.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

SOLENIDADE DO BATISMO DO SENHOR!- Olívia Coutinho

 
DOMINGO – DIA  10 DE JANEIRO  DE  2016
 
Evangelho de Lc3,15-16.21-22
 
Neste domingo, depois de celebrarmos a Epifania do Senhor, somos agraciados com a solenidade do Batismo de Jesus, festa que marca a passagem  do tempo Natalino para o Tempo Comum, sinalizando o início do ministério de Jesus, quando Ele sai da sua vida oculta e entra para a vida pública!
O ponto forte da liturgia desta solenidade é a declaração de amor e confiança que o Pai transmite ao Filho no momento decisivo de sua vida!
O evangelho de hoje, nos coloca às margens do rio Jordão, precisamente, onde Jesus se  misturou  aos  pecadores para também receber o Batismo de  João. O texto começa  falando da expectativa do povo quanto a vinda do Messias! O povo sofrido, não suportava mais o peso da dominação,  por isto, a vinda do Messias era aguardada com ansiedade!
Muitos, num anseio por dias melhores, chegavam a si perguntarem, se João não seria o  Messias!  Porém João,  jamais  aproveitou-se disso, ele  era taxativo em dizer que ele não era o Messias,  não era sua pretensão  atrair pessoas   para si e sim,  para o Messias que haveria de chegar.
Ao dar testemunho  de Jesus, João fazia questão de enfatizar a sua pequenez  diante a grandeza do Messias : “eu não sou digno de desamarrar as suas sandálias.”
Vendo Jesus aproximar dele  para receber o batismo, João se surpreende,  a  princípio, ele  recusa a batizá-Lo dizendo: “Eu preciso ser Batizado por ti, e tu vens a mim?”( Mt3,13-14).  Mas os argumentos de Jesus convencem João e o  Batismo de conversão acontece, mesmo não sendo necessário, já que Jesus não  tinha pecados.
Ao entrar na fila para receber o  Batismo de João,  Jesus  assume publicamente  a nossa humanidade, estabelecendo desde já, um vínculo de proximidade com os pecadores  ao solidarizar-se  com eles!
 Com este gesto de total humildade, Jesus experimenta a fragilidade humana, deixando claro que Ele, na sua trajetória terrena,  não faria uso de suas prerrogativas divinas! 
No ato do seu Batismo, Jesus se revela totalmente  humano, Ele “desce”  até a  fragilidade humana, já conosco, acontece o inverso: no nosso Batismo,  “subimos” para nos aproximar do Divino!
No batismo de Jesus, acontece a manifestação da Trindade Divina: O Pai faz uma declaração ao Filho e o Espírito se manifesta Nele de forma  visível, em forma de pomba, o que retrata claramente a harmonia  entre as três pessoas da  Trindade Santa: Pai, Filho, Espírito Santo!
Ao sair das águas do rio Jordão, Jesus, ungido pelo Espírito do Senhor que o apresentou à humanidade, dá início ao Seu ministério! Como  o nosso redentor, Ele veio  transformar o  nosso presente  e  garantir o nosso futuro!
Passando pelas águas do Batismo, Jesus  abre  para a humanidade um caminho novo, por meio Dele, as portas do céu se abriram!
Assim como Jesus, que no momento do seu batismo, recebeu do Pai uma declaração de  amor e confiança que o encorajou  para dar início a sua missão, nós também, abastecidos pela força do Espírito Santo que recebemos no nosso batismo, adquirimos coragem para realizarmos  grandes coisas com pequenos gestos! 
O batismo de Jesus, é ampliado na vida de cada um de nós, é um chamado a vivencia da fé, a assumirmos  o compromisso de servidores e simultaneamente herdeiros do Reino!
É importante  termos  um entendimento melhor da dimensão do nosso Batismo. O Batismo não deve ser visto como  tradição, como bênção para que uma criança tenha mais saúde, ou para o perdão dos pecados,  o Batismo,  é compromisso, ele  nos insere em Cristo, torna-nos participantes da sua vida!
 Quando criança, nossos pais e padrinhos assumem este compromisso, nos orientando  no  campo da fé, quando crescemos, a responsabilidade é transferida  para nós!
Como Batizados,  somos inseridos na família Divina, convocados a darmos  testemunho de Jesus em qualquer circunstancia.
Batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo,  haveremos de  ver repetir no coração da Igreja  a mesma manifestação de Deus como  no Batismo de Jesus: “ Este é o meu filho (a) amado!”     
Ser Batizado, é  ser como Jesus: pessoas para outras pessoas!

Celebrar a solenidade do Batismo de Jesus é  fazer memória do nosso Batismo! Você guardou a data do seu Batismo? 

 

FIQUE NA PAZ DE JESUS!- Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário