.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

-TEMPO DE PENITÊNCIA E CONVERSÃO-José Salviano

1º DOMINGO QUARESMA
Ano C

Cor: Roxo

14 de Fevereiro de 2016

1ª Leitura - Dt 26,4-10


Salmo - Sl 90,1-2.10-11.12-13.14-15 (R. cf.15b)


2ª Leitura - Rm 10,8-13



Evangelho - Lc 4,1-13



PRIMEIRA LEITURA
         O povo de Deus foi libertado da escravidão do Egito pelas mãos poderosas de Deus que ouviu os clamores do seu povo.
Minha irmã, meu irmão que sofre. Deus irá atender as suas orações, desde que você as faça com fé, insistência, e procure estar na presença divina.

SALMO

         Em minhas dores, ó Senhor, permanecei junto de mim!
Se confiarmos plenamente em Deus, nenhum mal nos acontecerá. Pois Jesus disse: A tua fé te salvou!
O Senhor é o nosso refúgio e a nossa proteção. Diante dos perigos, invoquemos o seu nome.

SEGUNDA LEITURA

         Caríssimos. Paulo nos lembra as palavras da Escritura, ao nos dizer que a palavra está bem aí pertinho de nós. Ela está na nossa boca e na nossa mente. E essa palavra, é a palavra da fé, que nós pregamos pelo nosso comportamento coreto, pelo nosso testemunho, e também pela nossa pregação, pela nossa catequese.

A Escritura diz que se com a nossa boca confessarmos Jesus como o nosso Senhor, e em nossas mentes acreditarmos que esse mesmo Jesus foi aquele que ressuscitou dos mortos, seremos, pois salvos. Podemos e devemos acrescentar aqui, resumidamente, que para que a salvação aconteça, é preciso por tanto, CRER E AMAR. É preciso conhecer a palavra, confiar nela, praticá-la  amando o nosso irmão não na teoria, mas sim, na prática.

Jesus disse que aquele que crer será salvo. O texto de hoje nos fala que crendo na nossa mente, alcançaremos a justiça, e anunciando a fé com a boca, conseguiremos a salvação. A isso devemos  adicionar, a prática da fé de modo geral.

É preciso, pois discernir, entender, interpretar, praticar e anunciar a palavra para que sejamos redimidos dos nossos pecados e assim alcançaremos um dia o prêmio eterno.  Pela fé teremos a Luz divina que nos esclarecerá esse entendimento. Pois todo aquele que crer nunca será confundido!

 Crer somente crer, não basta. O Evangelho de hoje nos mostra o como o diabo conhece as escrituras e até acredita nos poderes de Jesus. Porém, com toda certeza o diabo não será salvo. Pois ele não pratica nada daquilo que conhece.  Pelo contrário, ele pratica o mal.  
Não sejamos confundidos! Saber é muito importante. Não conseguiremos catequizar sem que antes nos empenharmos em estudar e aprender as escrituras, o Evangelho, as cartas e tudo mais. Porém, de nada adiantará esse nosso esforço, se não praticarmos o nosso conhecimento. Precisamos conhecer, sim. Mas antes de ensinar, é indispensável que vivamos, que pratiquemos o que conhecemos.

EVANGELHO

Este é o primeiro domingo da quaresma, tempo de penitência, oração e conversão. E a Igreja começa nos lembrando de que para conseguir a purificação, a conversão, precisamos começar  pelo combate às tentações. Pois é por elas que nos perdemos na estrada, e podemos nunca alcançar o caminho certo da casa do Pai, nossa morada eterna.

O número quarenta tinha um significado especial para os judeus. Quarenta significava muito.  O  dilúvio durou quarenta dias, A caminhada  do povo hebreu pelo deserto durou quarenta anos, A experiência de Moisés com Deus no Sinai durou quarenta dias, e Jesus passou  quarenta dias de jejum no deserto.
Foi dessa tradição que veio a inspiração da Igreja de estabelecer quarenta dias de penitência e oração, nos quais nós nos preparamos para a celebração da páscoa, o que se chamou quaresma.

 Jesus se permitiu ser tentado, para nos mostrar que também nós o seríamos, e que deveríamos estar preparados para isso, e como fazer para escapar das tentações do dia a dia.

Você reparou no como o demônio conhece as escrituras? Reparou que o diabo não se apresentou agressivo como um inimigo? Mas sim como um amigo que queria satisfazer as necessidades básicas de Jesus-homem? É assim que o diabo vai se apresentar a você. Ele vai lhe mostrar que ninguém é de ferro! Vai lhe dizer que uma escapadinha de vez em quando não faz nenhum mal. Pois afinal, a medicina nos diz que o esporádico não prejudica o nosso organismo. Que se tomarmos um golinho ou uns golinhos de cerveja no almoço, não terá problema algum…

         Queridas irmãs, queridos irmãos. O que Jesus quer nos mostrar neste Evangelho é que nunca devemos nos considerar imunes ao pecado por comungar diariamente, por  levar uma vida santa, por estar sempre na presença do Altíssimo. Pois em  pessoas assim é que o diabo desprende os seus maiores esforços para conseguir seus intentos. Uma vez ouvi um bispo dizer aos seminaristas que acabaram de ser ordenados padres. Disse ele: Muito cuidado agora. O diabo odeia vocês.
Essas palavras eram o mesmo que dizer: O diabo vai se apresentar a vocês não como um agressor, mas como um amigo suave, como alguém que apenas quer aliviar a sua tensão, compensar a sua solidão, ou coisa parecida.

         O pecado nunca será vencido apenas com as nossas forças, mas com a força que nos vem do Alto. Somente a graça de Deus pode nos livrar das tentações. POR TANTO, NÃO CONFIEMOS EM NÓS, EM NOSSAS FORÇAS, porque somos tão frágeis como vasos de barro que transportando a água pura que é a palavra de Deus, pode a qualquer momento, se quebrar... Por isso precisamos recorrer às forças do Alto, e fazer isso com mais força.  Recorrer sempre à graça de Deus Pai.  Caso contrário, sem menos perceber, estamos arruinados, derrotados, caídos, envergonhados e envergonhando a Igreja...

         Portanto, meus irmãos. Para não cair em tentação precisamos desconfiar de nós mesmos e depositar nossa confiança nas forças que nos vem de Deus.

         Jesus é Deus e homem. Por isso Ele fez jejum, passou noites inteiras em orações, para nos mostrar que também nós precisamos nos fortalecer para enfrentar as investidas de satanás, as quais vão ser iguais as que Jesus experimentou. O diabo atacará sempre nos nossos pontos fracos:  A SATISFAÇÃO DOS DESEJOS SEXUAIS. DOS DESEJOS DOS SENTIDOS (sede, fome), DESEJO OU ÂNSIA  DE PODER, E DESEJO DE RIQUEZA.

         Quem está vivendo uma vida de desregramentos sexuais, não consegue se aproximar da luz, pois ela é tão forte que quase os cega! Essa Luz nos revela, ela vai mostrar a todos o quanto estamos sujos, é o que pensa e sente o pecador. Por isso, levado pelo diabo, o pecador foge de Deus. Afasta de mim que sou um pecador.  Foi o que disse Pedro, ao perceber que estava diante do Todo poderoso!

         Quem está vivendo para comer em vez de comer para viver, aqueles que destroem a saúde entregando-se em bebedeiras intermináveis, também sentem que estão indignos de se aproximar de Deus, e por isso, fogem da Luz, complicando ainda mais a sua vida, PREJUDICANDO AINDA MAIS A SAÚDE DO CORPO E DA ALMA.
    
         Quem se deixou ser levado pelo desejo, pela ânsia de poder, seja político ou econômico, está fadado a se distanciar de Deus, pois esses têm a grande tendência de se afastar dos pobres, dos fracos, e isso é o mesmo que se distanciar de Deus. Desprezam os pobres, pois esses podem querer um pouco da sua riqueza, e para os ricos, DAR, FAZER CARIDADE, É UMA COISA QUE ESTÁ FORA DE COGITAÇÃO!
O Pai Nosso é a oração mais completa que existe, e como sabemos nos foi ensinada pelo Filho de Deus. Nessa oração nós repetimos todos os dias, ás vezes sem prestar a devida atenção, as palavras: NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO. Jesus ao formular essa oração, essas  palavras para que nós a repetíssemos sabia das nossas necessidades, sabia do que iríamos passar diariamente: Muitas tentações. Vigiai e orai para não cairdes em tentação. O espírito é forte mais a carne é fraca, disse Jesus.

Nos momentos difíceis da nossa vivência da fé, também somos tentados. E não podemos nos esquecer, que podemos e devemos recorrer à força do Espírito Santo que vem nos defender. Ele está disponível para nos defender das investidas do diabo que não se cansa de tentar nos atentar, sempre aproveitando aqueles momentos oportunos nos quais ficamos vulneráveis.

Hoje vivemos em uma sociedade que cria necessidades falsas, como a necessidade de enviar mensagens. Para compensar a solidão, para satisfazer a  necessidade de uma companhia, para não se sentir só.
Mas deixa que lá no fundo, todos nós continuamos a lidar com a solidão, pois o individualismo pregado pela mídia, nos leva a isso. Não visitamos mais os amigos, mas sim, enviamos mensagens. Não telefonamos mais para os parentes , pois podemos enviar mensagens.  Não nos preocupamos mais com os entes queridos, pois afinal, é só mandar umas mensagens e está tudo resolvido. Assim, apertos de mão, abraços, conversa ao calor da aproximação do outro, da outra, não existem mais, porque afinal temos as mensagens ao nosso dispor, para substituir tudo isso.
Amigas e amigos. Jesus nos diz hoje, que não só de pão vive o homem e a mulher também. Mas sim, da aproximação com Deus e com os irmãos. O deserto da nossa vida pode e deve ser aliviado pelo nosso esforço de chegarmos até o outro, compartilhando experiências, dores e alegrias. E acima de tudo, compartilhando a nossa fé.


Amém.  Tenha um bom domingo.  José Salviano.

7 comentários:

  1. Eu sou coordenadora de pastoral liturgica, e essas explicações vem para mim como uma luva. obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou coordenadora de pastoral liturgica, e essas explicações vem para mim como uma luva. obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  3. José Salviano, com toda certeza és um iluminado de Deus. Sua homilia ressalta muitas atitudes que vemos no dia a dia, que passam por banais, mas na verdade nos afastam de Deus, gostei muito do exemplo das mensagens que você citou. Obrigada pelas orientações e por nos proporcionar este subsídio de grande valor.

    ResponderExcluir
  4. Jose Salviano, diante das palavras iluminadas que o Espirito Santo de Proporciona, só me resta pedir a Deus que continue manifestando em seu ser para ser portador de palavras tão DIVINAS

    ResponderExcluir
  5. Boa noite a todos!
    Sou ministro da Palavra em minha Ceb e costumo dar uma lida nestas reflexões, pois ajudam no momento de partilha do domingo.
    Que o Espírito Santo de DEUS continue te iluminando Salviano.
    Abç.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite a todos!
    Sou ministro da Palavra em minha Ceb e costumo dar uma lida nestas reflexões, pois ajudam no momento de partilha do domingo.
    Que o Espírito Santo de DEUS continue te iluminando Salviano.
    Abç.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por sua ajuda sou nova como ministra em minha comunidade santa Terezinha agora posso mi orientar por suas palavras de coração obrigada Deus te abençoe.

    ResponderExcluir