.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Ide por todo mundo...Diac. José da Cruz

            SÃO MARCOS EVANGELISTA  25/04/2016 QUINTA FEIRA
1ª Leitura 1 Pedro 5, 5b- 14
Salmo 88(89) ,2ª “Cantarei, eternamente, as bondades do Senhor”
Evangelho Marcos 16, 15-20
                                    
Na Festa de São Marcos Evangelista o evangelho, embora seja do próprio, nada diz sobre ele, mas o que está no centro das atenções é o mandato missionário que os discípulos recebem. Embora na sequência dos sinóticos  Marcos apareça em segundo lugar, na verdade ele é o primeiro evangelho escrito. Segundo a tradição da igreja, Marcos sempre cedeu sua casa para a reunião dos primeiros cristãos da Igreja primitiva e até dizem que em sua casa teria acontecido a Santa Ceia. Foi um Missionário ardoroso que evangelizou o Egito, Chipre e Alexandria.
Nós olhamos para o fato lá há dois mil anos atrás e achamos muito natural que Marcos seja um grande Santo, e tenha evangelizado com tanto ardor missionário outras regiões ale da Palestina. Parece que tudo foi bem fácil...Mas não foi assim! O Cristianismo era algo novo e desconhecido pelo mundo. Das regiões evangelizadas tomemos como exemplo o Egito com todas as suas divindades, crenças e tradições. Marcos não inventou um Jesus para cada uma dessas Nações, mas foi fiel ao mandato recebido, não mudou uma só vírgula ou letra. Eis a bela mensagem desse dia de Festa em nossa Igreja...
A ordem de Jesus foi uma só : “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. O jeito, a forma e o modo, compete a cada Cristão descobrir, de acordo com o seu tempo, como falar de Jesus para as pessoas. A Igreja desde o V CELAM  resgatou e redescobriu a sua essência evangelizadora, a sua missão primária e a partir daí, inclusive no Documento de Aparecida, insiste na ideia de Discípulos Missionários, destacando as Urgências na evangelização, no Documento 94 das DGAE .
Tanto quanto naquele tempo, em nossos dias também, a missão de evangelizar é sempre desafiadora. Quanto aos sinais, se expulsa demônios quando se estabelece Justiça, amor e igualdade nas relações fraternas, fala-se novas linguagens com novo ardor, para as gerações contemporâneas, serpentes e venenos da Pós Modernidade, Relativismo e outros contra valores, não conseguirão impedir de cumprirmos a nossa missão, e o homem enfermo da alma, pela descrença e indiferentismo religioso, será curado mediante essa Verdade, anunciada e Vivida pelos Cristãos. São Marcos norteou o seu evangelho a partir da pergunta: ”Quem é Jesus?”. Eis aí algo inquietante que devemos suscitar no coração das pessoas pois na medida em que vamos respondendo quem é Jesus, vamos nos descobrindo como filhos e filhas queridas de Deus e vamos descobrindo quem somos e para onde vamos.
Que São Marcos nos ajude e interceda por todos nós, Discípulos e Missionários do Senhor! (Diácono José da Cruz – Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim SP- E-mail cruzsm@uol.com.br)




Nenhum comentário:

Postar um comentário