.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

O Senhor é o meu rochedo-Alexandre Soledade

5 de Fevereiro- Sexta - Evangelho - Mc 6,14-29

Bom dia!
Esse evangelho é um dos mais vistos durante o ano. Pelo menos três vezes ele é inserido na liturgia semanal e cada vez que o leio, alguma coisa diferente me salta aos olhos, algo além do direcionamento da exegênese aplicada a esse profundo texto.
Sim, João Batista morreu por denunciar a verdade. Apresentava a todos que deveriam mudar seu comportamento. Poderosos o temiam, os simples o admiravam. Era um homem santo e profundamente focado na sua missão. Isso nós já conhecemos, mas foi uma sequência de palavras que hoje me chamam a atenção: “(…) Pois tinha sido Herodes mesmo quem havia mandado prender João, AMARRAR AS SUAS MÃOS E JOGÁ-LO NA CADEIA”.
Quantas vezes, no trabalho, na igreja, em um grupo de estudo (…), também fomos amarrados e jogados num canto? Quando estamos repletos de energia, ideias, propostas ai vem alguém, às vezes por inveja, ou má compreensão, ou por não sabermos nos expressar ou esperar, tomamos um chá de cadeira? Mas mesmo na cadeia, João Batista ainda incomodava sem nada dizer.
Tenho irmãos que vivem e outros tantos que já assim viveram. Indivíduos que nada fizeram além de querer viver honestamente e nunca, pois foram reconhecidas; irmãos e irmãs que trabalhavam enquanto outras nada faziam e, no momento oportuno, foram também exiladas, afastadas, descredenciadas.
Quem já passou por isso sabe, como o próprio João, ainda que amarrados, incomodamos e incomodaremos!
Um conforto: Se João azucrinava sem fazer milagres ou desafiá-los publicamente, imaginemos o quanto Jesus devia ser visto e “adorado” pelos mestres da Lei? Consegue imaginar o quanto crescia naqueles corações o ódio ao ponto de declarar que o Senhor deveria perecer numa Cruz, a pior morte possível na época?
Os Evangelhos dessa semana, mesmo o da apresentação do Senhor, nos trazem uma ideia concreta que mesmos abatidos, em Deus seremos fortes; que mesmo que tudo se oponha ou derrotas a nós forem impostas, sairemos no fim, vitoriosos. O que esta nos faltando é, como uma irmã de grupo de oração afirma há mais de 15 anos, “tomar posse e acreditar”.
João nada mais falava na prisão, mas o silêncio da sua fé e a consciência que já havia realizado sua tarefa o fazia um vencedor mesmo no mais profundo dos calabouços. Quantos colegas idealizaram projetos de uma vida inteira e veio alguém e os jogou no lixo ou se declarou como seu criador? Quantos viram sua vida ir embora nas ultimas cheias em São Paulo? Móveis, carros, casas, sonhos foram, mas a fé na reconstrução permanece.
Talvez, na verdade, o evangelho do semeador, lido e apreciado na semana passada, nos diga se fosse novamente lido hoje pelos servos: “SEMEIE, MESMO QUE OUTRO QUE COLHA”! DEUS VÊ!
Esta semana, a canção do padre Fábio de Melo “viver pra mim é Cristo” embalou muito nossos comentários e como não trazê-la de volta em um verso próximo ao final desta música, que assim diz:
“(…) SE CALAREM o som da MINHA VOZ; Em silêncio ESTAREI A ORAR. Se numa prisão me colocar, Eu VOU TE ADORAR… Se minha família me trair, Eu vou sonhar com Deus; Viver seus planos isso é parte, De uma carreira de cristãos”
Esse comentário é lido por cerca de 150 pessoas por dia, 3700 por mês. Muitos dizem que o reenviam por email para suas listas. Se imaginássemos que cada um o faz para 10 outros amigos que precisam ouvir uma palavra amiga, teremos mais de 37 mil pessoas partilhando de uma mesma corrente. É incrível imaginar isso, um terminal de computador estar ligado há outros tantos, que desejam a mesma coisa – FICAR DE PÉ!
Nunca pense que te calaram ou te desvalorizaram… É difícil lidar com a inveja inerente a nós seres humanos. Tenho a impressão que Davi caiu tantas vezes, mas a cada nova e corajosa tentativa de permanecer de pé, saiu um salmo que nos conforta e nos alegra.
“(…) 3 O Senhor é o meu rochedo, minha fortaleza e meu libertador. Meu Deus é a minha rocha, onde encontro o meu refúgio, meu escudo, força de minha salvação e minha cidadela. 4 Invoco o Senhor, digno de todo louvor, e fico livre dos meus inimigos. 5 Circundavam-me os vagalhões da morte, torrentes devastadoras me atemorizavam, 6 enlaçavam-se as cadeias da habitação dos mortos, a própria morte me prendia em suas redes. 7 Na minha angústia, invoquei o Senhor, gritei para meu Deus: do seu templo ele ouviu a minha voz, e o meu clamor em sua presença chegou aos seus ouvidos. “. (Salmo 17, 3-7)

Um imenso abraço fraterno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário