.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Águas mais profunda-Helena Serpa

07/02/2016 - V Domingo do tempo  comum -  1ª. leitura – Isaías 6, 1-8 – “Aqui estou! Envia-me!
A Palavra de Deus nos motiva a colocarmo-nos como protagonistas da história da salvação e nos inserir no contexto apresentado pelo Autor Sagrado. Por isso, podemos refletir que o profeta Isaías descreve a nossa condição humana diante da realeza divina e retrata como Deus se manifesta a nós, mostrando-nos a Sua glória e purificando-nos para podermos realizar uma missão. Deus tem um propósito para nós e nos envia para dar ao mundo testemunho dos Seus desígnios e do que Ele realiza na nossa vida. Ele nos chama, nos toca, nos purifica e nos perdoa a fim de que sejamos também profetas. Embora sejamos pecadores e imperfeitos, pelo poder de Deus percebemos a glória dos céus quando somos convocados (as) por Ele. Diante da majestade de Deus nós também somos apenas homens e mulheres de lábios impuros, no entanto, Ele nos envia os “seus anjos” e nos convoca para que possamos com eles exclamar: “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos”!  É assim que a glória do céu inunda a terra!  A brasa do Senhor é a Sua Palavra que toca os nossos lábios, nos purifica e apaga os nossos pecados. Quando somos convocados por Deus para sermos profetas nunca devemos nos preocupar com a nossa limitação humana, porque todo o poder, toda a honra e toda a glória vêm do alto. A nós só nos compete dizer como Isaías: “Aqui estou! Envia-me!  - Você também reconhece que é apenas um homem, uma mulher de lábios impuros? – Você acredita que, por seu intermédio, o Senhor pode curar e libertar multidões? – Você, como o profeta já se ofereceu para ser enviado (a) ? - A glória do Senhor tem se manifestado através de você no mundo?

Salmo 137 – “ Vou cantar-vos ante os anjos, ó Senhor, e ante o vosso templo vou prostrar-me1”
O testemunho de gratidão e de louvor que apresentamos ao mundo dá a ele provas da glória de Deus. A glória do Senhor é grandiosa e se manifesta através do louvor dos nossos lábios.   Enquanto estamos aqui na terra somos uma obra inacabada, precisamos do auxílio do céu e aqui mesmo podemos cantar para louvar e suplicar a Deus a Sua sabedoria na nossa vida

2ª. Leitura – 1 Cor 15, 1-11 – “a força e o poder de Deus se manifestam na nossa vida”

“É pela graça de Deus que eu sou o que sou”. “Sua graça para comigo não foi estéril” ! Estas palavras de São Paulo  nos motivam a enfrentar  os sucessos e os fracassos da nossa vida e assim e a anunciar a vitória de Jesus. Apesar da nossa fraqueza, pela graça de Deus nós podemos dar testemunho ao mundo da sua glória.  É a graça de Deus quem nos sustenta, mesmo que sejamos os mais miseráveis dos pecadores. São Paulo entendeu isso e reconheceu a grande dádiva do Senhor na sua vida quando o distinguiu para ser apóstolo, apesar de ter sido perseguidor da Igreja de Cristo. Quando nos apossamos com convicção do mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, nós começamos a perceber a ação da Sua graça e então entendemos que movidos por ela nós crescemos em alegria e damos frutos abundantes. A graça do Senhor nos tira da esterilidade e nos motiva a grandes feitos e realizações. Anunciar Jesus é a nossa missão e fazemos isto quando damos testemunho das coisas lindas que existem no céu, e antecipadamente acontecem conosco aqui na terra. Assim fazendo, despertamos nas pessoas o desejo de também conhecerem a força e o poder de Deus que se manifestam na nossa vida.   – Você tem plena convicção de que a graça de Deus o (a) sustenta? – Quais os frutos que você tem produzido pela graça de Deus na sua vida? – Jesus Cristo está vivo em você? – Você dado testemunho ao mundo, disso?

Evangelho – Lucas 5, 1-11 – “ águas mais profundas”


“Avança para águas mais profundas, e  lançai vossas redes para a pesca.”  A nossa experiência pessoal com a Palavra de Jesus Cristo faz toda a diferença na maneira como devemos enfrentar os momentos de desânimo. Aqui vimos que o milagre aconteceu porque Simão Pedro foi obediente às palavras de Jesus ao responder: “mas em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”.  Que isto nos sirva de exemplo, pois na maioria das vezes perdemos o nosso precioso tempo e não damos atenção às ordens de Jesus.  Não seguimos a Sua orientação e continuamos as mesmas pessoas, cheias de mazelas, de ressentimento, de medo, inseguras, raivosas, impacientes e infelizes e nada do que fazemos produz efeito.    As recomendações do Evangelho, hoje,  são para nós um convite  para que deixemos de navegar apenas superficialmente na vida espiritual e mergulhemos mais em busca das riquezas que existem dentro de nós.  As águas profundas são o Espírito Santo de Deus. É lá dentro do nosso coração, no mais profundo do nosso ser que estão depositadas as riquezas que o Espírito Santo nos faz enxergar: a verdade, os pensamentos, as sugestões, as ideias de Deus e o Seus desígnios para nós. Na medida em que experimentamos a ação do Espírito Santo em nós, a graça de Deus vai se revelando e percebemos o juízo certo para atuar na pescaria do nosso dia a dia. Assim, vamos também provando da Sua providência, da Sua assistência, da Sua orientação e, por isso nos tornamos mais conscientes da nossa missão. Quando caminhamos perto de Jesus percebemos o momento em que será preciso avançar para águas mais profundas, isto é, assumir compromisso e responsabilidade com o próximo, dentro da nossa casa, na nossa comunidade, na Igreja e no mundo. Deus nos sustenta e nos ampara a cada dia para que possamos trabalhar com confiança nas obras que Ele nos entrega para realizar. “Não tenhas medo”, diz o Senhor, e, em atenção à Sua Palavra nós lançamos as redes para a pesca na certeza de que ela será milagrosa apesar das evidências contrárias.  Você é obediente à Palavra de Jesus? -  Você tem mergulhado nas águas do Espírito Santo? - Qual será o mar em que o Senhor lhe manda avançar para águas mais profundas: na sua casa ou na sua comunidade? – Você já teve alguma experiência da providência de Jesus na sua vida?

Um comentário:

  1. Ola Helena, Obrigada pela graça de poder ouvir a voz de Deus através das suas palavras.. Deus continue iluminando sua vida...

    ResponderExcluir