.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

COMO O PAI ME ENVIOU TAMBÉM EU VOS ENVIO. – Olívia Coutinho

 
II DOMINGO DA PÁSCOA.
 
DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA.
 
Dia 03 De Abril de 2016
 
Evangelho de Jo,19-31

Neste Segundo  domingo da Páscoa, escolhido pela Igreja como o  DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA, somos chamados a renovar a nossa fé, tornando-nos misericordiosos uns para com  os outros, como Jesus é   misericordioso para conosco.
Todas as palavras, todas as ações de Jesus expressam  misericórdia. A  misericórdia sempre foi a centralidade da vida de Jesus! Misericórdia e perdão estão  entrelaçadas, pois não existe perdão sem   misericórdia e nem misericórdia sem perdão.
 “A liturgia de hoje, nos apresenta a comunidade de Homens Novos, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus, que é a Igreja! A missão da Igreja consiste em revelar aos homens a vida nova que brota da ressurreição”.
Assim que Jesus aparece para os discípulos, o medo que os mantinha presos deu lugar a coragem! A paz do Cristo Ressuscitado, não os isentou da cruz, mas ofereceu a eles, força a coragem para assumirem o desafio da missão.
Ao soprar o Espírito Santo sobre os discípulos, Jesus nos recorda o sopro de Deus, que deu vida a criatura humana, gesto que Jesus  repete como início de uma nova criação. “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhe serão perdoados; a quem não perdoardes, eles lhe serão retidos”. Aqui, se trata da transmissão do Espírito Santo para uma missão particular. (Somente em Pentecostes, que a descida do Espírito Santo, seria sobre todo o povo de Deus). Com o sopro do Espírito Santo, Jesus concede o poder de perdoar ou não perdoar os pecados, a um grupo específico de pessoas (apóstolos) que hoje nós chamamos de sacerdote ou padre. É Deus quem tem o poder de perdoar os pecados, mas Jesus, o Sacerdote Maior, concede este poder, e o transmite à sua Igreja através dos apóstolos. Trata-se do sacramento da reconciliação.
É importante termos em mente, que quando Jesus se refere a “pecados retidos” não significa condenação, e sim, um renovado apelo a conversão.
No sopro do Espírito Santo sobre os apóstolos, é expressa a criação renovada! É o Espírito Santo que recria a comunidade dos apóstolos e descerra suas portas para a missão!
Os apóstolos, só conseguiram tomar atitudes corajosas para anunciar o evangelho, depois que receberam o Espírito Santo!
O Texto nos fala também da incredulidade de Tomé. Muitos de nós, vemos Tomé, como um homem sem fé, pois o próprio Jesus o exortou dizendo: “Não sejas incrédulo, mas fiel”! Além do mais, ele não aderiu a fé quando os discípulos atestaram que haviam visto Jesus, Tomé não acreditou no testemunho deles, pretendendo uma constatação pessoal. Esta postura de Tomé, simboliza todos que precisam ver para crer.  Entretanto, foi por meio de Tomé, que recebemos a belíssima promessa de Jesus: “Bem-aventurados os que creram sem terem visto”. Mesmo antes da nossa existência, já estávamos incluídos nesta Bem aventurança! Somos felizes porque cremos na ressurreição de Cristo sem termos vistos!
“As pessoas de todos os tempos e lugares encontram nas Escrituras o testemunho dos discípulos, mas isso não dispensa a necessidade de um encontro pessoal e íntimo com o Ressuscitado”! O encontro com Jesus, é transformador, foi o que aconteceu com Tomé,  depois do seu vacilo na fé, ele se prostrou diante do Cristo Ressuscitado e fez a belíssima profissão de fé: “MEU SENHOR E MEU DEUS”! Profissão esta, profissão esta, que muitos de nós fazemos na celebração Eucarística.
Com a ressurreição de Jesus, a vida divina entrou na vida humana e assim como as sementes espalhadas pelo vento, o anúncio da ressurreição  de Jesus se espalhou por todos os rincões da terra, como fagulhas de fogo incendiando os corações sedentos de amor, de paz e de justiça.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

4 comentários:

  1. Parabéns; Deus seja louvado e é Louvado nas suas palavras!!

    ResponderExcluir
  2. Jesus Cristo, meu Deus e Senhor!EXCELENTE REFLEXÃO!LINDÍSSIMA.

    ResponderExcluir
  3. Jesus Cristo, meu Deus e Senhor!EXCELENTE REFLEXÃO!LINDÍSSIMA.

    ResponderExcluir