.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

-PESCA MILAGROSA-José Slaviano

5º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano  C

7 de Fevereiro de 2016

1ª Leitura - Is 6,1-2a.3-8


Salmo - Sl 137,1-2a.2bc.4-5.7c-8 (R. 1c.2a)


2ª Leitura - Cor 15,1-11



Evangelho - Lc 5,1-11


PRIMEIRA LEITURA
A primeira leitura nos mostra com uma linguagem simbólica, o dia, o momento em que Isaías foi chamado por Deus para ser Profeta. Para muitos que não entendem, este texto pode representar uma tolice, uma infantilidade. Serafins com seis asas que voam sem cessar...  Porém, examinando a fundo, o significado é muito profundo. São os símbolos, os sinais usados pelo profeta  para explicar a grandeza de Deus.

SALMO
Eu vos louvarei, Senhor!
É justo louvar a Deus todos os dias pelas inúmeras graças que recebemos de suas mãos. O dom da vida, a saúde, a visão, o alimento e até mesmo a doença, e demais sofrimentos, os quais nos purificam e nos tornam mais fortes na caminhada de volta para o Pai. De Deus viemos e para Deus voltaremos. Pelo menos é o que deve acontecer. A nossa conduta deve ser justa para que possamos merecer o prêmio final.

SEGUNDA LEITURA

         Caríssimos. Paulo nos lembra de que seremos salvos se seguirmos o Evangelho. E para aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecer o Evangelho? Serão também do mesmo modo salvos, se fizerem a vontade do Pai. E essa vontade está presente em suas mentes pelo  poder divino, pela intuição embora selvagem.
         Em seguida, Paulo nos apresenta provas da ressurreição de Cristo, sendo que a mais forte foi a sua aparição a 500 pessoas, o que ocorreu na estrada de Damasco. Ele só não explica  em que circunstâncias este fato se deu. Se isso foi em um a festa da colheita, ou em outra ocasião festiva de outro tipo. Não ficamos sabendo como tanta gente se encontrava reunida e como Jesus lhes apareceu. Não temos os detalhes. E é exatamente por isso é que alguns incrédulos começam a pensar em suas mentes endurecidas pela descrença, que tal fato não pode ter sido verdade. Mas nós, que alimentamos e ampliamos o dom da fé, sabemos que Jesus ressuscitou, e provou isso aparecendo a muitas pessoas.
         Finalmente, ao dizer que Jesus também apareceu a ele, Paulo com toda humildade, explica que é o menor dos apóstolos. Humildade essa que deve ser copiada por todo catequista.  Nunca devemos nos considerar o maior, o melhor ou o mais sábio. Pois não somos nós que fazemos o que fazemos, mas sim a graça de Deus que nos vem através do Espírito Santo.
         Infelizmente, observamos que a arrogância está presente no jeito de ser de muitos irmãos, os quais nos olham de cima para baixo, achando que o orgulho é uma qualidade positiva que deve ser cultivada.
Isso até pode ser aceito ou mesmo compreendido entre as pessoas que passam por nós na rua, aquelas que se adentram a um restaurante, que estão em uma festa, ou entre os funcionários de uma empresa.
Porém entre os seguidores de Jesus Cristo, os que participam de uma comunidade de fé, de catequese partilhada, isso não pega bem! Pelo contrário, PEGA MUITO MAL. Isso funciona como um testemunho ao contrário às avessas, ou seja, é uma discrepância entre o que ensinamos ou catequizamos, e o que deveríamos ser. Pois se anunciamos Aquele que é humilde e manso de coração, temos que pelo menos tentar imitá-lo.
A humildade está a cada dia mais rara na nossa convivência. Cada um quer ser o tal, a tal. Cada um quer dar uma aparência, um ar de superioridade diante dos demais. E essa arrogância assusta os humildes e mansos de coração como disse Jesus. Eles ficam mais intimidados e procuram se recolher no seu canto, considerando-se inferiores, culpados e derrotados na vida.
Mas na verdade, Jesus está vendo a sua insignificância com muita piedade e misericórdia, mesmo que esses não busquem a aproximação dom o Pai. Pelo contrário, Deus também está observando a maldade representada no desprezo e na arrogância estampada no rosto  de muitos irmãos.   
         Sejamos como Jesus, sejamos como Paulo. Humildes e pacíficos.

EVANGELHO
Os pescadores tentaram a noite toda e não conseguiram nada!  E por quê? Porque Jesus não estava com eles.  Ou por que fazia parte do plano de Jesus. Nas primeiras tentativas sem Jesus, não pegaram nenhum peixe. Depois, com a proteção do Filho de Deus, tudo foi diferente!
Assim é a nossa vida, meus irmãos. Quando tentamos viver ignorando a presença de Deus, quando tentamos fazer as coisas sem deixar que Deus interfira, ou sem pedir a sua orientação, ou sem recorrer à sua ajuda e proteção, tudo vai por água a baixo, tudo acontece de forma minguada, ou simplesmente nada daquilo que almejamos acontece.   
         Eles tentaram a noite inteirinha e... Nada! Mas em confiança ao comando, às palavras de Jesus, concordaram em ir para águas mais profundas e jogar as redes. E não deu outra. Foi tanto peixe que pegaram que deu para  encher duas barcas!
Onde estava os peixes a noite toda? Onde se esconderam?  Foi tudo preparado por Jesus. Tinha de ser assim, para que todos soubessem que Ele era o Filho de Deus, acreditassem para um dia obter a salvação! Tudo fazia parte do seu plano.
         Eram profissionais da pesca e sabiam que não teriam motivo para continuarem insistindo. Porém, acreditaram na ordem de Jesus. E porque acreditaram tudo deu certo.
E você? Como age quando se encontra em uma situação parecida você mantém a sua esperança em Deus? O desemprego, a crise econômica, a fome batendo a sua porta, as contas para pagar, tudo isso é semelhante a tentar a noite toda sem nenhum resultado como aconteceu aos pescadores. Eles, os pescadores, tinham de levar comida para casa. Mas não tinham pescado nada.  Depois da ajuda de Jesus, tudo virou fartura. Assim é a nossa vida, meus irmãos!  Enquanto corremos atrás da sobrevivência mais não buscamos a Deus, nada ou quase nada dá certo. Corremos para lá e para cá feito uns desesperados, quantas noites sem dormir direito preocupados ou lançando as redes, planejando, estudando, nos virando do avesso para conseguir pescar o dinheiro necessário para a manutenção da nossa existência, mas não conseguimos nada!...
         Alguns até conseguem: Assaltam um banco, e fogem com um monte de dinheiro, porém é uma fortuna amaldiçoada. Do mesmo jeito que entrou, ela vai saindo como que água que escorre pelo ralo. Outros até conseguem montar um império com muita fartura, mas de uma hora para outra, tudo se desmorona. Uma bala apenas pode acabar com tudo... Pois foi uma casa construída sobre a areia...
         Também existe um segundo grupo de pessoas que buscam a Deus do seu jeito, vivem falando o nome de Deus, de Jesus a toda hora. Mas fazer a vontade do Pai fica de lado.  No comportamento desses que se apresentam como fiéis a Deus, há um abismo grande entre o “ser” e o “fazer”. Há uma diferença muito grande entre o “falar “ e o “praticar”.
E foi por isso que Jesus apresentou a parábola dos dois filhos, cujo pai pediu para que fossem trabalhar na vinha. O primeiro disse NÃO, mas depois pensou bem e foi. O segundo filho disse SIM, mas não foi trabalhar. Foi por isso também que Jesus nos disse: “Nem todo aquele que diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas sim, aquele que fazer a vontade do Pai”. E qual é a vontade do Pai? “Amar a Deus e ao irmão” 
Devemos tomar cuidado para não ficarmos rezando apenas com os lábios. Todo o nosso ser deve orar a Deus, principalmente a nossa mente e a nossa alma. Postura, concentração e devoção, são necessárias em nossas orações. Por isso, quando possível, é bom fecharmos os olhos para evitar toda distração existente em nossa volta.
         Enquanto isso, aqueles que se apegam com Deus de toda a sua alma, com todas as suas forças, estão tranquilos. Tudo ou quase tudo em suas vidas dá certo, pois estão sob a orientação do Todo Poderoso. Eles também sofrem, também têm problemas, mas são detalhes, e tudo acaba dando certo, na medida do possível, porque entregaram suas vidas nas mãos de Deus. Porque sempre arrumam um tempo para Deus. Sempre buscam a Deus, sempre rezam, comungam, meditam, enfim, andam ou procuram andar na presença de Deus. ESSES SÃO AQUELES QUE BUSCAM O REINO DE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR. PORTANTO, A FARTURA EM SUAS VIDAS, É TODO O RESTO QUE LHES SÃO DADO DE ACRÉSCIMO!
         Você está duvidando? Então experimente fazer isso! Você vai ver que NADA MAIS LHE FALTARÁ!
         Tenha um bom domingo.  José Salviano.


2 comentários: