.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Comentários Prof.Fernando

Comentários Prof.Fernando*                               No escuro, a saudade da Luz
[ 2 ºdom. Quaresma (=preparação p/Páscoa)]                  21 de fevereiro 2015

Faz escuro mas eu canto,/ porque a manhã vai chegar.
Vem ver comigo, companheiro,/ a cor do mundo mudar.
Vale a pena não dormir para esperar/ a cor do mundo mudar.
Já é madrugada,/ vem o sol, quero alegria,/ que é para esquecer o que eu sofria.
Quem sofre fica acordado/ defendendo o coração.
Vamos juntos, multidão,/ trabalhar pela alegria,/ amanhã é um novo dia (Thiago de Mello)

1.              Abrão também era um emigrante sírio sem rumo
·          Abrão, considerado ancestral das tribos que foram formando o povo bíblico, veio da terra de Aram, na Síria, na esperança de receber a terra que seu Deus lhe prometera. O cap. 26 do livro Deuteronômio, da Toráh hebraica, começa com a oração de agradecimento com a qual cada um devia declarar a Confissão de fé daquele povo: Deus tinha dado a liberdade aos seus pais e a Terra Prometida que produzia leite e mel. “Meu pai era um arameu prestes a perecer, e desceu ao Egito (...) mas os egípcios nos maltrataram e humilharam impondo-nos dura escravidão.(...) o Senhor nos tirou do Egito com mão forte (...) nos trouxe até aqui, nos deu esta terra, terra que mana leite e mel.
·          Abrão, o migrante, (cf. texto de hoje, Gênesis15,5-12e17-18 – No Lecionário Comum a indicação é para ler desde o verso 1até 12), agora está frente a frente com o seu Deus e precisa confiar nele. Como todo ser humano ele passará pela escuridão da noite, pela angústias que só o sono esquece e pelo sono e pela escuridão. Ele mergulha num sono misterioso que lembra aquele torpor de Adão antes de receber Eva. A fé não é sempre tranquila e sem dúvidas. Seja porque havia dúvidas em seu coração, seja porque estava acabrunhado pelo peso de uma grande manifestação divina: parece que nesses momentos as faculdades humanas ficam suspensas (J.Fournier).

2.              O rumo indicado aos amigos
·          O texto sobre a Transfiguração de Jesus (evangelho lido hoje: Lucas9,28-36) refere situação semelhante. Os três amigos mais próximos do Mestre (Pedro e os dois irmãos Tiago e João) caem de sono quando a “Glória” de Deus (experiência muito forte para eles) expõe o rosto transfigurado de Jesus de Nazaré. Na verdade eles só verão a Gloria do Filho de Deus mais tarde, quando forem “despertados”, Isto é, quando passarem a participar da experiência da Ressurreição do seu Mestre. Os 3 amigos, diz Lucas, também ficaram no escuro e ficaram apavorados. O texto da carta de Paulo aos filipenses (cf. 3,17ss) lembrará que também nossos corpos mortais verão a “Glória” à imagem de seu corpo glorioso (ressuscitado). Na experiência da oração com o Mestre, os 3 amigos veem Moisés e Elias (a Lei e os Profetas) conversando com Jesus  sobre seu “êxodo”, como diz Lucas no texto, quer dizer, sua passagem de volta para o Pai isto é, pela morte.
·          A maioria das pregações - principalmente na divulgação televisiva chamada de “evangelização” - gosta de Glória, Visões e Milagres sensacionais. Esqueceram de falar, com Moisés e Elias, sobre o sofrimento na vida humana. A mensagem da Transfiguração não escamoteia a morte. Mas não a entende como ponto final. É o “êxodo” ou passagem para a plenitude posterior (conhecida pelo termo “ressurreição”). Mas a transfiguração também não esconde que a tarefa proposta pelo anúncio da Boa Nova não é ficar na montanha. É preciso descer para a Cidade. A Campanha da Fraternidade 2016 – que é neste ano Ecumênica e contga assim com a participação de várias Igrejas cristãs – propõe reflexões e ações concretas para salvar o que podemos no Meio Ambiente. A terrível presença do Zica vírus traz mais um alerta para a importância do saneamento para a saúde da Cidade humana.
·          Pedro, na narrativa, é porta-voz da ilusão: quer o Reino de seu Mestre mas sem sem cruz e sem ressurreição: “Seria bom ficar aqui, dentro das tendas (igrejas? insinua o teólogo D.Dasílio), acompanhados da Bíblia - Moisés e Elias”. No entanto é mais forte uma Voz que indica: Este é o meu filho querido, escutem o que ele diz. Qualquer escolha de rumo baseia-se na Transfiguração. Sabendo qual é a Luz a ser contemplada haverá forças para enfrentar o contexto de violência, de guerras, de crimes organizados (ou os legalizados por legisladores corruptos). Quem fez a experiência da Confiança e da Esperança (na vida, na oração, no encontro com outros humanos ou em situaços) da Confiança, tem o mapa do caminho que passa entre as dores deste mundo na certeza da Ressurreição. Transfiguração, diz Derval Dasílio, é um meteoro, uma luz atravessando a escuridão dos tempos anunciando um novo significado para a vida e a morte!
·          Os textos de hoje nos preparam para a Páscoa (passagem, êxodo, morte e Vida):
1)   Gênesis 15,1ss: Não tenha medo, eu te protegerei
2)   Salmo (26)27 : O Senhor é a minha luz, a quem temerei?
3)   Filipenses 3,17ss: Cristo transformará o nosso corpo abatido
4)   Lucas 9,28-36 – Moisés e Elias conversavam sobre o “êxodo” ou a partida dele desta vida, que havia de se cumprir em Jerusalém.


ooooooooooooo ( * ) Prof. (Edu/Teo/Fil,1975-2012) fesomor2@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário