.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 21 de abril de 2016

“EU VOS DOU UM NOVO MANDAMENTO.” – Olívia Coutinho.

 
5º DOMINGO DA PÁSCOA
 
Dia 24 Abril de 2016
 

Evangelho de  Jo 13,31-33a.34-35

 

 

O amor de Deus, infundido em nossos corações é a fonte que nos sustenta e que nos torna sustento na vida do outro!

O amor é a nossa primeira vocação, Deus nos criou por amor e para o amor!

Quem ama verdadeiramente, ama com o amor de Deus, abraçando neste amor, até mesmo o inimigo!

Fazer o bem ao outro, independente do que ele possa nos oferecer, é amar do jeito de Jesus, é amar gratuitamente, nisto se consiste o verdadeiro amor!
São muitos, os que rejeitam o amor de Deus, para se entregarem aos “amores” do mundo que se fundamentam  na  troca e não na  gratuidade, estes, são incapazes de amar porque estão distantes  de Deus, o amor Maior!
O amor, não é preceito, nem  é algo que se impõe , o amor é entrega, é doação, é oferta de gratuidade que parte de dentro para fora.
No evangelho de hoje, Jesus, já despedindo-se dos apóstolos, mostra-lhes com a própria vida, o caminho que eles  deveriam  percorrer se quisessem  de fato permanecerem com  ele, que é  o caminho do amor, um caminho, que às vezes pode  parecer difícil, mas nunca intransponível, pois o próprio amor abre caminhos!
 O ponto determinante de todos os  ensinamentos de Jesus sempre foi o amor, Jesus era movido pelo o  amor, ele respirava amor, todas  as suas ações se  convergiam  para o bem do outro!
No finalzinho de sua trajetória terrena, Jesus deixa grandes  exemplos  para quem  deseja fazer de sua vida, uma oferta de amor! No episódio do lava pés, Jesus  nos ensinou na prática a vivermos o  amor serviço, já nos seus últimos passos, deixa-nos o exemplo do amor perdão, quando em  respeito a liberdade humana,  não se defende da traição de um dos seus.
Certamente, o que doeu mais em Jesus, não foi a dor da  traição em si, e sim, a dor de conhecer o estrago que a ausência de Deus provoca no coração humano!
Concluindo a sua missão aqui na terra, Jesus chega a extremidade do seu amor:  traído, Ele  toma o caminho da cruz, como um cordeiro, que segue em silencio o caminho para a morte.
 Prestes a voltar para o Pai, o lugar de onde  veio, Jesus estabelece uma condição para que os apóstolos  permanecessem com  Ele: “amai-vos uns aos outros.”  Pouco antes de ser entregue nas mãos das autoridades para ser crucificado, Jesus nos deixa um novo mandamento, o mandamento do amor, uma  síntese de  tudo que ele viveu.
É a falta de  amor, que separa o homem de  Deus,  como separou Judas.  Provavelmente,  quando Jesus  nos deixou este mandamento, a sua preocupação, era que não acontecesse  com nenhum de nós o  que aconteceu com Judas.  Judas, deixou-se vender,  trocou os valores do alto, pelos “valores” do mundo, atitude, que não  leva ninguém a um final feliz. O mandamento do amor, supera todos os outros mandamentos, ou seja, quem ama como Jesus nos ama, realiza a vontade de Deus, não fará nunca, o que Judas fez.
Deus nunca  separa do  homem, pois Deus é amor, é a falta  de amor, que separa o homem de Deus, daí,  a insistência de Jesus em querer que todos nós, filhos e filhas de Deus, vivamos no amor, inseridos  no coração de Deus, pois é este o nosso verdadeiro lugar!
Jesus nos deixa um novo mandamento, no sentido de destacar  a importância do amor na vida de cada um de nós, o que não se trata de uma recomendação e muito  menos de uma lei imposta por Ele , mas sim, de uma condição para que Ele possa estar em nós e nós Nele!  
Não pode haver sintonia entre o homem e Deus  sem a vivencia do amor e o  que  Jesus nos pede, é que amemos uns aos outros, com o mesmo amor que Ele nos ama.
O amor quando vivido na prática, gera vida,  nos torna testemunhas vivas  do amor de Deus no mundo, nos possibilita  viver  a nossa humanidade de forma  divina!
O reino de Deus não se expande através de cumprimento de normas, de rituais  e nem com propagandas, o Reino de Deus, se expande pelo contagio do amor, pois amor é “contagioso” pega de um para o outro!
O mandamento do amor é um mandamento sempre novo, pois o amor é atual, nunca entra em decadência!
A nossa identidade, o que nos identifica como seguidor de Jesus, é a nossa vivencia no amor!
 Se somos filhos do amor, amor devemos ser!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

3 comentários:

  1. Ainda que eu falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
    Meu coração está com pressa, quando a esperança está dispersa, só a verdade de Jesus me liberta.
    O seu amor tem sempre a porta aberta, com ele nosso futura recomeça, venham, pois com Deus o que vêm é perfeição.

    ResponderExcluir
  2. Olívia: esta reflexão é muito bonita! Está explicada todo sobre o amor: muito bem, Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Leio sempre teus comentários, eles são pontuais e explicam com muita clareza. Parabéns pelo dom da escrita e por compartilhar ele conosco. Obrigada!

    ResponderExcluir