.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 4 de março de 2016

-QUANDO A MASTURBAÇÃO PODE SER UM PECADO LEVE-José Salviano



            Todos largaram as pedras e foram para suas casas. A começar pelos mais velhos, os quais já tinham uma longa experiência de pecados sozinhos ou com outros,  semelhantes ao pecado daquela mulher
         Por exemplo: Quando Jesus disse: “Se a tua mão te lava a pecar, corte-a”. Ao nos dizer isso, Jesus nos ordena a CORTAR tudo o que nos arrasta para o pecado. Tudo o que nos afasta de Deus e da salvação. É verdade que a vida eterna é mais importante do que ter dois olhos, duas mãos, etc. Porém, ousemos a não tomarmos suas palavras ao pé da letra, mas sim, entendemos que Jesus usou de palavras FORTES para que acordássemos enquanto é tempo.
Quando Jesus nos diz:  "Se tua mão te leva a pecar..." A primeira coisa que vem à nossa mente, a primeira coisa em que pensamos, é na masturbação. Embora sabemos que com as mãos podemos pecar de várias maneiras.
O catecismo da Igreja Católica, aborda esse problema de forma sucinta, explicando que se trata de um ato gravemente desordenado. Portanto, fora da ordem moral, ou seja, é a busca do prazer fora do casamento consistindo portanto em pecado. E em seguida coloca as possíveis atenuantes para esse pecado moral.  Veja:
§2352 Por masturbação se deve entender a excitação voluntária dos órgãos genitais, a fim de conseguir um prazer venéreo. "Na linha de uma tradição constante, tanto o magistério da Igreja como o senso moral dos fiéis afirmaram sem hesitação que a masturbação é um ato intrínseca e gravemente desordenado." Qualquer que seja o motivo, o uso deliberado da faculdade sexual fora das relações conjugais normais contradiz sua finalidade. Aí o prazer sexual é buscado fora da "relação sexual exigida pela ordem moral, que realiza, no contexto de um amor verdadeiro, o sentido integral da doação mútua e da procriação humana".
Atenuantes:
Para formar um justo juízo sobre a responsabilidade moral dos sujeitos e orientar a ação pastoral, dever-se-á levar em conta a imaturidade afetiva, a força dos hábitos contraídos, o estado de angústia ou outros fatores psíquicos ou sociais que minoram ou deixam mesmo extremamente atenuada a culpabilidade moral.
         Façamos pois uma reflexão mais apurada a respeito da atenuação da culpabilidade moral pela busca do prazer fora das relações conjugais normais, ou seja, a masturbação. É bom lembrar, que esse comentário não é recomendado para a missa das crianças. E ainda que não pretendemos aqui, nos fazer passar por dono da verdade. E por isso, somos conscientes de que estamos passíveis de toda forma de antítese, de toda crítica construtiva, é claro.
QUANDO A MASTURBAÇÃO PODE NÃO SER PECADO?
         Digamos que você é viúvo, largado da mulher por algum motivo alheio a sua vontade, (impotência, traição ), ou que sua esposa está com alguma doença nas partes íntimas, ou outra enfermidade que dificulta ou impede a relação, ou você é solteiro que por algum motivo ( feiura, obesidade), não conseguiu encontrar ou permanecer com a sua cara metade. 
         Mas você é um homem devoto, seguidor de Cristo, e contrito a Deus. Você luta contra as tentações, evita as ocasiões de pecar, reza bastante, vive ou procura viver na presença de Deus, amando a Deus e ao próximo.
Durante o dia você luta e consegue manter-se de pé diante do Salvador. Porém, depois de muitos dias de extenuado esforço, eis que uma certa noite, lá pelas tantas, quando os freios morais que estão no consciente se relaxaram pelo entorpecimento do sono, e aí você tem um sonho, no qual está em uma aventura sexual, e o organismo não chegou a descarregar aquela energia acumulada, ou seja, não aconteceu uma POLUÇÃO NOTURNA. Você acorda transtornado, vai ao banheiro urinar. E antes  ou depois disso, não resistindo aquela pressão orgânica, você termina o que no sonho não aconteceu...
A pergunta é: Você pecou?  Poderá comungar amanhã? Teve a intenção deliberada de pecar? De ofender frontalmente a Deus?  Ou simplesmente foi uma atitude praticamente forçada para aliviar uma pressão do organismo?
Veja. É claro que neste caso, e somente neste, não houve pecado. Pelo menos não houve um pecado grave. Isso porque você não buscou uma ocasião de pecar. Não pegou uma revista pornográfica para se excitar. Nem abriu uma certa página da internet para ficar olhando aquelas imagens...
É bom lembrar que diante de Deus, a INTENÇÃO FALA MAIS ALTO.  Se você não teve a intenção de pecar, ou fazer o mal, o seu ato pesou menos em termos de culpabilidade.
Segundo o Catecismo, as ATENUANTES da masturbação são as seguintes:
Para formar um justo juízo sobre a responsabilidade moral dos sujeitos e orientar a ação pastoral, dever-se-á levar em conta a imaturidade afetiva, a força dos hábitos contraídos, o estado de angústia ou outros fatores psíquicos ou sociais que minoram ou deixam mesmo extremamente atenuada a culpabilidade moral.
Desse modo, entendemos que : a imaturidade afetiva refere-se a instabilidade emocional que é predominante principalmente nos adolescentes, causada pela separação dos pais, ou pela diferença entre a idade cronológica e a idade emocional,  e que se expressam em: insegurança, falta de AUTOCONTROLE, busca de COMPENSAÇÃO para as frustrações, indisciplina, que o leva a atos desordenados, etc.    
A força dos hábitos contraídos, isso significa VÍCIO adquirido pela repetição durante muito tempo. Se o indivíduo é um viciado, seu ato imoral praticado tem uma responsabilidade moral reduzida, muito embora resta a necessidade de absolvição, dependendo do caso. E isso lhe  SERÁ ACUSADO PELA sua CONSCIÊNCIA MORAL.
O estado de angústia, pode ser interpretado aqui, como o seu estado de desespero pela abstinência sexual, ocasionado pela privação ou interrupção de uma vida normal com a sua esposa, e também como a pressão do instinto sobre o seu psiquismo, sobre os seus valores morais, sobre a sua alma a qual fica numa situação de desconforto diante daquilo tudo que aconteceu enquanto você dormia.

Por outros fatores psíquicos e sociais que minoram ou deixam extremamente atenuada a culpabilidade moral desse ato, podemos interpretar como:  Solidão, tentações (que hoje são fartas), vício, carência, abandono, desengano de conquista, ou de vir a ser feliz ao lado de outra mulher...
Percebe-se aqui, que a masturbação pode dividir opiniões: Pode forjar um abismo entre aqueles que parecem arrumar umas desculpas para praticá-la, e outros mais conservadores que não veem outro motivo ou jeito, senão a condenação sumária desse ato.
CONCLUSÃO- É, parece que estamos diante de uma dificuldade para forjar uma conclusão. O que aconselhamos aqui, é que: Primeiro fale com Jesus com toda a sua força e concentração. E no caso de dúvida, não entre na fila da comunhão, e depois procure um sacerdote. Pois somente ele, iluminado que é pelo Espírito de Deus, poderá orientá-lo. 
Abordamos aqui a problemática da busca do prazer de forma solitária somente para os homens. Porém, parece que esta abordagem também pode servir para o caso feminino. Pois sabemos que as mulheres por sua vez, também podem sofrer excitações noturnas durante o sono,  chegando até ao orgasmo. 
Prezado leitor. Se você já está se preparando para escrever sua crítica cruel a esta abordagem, quero deixar claro que a minha intenção aqui não foi de LIBERAR A MASTURBAÇÃO. Primeiro porque não tenho autoridade para tal. Segundo, só me empenhei em ajudar na catequese, explicando o que diz Catecismo sobre esse assunto, por vezes polêmico. Terceiro, eu não afirmei em nenhum momento que a masturbação não é pecado.
Pense, reze, reflita sobre as  palavras de Jesus e sobre as orientações e ensinamentos da Igreja, pedindo sempre a ajuda do Espírito Santo.


Um bom domingo, José Salviano


20 comentários:

  1. Ao me depilar com máquina a vibração me fez sentir prazer, acabei não resistindo e massageando o local propositalmente. Pequei? Como pequei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pecado mortal requer, além da matéria grave, plena ciência e plena deliberação: significa que você tem de saber que está prestes a pecar e decidir pecar mesmo assim; ou perceber que está pecando e não querer parar. Se você foi tomada por instinto e quando viu já tinha feito, pecou apenas venialmente e não mortalmente, e pode receber o perdão rezando o Ato de Contrição e comungando, embora o ideal seja confessar também. Do contrário, confesse-se. Além disso, tende descobrir se você pode evitar que isso aconteça de novo, talvez mudando a maneira de se depilar, ou se segurando perante a tentação.

      Excluir
  2. Muito obrigado, essa matéria me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante o texto.
    Vou ressuscitar os comentários:

    Foi mencionado o caso de tensões psíquicas (viuvez, solteiro) e essa parte é complicada.

    Eu fiz um voto ao celibato de forma particular e há 4 anos vivo sem sexo.
    E de umas semanas para cá, parece que os instintos estão aflorados (pois antes eu tinha uma vida sexual bem ativa).

    E na luz da Igreja, como lidar com esse impulso? Pois o corpo pede, as vezes, vem os "sonhos". E também os escrúpulos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suportá-lo como um(a) guerreiro(a) de Jesus Cristo. Cair no pecado nesta situação é cair no pecado contra o voto, a promessa particular que se fez a Deus e, além disto, o próprio pecado contra o 6o mandamento.

      Excluir
    2. Vc precisa se distrair com outras coisas, quanto mais ficar voltado pra essa tentação,mais ela se torna grande

      Excluir
    3. Vc vive a mesma coisa que eu me manda seu e-mail ou Instagram

      Excluir
  4. É errôneo o ensinamento deste blog. A masturbação é pecado grave em todas as situações. O corpo realiza a polução noturna, e apesar disto, sempre o esperma é ali eliminado automaticamente. Atenuações que o catecismo cita são atenuações morais, mas a matéria não diminui, é sempre grave!

    ResponderExcluir
  5. Comecei a me masturbar, mas logo parei, não cheguei ao orgasmo. Parei pois minha consciência pesou e não quis ofender a Deus.
    Pequei? Posso comungar?

    ResponderExcluir
  6. sou casado ha 41 anos. tenho 2 filhos. achei muito interessante este artigo. Deus não nos condenará de forma alguma se praticarmos esporadicamente a masturbação, ou seja 1 vez por mês ou até menos. ELE nos deu a sexualidade. Tornar a masturbação um ato compulsivo, merece uma avaliação; não só espiritual mas também médica. Pois, se na sua infância ou até mesmo na sua fase uterina, você foi estimulado a tal ato; pode te levar a compulsão; então a meu ver merece uma avaliação ou acompanhamento psicológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando me masturbo, eu tendo a ter um desejo mais forte depois. É como se fosse um ciclo, eu atiço o desejo do corpo achando que vou apagar esse desejo, mas só aumenta, e o meu corpo pede mais em outros dias.
      Com vc não é assim? Vc faz uma vez por mês e tá tranquilo?
      Me tira essa curiosidade 😅

      Excluir
    2. óbvio que masturbação é pecado grave (mortal). cara, para com isso. Masturbação leva ao inferno, independente se é praticado em vício ou não.

      não sou eu quem digo, é o próprio catecismo:

      2352. Por masturbação entende-se a excitação voluntária dos órgão genitais, para daí retirar um prazer venéreo. «Na linha duma tradição constante, tanto o Magistério da Igreja como o sentido moral dos fiéis têm afirmado sem hesitação que a masturbação é um acto intrínseca e gravemente desordenado». «Seja qual for o motivo, o uso deliberado da faculdade sexual fora das normais relações conjugais contradiz a finalidade da mesma». O prazer sexual é ali procurado fora da «relação sexual requerida pela ordem moral, que é aquela que realiza, no contexto dum amor verdadeiro, o sentido integral da doação mútua e da procriação humana»
      https://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p3s2cap2_2196-2557_po.html

      Excluir
  7. Como vc é casado, dá pra se masturbar uma vez só, pois as outras vezes será no relacionamento com sua esposa, entendi.
    Perdão pela minha inconveniencia 😅
    Como vc é casado acho estranho vc se masturbar.

    ResponderExcluir
  8. Estava lendo e me identifiquei em um ponto mas não sei se é a mesma coisa, meu caso é hormonal, fico o mês inteiro limpa, sem sentir nada, mas quando está próximo ao ciclo menstrual ou período fértil, meu corpo fica vulnerável, as vezes tenho esses sonhos como citou no texto, mas é algo que vem que é impossível de controlar, na maioria das vezes nem prazer eu sinto, apenas uma energia a ser "liberada"
    Não teve gatilho, não teve nada que pudesse gerar excitação, isso simplesmente vem
    Acaba que quase todo mês me confesso a mesma coisa, mas não faço na intensão de pecar, mas sinto forçada pelo meu corpo
    Não sei o que fazer pra não sentir isso

    ResponderExcluir