.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 10 de março de 2016

“... EU TAMBÉM NÃO TE CONDENO...”- Olivia Coutinho


 
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM
 
Dia 13 de Março de 2016
 
Evangelho de Jo8,1-11
 
Estamos no quinto domingo da quaresma, nos aproximando  do ponto  mais alto da  nossa caminhada cristã: A PÁSCOA DO SENHOR JESUS!
A riqueza da liturgia deste tempo de recolhimento, produziu frutos em nós, levou-nos  a  redescobrir os  valores que devem nortear a nossa vida.
Muitos, querem aproximar da Luz, mas desconhecem o caminho para chegar até Ela, e nós, que vivenciamos esta experiência, temos o compromisso de nos tornar caminho, para que estes possam vivenciar esta alegria!
Ninguém consegue se encontrar, sem antes ter um encontro Jesus! Conhecer Jesus, é descobrir o verdadeiro sentido da vida, é enriquecer-se preservando o coração “pobre”!
Em todos os ensinamentos de Jesus, há sempre um apelo de conversão! É o seu  amor querendo falar mais forte ao nosso coração, no desejo de nos recolocar no nosso verdadeiro lugar que é o coração do Pai!                                                                                                      
Jesus não quer que nenhum de nós se perca, por isto, Ele está sempre nos chamando  à conversão, a uma mudança de vida, que nos leve ao arrependimento e ao perdão!
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, nos convida a pautar a nossa vida no exemplo de Jesus, Jesus sempre colocou a pessoa humana acima de toda e qualquer lei! Ele nos mostra com as  suas atitudes, que não é através da intolerância, do castigo que se liberta alguém da escravidão do pecado, e sim, através do amor!  O amor transforma corações, faz uma pessoa "nascer de novo!" 
De um lado, o texto nos mostra claramente o amor misericordioso de Jesus para com uma mulher que fora colocada diante Dele, pelos mestres da lei e fariseus, acusada de adultério. 
A narrativa destaca a atitude de Jesus frente ao pecado e ao pecador!
Jesus não exime aquela mulher de sua culpa, afinal, o pecado tem consequências, Ele não aceita o pecado, mas acolhe o pecador, que neste caso era uma mulher!
Jesus jamais aceitaria pactuar com uma lei que mata em nome de Deus, seria contradizer todas as suas pregações que tem fator primordial, a vida humana!
Do outro lado, o texto nos mostra a hipocrisia dos mestres da lei e dos fariseus que escondiam atrás de uma intolerância contra uma mulher, a intenção de incriminar Jesus!
Para os mestres da lei e fariseus,  qualquer decisão tomada por Jesus, em relação àquela mulher, seria motivo para incriminá-Lo. No pensar deles, Jesus não tinha saída: se Ele condenasse a mulher, a multidão se voltaria contra Ele, afinal, onde ficaria o  amor, a misericórdia que Ele tanto pregava?  E se Jesus a  absolvesse, Ele estaria infligindo a lei de Moisés.
À princípio, Jesus se mostra indiferente a tudo aquilo, mas diante ao insistente interrogatório, Ele reage dizendo: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe a primeira pedra. Com isto, Jesus transfere para os seus adversários a responsabilidade de condenar ou não, aquela mulher.
Podemos tirar daí, uma grande lição: diante de Jesus e de todos os que estão com Ele, o mal não tem vez! O mal, planejado pelos doutores da lei e fariseus, usando uma mulher como armadilha para pegar Jesus, reverteu num bem para ela, o amor de Jesus, a tirou de sua vida errante,  fez com que ela retomasse o caminho da vida!
Ao ser levada para a morte, aquela mulher encontra  vida num  encontro pessoal  com Jesus! Um encontro transformador, que a tirou das  trevas para a  luz!
Se fosse prevalecer o que Jesus disse à aqueles homens, o único que poderia apedrejá-la, seria Ele, pois somente Ele não tinha pecado!
Jesus não condenou a mulher, pelo contrário, a libertou da pior de todas as escravidões: a escravidão do pecado! “Ninguém a condenou? Eu também não te condeno. Podes ir e, de agora em diante não peques mais.”
Completamente livre da escravidão do pecado, aquela mulher sem nome, certamente tornou-se uma fiel seguidora de Jesus, comprometida com o projeto de Deus!
A lógica de Deus é o amor! O amor gera vida, o amor salva!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
   
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. MUITO LINDA ESTA REFLEXÃO!

    ResponderExcluir
  2. SO JESUS PODERIA APEDREJAR POIS O UNICO QUE NAO TINHA PECADO,POR ISSO TOMEMOS PARA NOS,ESTE ENSINAMENTO,POIS SOMOS TODOS PECADORES.

    ResponderExcluir