.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

O querer de Deus...-Helena Serpa

14/01/2016 – 5ª. Feira I semana comum  – 1ª. Leitura -  I Samuel  4, 1-11 - “A presença do Senhor nos tira da acomodação”
Comandados pelos filhos do sacerdote Eli, o povo de Israel se acomodava diante da presença da Arca da Aliança esperando que ela fosse tirá-los das mãos do inimigo. Comemoraram antes do tempo, fizeram um grande clamor festejando antecipadamente a vitória, no entanto, assim como os dois filhos de Eli, o povo não largou as más ações. Diante do barulho do louvor e dos gritos dos israelenses os filisteus se prepararam e venceram a batalha, Refletindo sobre a mensagem deste relato nós constatamos que  não nos adianta apenas dizer que confiamos em Deus, louvando e O adorando, se agimos contra a Sua vontade e continuamos instalados na mesmice. Precisamos dar passos de conversão para não continuarmos as mesmas pessoas. Deus não é mágico, nem milagreiro. Ele precisa da nossa adesão total. A guerra é espiritual e o inimigo nos ronda com toda força, armado até os dentes. É imperioso que estejamos atentos (as) à presença do Senhor,  porém, não nos basta que Ele esteja presente se continuarmos ausentes, cuidando de nós mesmos.  Não adianta também Deus estar conosco se nós não consentirmos que Ele aja em nós para nos modificar. Enquanto estivermos dando brecha ao inimigo, ele nos vencerá.  A derrota de Israel serve de lição para nós: somos povo de Deus, mas Ele conta com a nossa participação. - Como você tem  esperado de Deus? Você tem feito a sua parte? –Você tem dado passos de conversão? - Você perdoa?  Você acolhe? Você tolera? Onde está o seu coração? Você é apegado (a)?                                            


Salmo 43 – “Libertai-nos, Senhor pela vossa compaixão!”

O salmista expressa a agonia do homem que se sente abandonado por Deus por causa do pecado. Nestes momentos nós nos sentimos completamente humilhados e cheios de vergonha, no entanto, na verdade, é o momento em que o Senhor mais quer nos amparar. O pecado nos afasta da graça e faz com que nós nos sintamos nus diante de Deus, porém se confiarmos na Sua misericórdia e compaixão sentiremos novamente a paz e a alegria, sinais da Sua presença e do Seu amor.

Evangelho – Marcos 1, 40-45 – “O querer de Deus está condicionado à sinceridade do nosso coração ”.


Da mesma forma como agia no tempo em quem andava por aqui, Jesus também age hoje. Quando acreditando, pedimos e suplicamos abrindo a nossa boca e o nosso coração para manifestar a Ele os nossos desejos, Ele realiza. Dando prova de fé e humildade o leproso condicionou a sua cura ao querer de Jesus. Por isso, cheio de compaixão Ele confirmou a vontade de libertar aquele homem da sua enfermidade. O querer de Deus está condicionado à sinceridade do nosso coração, nosso anseio interior. Deus habita no nosso coração e sabe realmente qual é a nossa intenção e a nossa disposição. O Senhor sempre quer nos curar e, na hora certa, Ele age.   O leproso é o pecador que se aproxima de Jesus consciente do seu pecado, mas confiante na misericórdia do Pai. É assim que Jesus olha para cada um de nós que arrependido, se aproxima dele com confiança. Ele nos conhece, sabe dos nossos motivos e nos perdoa, porém nos alerta: “vai,  mostra-te ao sacerdote e oferece algo pela tua purificação” Somos curados, para amar e servir a Deus  segundo  adiante na nossa vida, fazendo o mesmo que Jesus: olhar com compaixão e bondade para aqueles que também precisam de cura. – Você pede a vontade de Deus ou se limita a pedir só o que acha que lhe convém?  - Você tem recebido graças de Deus. Isto fez com que você olhasse melhor para as outras pessoas? - Existe algum “leproso” que precisa do seu olhar de compaixão? Pergunte a Jesus o que você poderá fazer por ele!

Um comentário: