte na missão. Dentro da nossa casa, na nossa família, na comunidade, no trabalho, na Igreja, no mundo, nós também somos escolhidos (as) para governar o povo de Deus aqui na terra, mesmo que não sejamos alguém muito preparado (a) intelectualmente, nem sejamos os “melhores”. Para isso, o Senhor nos unge com o óleo santo do Seu amor, nos concede o Espírito Santo e confia que nós também possamos livrar as pessoas que dependem de nós das mãos dos inimigos que estão ao seu redor. – Você percebe o chamado do Senhor no seu coração? – Você se sente escolhido (a) para tomar conta da herança de Deus aqui na terra? – Você acha que Deus confia na sua capacidade? – E você confia em que Ele pode capacitá-lo (a)? 

Salmo 20 – “Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra.”
O salmo expressa a gratidão dos escolhidos de Deus e a alegria que sentem aqueles que atendem ao chamado do Senhor. Todos nós temos gravado  no coração o desígnio para o qual fomos criados e viemos a este mundo. Somos preparados para a missão e recebemos do Senhor bênção generosa, vida longa, glória e esplendor que significam um estado de espírito de paz, de força, poder e luz.

Evangelho – Marcos 2, 13-17 – “ Jesus nos vê e nos chama”
Jesus não deixava passar nenhuma oportunidade para atrair todos àqueles que o Pai o havia entregado.  Por isso, quando viu Levi (Mateus) sentado no seu posto na coletoria de impostos, Ele o chamou sem nem mesmo se incomodar com o fato de que aquele homem fosse um aliado dos romanos, opressor do povo  judeu e, por isso, odiado por todos.  Sentindo a força salvadora de Jesus Levi atendeu imediatamente à sua convocação e seguiu a Jesus, levando-o depois para a sua casa. Ainda hoje Jesus Cristo quebra os esquemas sociais que dividem as pessoas e as chama a participar do Seu Banquete, sejam elas pobres, ricas, de qualquer língua, religião, raça, etc. O chamado de Jesus é universal Ele veio para convocar os pecadores a serem justos. Por isso, mesmo que sejamos os maiores pecadores, todos nós somos convocados a ajudar na transformação da sociedade assumindo a nossa parte e vivendo de acordo com os ensinamentos que Ele nos deixou.   Não podemos mais ficar parados (as) no posto da coletoria, fazendo as mesmas coisas, seguindo as ordens do mundo que explora e perverte, pois Jesus olha firmemente para nós e diz: “Segue-me”.  E sabe aonde ele pretende nos levar? Para a nossa casa! Assim como foi à casa de Mateus e comeu com os pecadores, seus amigos, Ele também se dispõe a entrar na nossa casa e quer salvar a nossa família, mesmo aqueles (as) a quem nós mesmos consideramos “perdidos”. Ele hoje quer entrar na nossa casa através do nosso testemunho de vida, da dos nossos gestos concretos de amor, das nossas obras de misericórdia, quando assumimos a Sua Palavra, vivenciando o perdão, a compreensão, a concórdia, a paz e a união.  – Você já conseguiu levantar-se do seu “posto” para seguir Jesus? – Ele já entrou na sua casa? – Você já O apresentou àquelas pessoas mais difíceis que convivem com você? – Você se considera pecador (a) ou justo (a)?


Nenhum comentário:

Postar um comentário