.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Com a Palavra na mão e no coração-Helena Serpa


04/02/2016 - 5ª. feira IV semana comum – 1 Reis 2, 1-4.10-12 – “O caminho para uma vida bem sucedida está na vivência da Palavra de Deus”
Na hora da sua morte, Davi nos dá sábios ensinamentos ao aconselhar o seu filho Salomão.  Ao contrário de como geralmente acontece com alguns pais no mundo de hoje, que depositam a sua preocupação e o zelo na sobrevivência dos filhos, no sucesso financeiro, na profissão e carreira, Davi confiou nas promessas do Senhor de um repouso tranquilo e uma descendência estável, simplesmente, recomendou a Salomão que andasse nos caminhos de Deus e fosse fiel aos Seus ensinamentos. “Sê corajoso e porta-te como um homem. Observa os preceitos do Senhor, teu Deus andando em seus caminhos, observando seus estatutos, seu mandamentos, seus preceitos e seus ensinamentos, como estão escritos.....E assim serás bem sucedido...”  Eis aí o mapa da mina! Quando Davi diz a Salomão, “ corajoso” e o exorta a seguir os preceitos do Senhor, com certeza, ele lhe dá a Palavra de Deus como mapa a ser seguido. A Palavra de Deus é a herança maior que os pais podem deixar para os seus filhos. Ela é a certeza da vitória, a fonte para uma vida feliz, equilibrada e frutuosa. Viver segundo a Palavra é realizar as promessas de Deus que já estão firmadas no nosso coração e ver realizassem os nossos sonhos de felicidade, prosperidade e abundância. O caminho para uma vida bem sucedida está na vivência da Palavra de Deus. Seguindo os Seus ensinamentos nós podemos trabalhar e progredir e dar exemplos para que nossos filhos também o façam.  Deus não nos faz promessa de vida mansa e sem problemas, no entanto, nos dá sabedoria para que enfrentemos os desafios próprios da nossa existência e armas para o combate da vida a fim de que no final, possamos também ter um repouso tranquilo. – Você se preocupa com o seu futuro e dos seus dependentes? – O que você tem aconselhado àquelas pessoas de quem você é responsável? – O que você acha dos conselhos de Davi para Salomão? – Você também tem os preceitos do Senhor como herança?  - Você acredita que as promessas que Deus fez a Davi também são para você e sua descendência?

Salmo – 1 Crônicas 29 – “Dominais todos os povos, ó Senhor!”
Grande verdade a ser absorvida por todos nós: ao Senhor pertencem a grandeza e o poder e Dele é que vêm  toda a glória e riqueza. Se pensássemos mais nisso, e tivéssemos em mente que nós fomos criados para amar, louvar e servir a Deus, com certeza, nós colocaríamos Nele toda a nossa confiança e assim, o nosso trabalho e a nossa luta teriam um sentido muito maior. Ao mesmo tempo em que Ele é o Senhor de todo o Universo é também o nosso Pai cheio de amor e misericórdia que nos promete uma herança eterna.

Evangelho Marcos 6, 7-13 – “com a Palavra na mão e no coração ”
Quando Jesus enviou Seus discípulos, dois a dois, pelo mundo a fora para anunciar a Sua paz e o Seu reino de amor, deu-lhes poder sobre os espíritos impuros e “recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado”. Falou-lhes ainda, “nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura”, mas acrescentou “que andassem de sandálias e não levassem duas túnicas”. No percurso da nossa vida aqui na terra, as instruções que Jesus deu a Seus discípulos nos são imprescindíveis e servem de orientação para alcançarmos os nossos objetivos de acordo com a vontade de Deus.  Jesus nos alerta que algumas coisas nos são necessárias, outras, são supérfluas. O cajado é a Sua Palavra posta em nossas mãos e acolhida no nosso coração. É Ela quem nos dá perseverança e nos sustenta, orienta os nossos passos e nos faz ir por caminho seguro. O pão, a sacola e o dinheiro são as nossas preocupações, apreensões e inquietações com a nossa sobrevivência, o nosso bem estar, cuidados que mantemos, como o alimento, vestimenta e necessidades do dia a dia. Jesus, no entanto, nos recomenda a usar “sandálias” para que os nossos pés não se machuquem com a dureza da estrada. Significa a vida de oração na intimidade do Espírito Santo que nos dá respaldo e firmeza para caminhar sem machucar os nossos pés e nos motiva a dar passos e a sairmos do lugar para enfrentar a vida. Finalmente, Jesus nos diz para não levarmos “duas túnicas”, que compreende aquilo mantemos como reserva para quando nos faltar o principal. Todas estas recomendações nos levam à consciência de que a confiança na Providência do Pai é a melhor poupança que podemos nutrir em nós mesmos. Jesus veio instaurar no mundo uma nova maneira de ser e de viver, no amor e na fraternidade sem dependência das coisas materiais que nos escravizam. Por isto, Ele nos ensina a caminhar em unidade com os irmãos, nunca seguindo sozinhos (as) e a nos desapossar de coisas que não são as essenciais para a nossa trajetória.  Somos enviados (as) a caminhar aqui na terra tendo o nosso próximo como companheiro com a consciência de que não podemos viver isolados como uma ilha.    Dessa forma, nós temos poder até sobre os espíritos impuros, pois a capacidade de Deus habita em nós. Não precisamos também ficar mudando de lugar a todo instante.  Jesus nos recomenda para que tenhamos perseverança. Ele não nos envia para longe, Ele quer nos ensinar essa nova mentalidade a partir dos nossos relacionamentos familiares.  – Como você tem feito a  caminhada da sua vida?  - Você tem se preocupado em levar, pão, sacola, dinheiro, duas túnicas? – A oração tem sido sandália para os seus pés? Em qual cajado você tem se apoiado? – Você acha que precisa de muitas coisas viver e dar testemunho de Jesus?  – Quais as armas que você está usando para conquistar a sua família? – Qual a impressão que você está deixando dentro da sua casa em relação à influência do Evangelho na sua vida   


Um comentário: