.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

“VINDE SOZINHOS PARA UM LUGAR DESERTO E DESCANSAI UM POUCO.” - Olivia Coutinho

  

Dia 06 de Fevereiro de 2016
 
Evangelho de Mc 6, 30-34
 
No evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, Jesus nos convida: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco.”
O texto coloca diante de nós, duas situações que deixaram Jesus sensibilizado diante a necessidade humana! De um lado, a necessidade de descanso daqueles que foram os primeiros a se entregarem a missionariedade: os apóstolos, que acabavam de chegar de uma missão! Do outro lado, a carência de um povo que buscava em Jesus e nos apóstolos, um norte para suas vidas!
Conhecidos pela convivência com Jesus, os apóstolos ganharam a confiança do povo, que passaram a confiar neles na mesma intensidade que confiavam em Jesus! A procura pelos os apóstolos tomou uma dimensão tão grande, que eles já não tinham mais tempo para se alimentarem.
Embora felizes com o êxito da missão, o cansaço dos apóstolos era visível, tão visível, que deixou Jesus sensibilizado à ponto de convidá-los a se retirarem sozinhos para um lugar deserto longe da multidão, onde eles pudessem descansar, repor as suas energias, afinal, a missão deles estava apenas começando! Porém, o descanso planejado por Jesus, não lhes fora possível, já que muitas pessoas ao reconhecê-los  de longe, vão ao encontro deles!
A compaixão de Jesus por aquela multidão que mais parecia com ovelhas sem pastor, falou mais alto ao seu coração do que a necessidade de descanso dos apóstolos, o fazendo dar  prioridade  a necessidade do povo, Jesus  transforma o local onde eles deveriam descansar, num  local de mais uma de suas pregações! Ali, Jesus passou muitos ensinamentos para o povo, ensinamentos, que chegaram até a nós, graças aos seus primeiros seguidores! E assim, nascia a Igreja missionária, possibilitando chegar a todos os rincões da terra, os ensinamentos de Jesus e chegar!
Ao contrário da insensibilidade, presente no mundo de hoje, em que o trabalhador é visto como máquina, com a única finalidade de gerar lucros, Jesus vê a necessidade humana e se compadece de cada um! Podemos perceber isso claramente na sua preocupação com o desgaste dos apóstolos, ao  retornarem de uma  missão. Os apóstolos tinham o pão, mas não tinham tempo para comer, enquanto que o povo tinha todo o tempo do mundo, mas não tinha  pão!
Assim como Jesus, nós também devemos ter compaixão do outro, o que é completamente diferente do que ter pena, ter compaixão, é tomar para si, a dor do outro, é inteirar-se das suas necessidades e colocar-se pronto para ajuda-lo.
O texto nos desperta sobre a importância de administrarmos bem o nosso tempo, precisamos respeitar as nossas limitações, afinal, somos frágeis!
De nada adianta fazermos muitas coisas e não fazermos do jeito certo, o descanso, o retiro interior é fundamental para a qualidade do nosso trabalho missionário! 
Como operários da vinha do Senhor, vez por outra,  precisamos  de um repouso restaurador, um tempo para um encontro conosco mesmo, momento para fazermos um retiro interior, buscar na nossa essência, a motivação para darmos continuidade a nossa caminhada missionária!
É no mais profundo do nosso ser, que realizamos o nosso encontro pessoal com Jesus, é a partir deste encontro, que aprendemos a viver como Ele viveu a amar como Ele nos ama! 
Jesus está sempre nos convidando, a um descanso semanal, na participação do Banquete da vida: a eucarística! Participando da Eucaristia, nós nos reabastecemos na fé, repomos as nossas energias para darmos continuidade a nossa missão, missão, que recomeça a cada vez que saímos da Igreja descansados e alimentados da força revigoradora de Jesus!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário