.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Maria está presente na festa da nossa vida-Helena Serpa


17/01/2016 - II Domingo do tempo comum – 1ª. leitura – Isaías 62, 1-5 – “um casamento feliz”
Usando a figura do esposo e da jovem desposada o profeta Isaías esclarece como é o nosso processo de conversão. A nossa caminhada de conversão se inicia com o acolhimento do plano de justiça e de salvação de Deus para nós. A justiça para nós é a santidade para a qual fomos criados e se revela em nós como um luzeiro iluminando as nossas ações; a salvação é a libertação do nosso ser total, corpo e alma, que, como uma tocha, acende em nós a esperança de uma vida melhor.  Não podemos mais nos sentir abandonados, (as) e solitários (as), pois o Senhor agradou-se de nós e veio nos desposar. Esta é a promessa de Deus para a nossa alma: um casamento feliz! Somos nós, hoje, a noiva, eleita, escolhida para fazer a alegria de Deus e testemunharmos no mundo a Sua justiça e a Sua glória. O sentimento de abandono que o pecado imputa na nossa alma e nos deixa como se estivéssemos numa terra deserta é substituído pela certeza de que somos amados (as) e preferidos (as) pelo noivo, pois Ele se agradou de nós e nos escolheu. Todos nós que nos deixamos desposar por Jesus nos inserimos nessa profecia. Somos a alegria do noivo! Ganhamos um nome novo, significativo, um nome que exprime realmente os sentimentos que existem em nossa alma: alegria, paz, júbilo, entusiasmo,  firmeza, bondade, mansidão, esperança e outros mais.   Você já se sente desposado (a) por Jesus? – Qual o nome que você dá a si mesmo (a), depois de ter sido desposado (a) por Ele? – Em que você mudou? – Qual é hoje o seu estado de espírito? – Jesus já marcou presença na sua vida? – Você admite que vive um processo de conversão?

Salmo 95 “Cantai ao Senhor Deus um canto novo, manifestai os seus prodígios entre os povos!”
Quando assumimos a salvação e a justiça de Deus nós também cantamos um canto novo, pois sentimos no nosso coração a alegria de pertencer a Ele tê-Lo como Rei. O canto novo se constitui na nova mentalidade, nova consciência, nova maneira de ser que assumimos a fim de louvar o Senhor, com a vida. O Senhor é Rei e a sua justiça e santidade é ressaltada pelo salmista que convoca toda família das nações a dar ao Senhor poder e glória. A própria criação anuncia a salvação que vem do Senhor, tudo o que os nossos olhos veem dá testemunho da Sua bondade e fidelidade. 

2ª. leitura – 1 Coríntios 12, 4-11 – “um mesmo Deus é quem realiza todas as coisas em todos.”   
Quando somos batizados a Santíssima Trindade manifesta todo o Seu amor para conosco nos concedendo a grande graça de sermos filhos e filhas de Deus, adotados por Jesus Cristo. Ao mesmo tempo em que recebemos a graça santificante que apaga a nossa culpa original, nos são outorgados também as dádivas do Espírito Santo, para nossa santificação e proveito comum.  A leitura nos esclarece que estes presentes são os dons, ministérios e atividades que o mesmo Espírito, o mesmo Senhor e o mesmo Deus, por meio de nós realizam para a edificação da Igreja e para a vida em comunidade.   Portanto, o Batismo nos confere o passaporte para ingressar  no Exército de Deus e realizarmos as obras que nos são destinadas. São Paulo explica que há diversidade de dons, de ministérios, e de atividades que são concedidos a cada um de nós. Isto significa, no entanto, que somos diferentes uns dos outros, mas o Espírito Santo dá a unidade às nossas diferenças e manifesta a Sua ação por meio de cada um nós como Lhe aprouver.  Todos nós somos presenteados (as) com os dons conforme a vontade e o Plano de Deus para nós.   O Espírito se manifesta como quer e por intermédio de quem Ele quiser. O Espírito Santo é o Autor e Maestro, precisamos apenas nos deixar conduzir por Ele porque é “um mesmo Deus quem realiza todas as coisas em todos.”  Assim, cada um de nós, manifesta um ou mais dons, com especialidade: seja palavra de sabedoria ou de ciência; a fé, a cura, milagres, profecia, discernimento de espíritos, orar e interpretar línguas e muitos outros dons que vão sendo descobertos em nós e que o Espírito sopra. Nunca deveríamos afirmar que não temos dons e, por essa razão não temos serventia, pois o Senhor conhece o nosso potencial e quer nos usar. Ele mesmo é quem nos capacita quando nos deixamos    exercitar. – Você tem descoberto os dons que o Espírito Santo já lhe presenteou? – Qual é o dom que é mais especial em você? – Você o tem usado? – Você tem feito isso para proveito comum? – Você já descobriu o seu ministério e qual a atividade que foi reservada para você?

Evangelho -  João 2, 1-11 – “Maria está presente na festa da nossa vida”
Foi numa festa de casamento e a pedido de Sua Mãe que Jesus manifestou pela primeira vez o Seu poder de fazer milagres. Ao perceber que o vinho havia acabado e já prevendo a frustração dos noivos e dos convidados Maria intercedeu junto do Seu Filho com determinação, dando provas da confiança que depositava Nele. A firmeza de Nossa Senhora diante da argumentação de Jesus de que não havia ainda chegado Sua hora é um detalhe muito importante para nosso crescimento como cristãos. Por isso, nunca deveríamos nos esquecer de que na festa da nossa vida, Maria está presente tanto nos momentos alegres como também naqueles de maiores dificuldades. A certeza disso é razão para que tenhamos esperança diante das nossas carências, porque a nossa vida também pode ser comparada com uma “festa” na qual celebramos a fraternidade e partilhamos experiências, necessidades, alegrias e sofrimentos.  Há dias em que nos falta o vinho da alegria, da paz, da saúde da sobrevivência financeira, porém, precisamos ter confiança de que Nossa Senhora, Mãe de Jesus, atenta a tudo, percebe as nossas dificuldades, escuta o nosso silêncio e vê a nossa angústia. Ela se antecipa e pede ao Seu Filho por nós, mas também recomenda: “fazei o que Ele vos disser”. Se seguirmos as suas instruções, com certeza, Jesus manifestará o Seu poder e transformará no vinho que está faltando, a água que Lhe apresentarmos. Como fez nas Bodas de Caná, Jesus também poderá fazer na nossa vida e transformar o pouco que temos em algo muito melhor. Jesus providencia o vinho melhor quando nos dá o Seu Espírito Santo, que nos plenifica, nos motiva e nos impele a prosseguir com confiança. Isto acontece também, quando pedimos a Sua intervenção e o Seu auxílio. O Espírito Santo é o vinho que dá alegria e esperança aos nossos corações, é Aquele que nos ensina a amar, a perdoar, a ser forte, a lutar, a prosseguir. O vinho do Amor  é o Espírito de Jesus. Por isso não nos cansemos de pedir: “Vem, ó Espírito  Santo!” O que está faltando na sua vida? – Qual é hoje o vinho que está faltando para a sua festa ser alegre? .- Você tem feito tudo o que Jesus lhe diz?  – Faça hoje uma oração invocando a presença do Espírito Santo através do pedido de Maria!


8 comentários:

  1. Helena Serpa; bela reflexão, que Deus te abençoe e te proteja com esta sabedoria que ele te proporciona.

    ResponderExcluir
  2. Helena Serpa; bela reflexão, que Deus te abençoe e te proteja com esta sabedoria que ele te proporciona.

    ResponderExcluir
  3. Helena Serpa; bela reflexão, que Deus te abençoe e te proteja com esta sabedoria que ele te proporciona.

    ResponderExcluir
  4. Helena Serpa; bela reflexão, que Deus te abençoe e te proteja com esta sabedoria que ele te proporciona.

    ResponderExcluir
  5. belo comentario que deus abemçoi sempre esse dom de anumciar a boa nova do senhor jesus salve maria


    ResponderExcluir
  6. belo comentario que deus abemçoi sempre esse dom de anumciar a boa nova do senhor jesus salve maria


    ResponderExcluir
  7. belo comentario que deus abemçoi sempre esse dom de anumciar a boa nova do senhor jesus salve maria


    ResponderExcluir
  8. Sra. Helena Serpa: os senhores e as senhoras desta Liturgia Comentada, nos favorecem diariamente com uma riqueza incomensurável não só de ciência biblica, bem como espiritual. Como sou leitor diário deste sito, e experimento a glória de Deus por intermédio de todos vocês,gostaria de saber, a você, Sra Helena, a forma de aquisição de todos os seus comentários ao longo dos anos liturgicos A, B e C). Se possível, responda-me pelo e-mail joaobsrios@outlook.com informando-me, inclusive o custo. Aguardo.

    ResponderExcluir