.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 5 de abril de 2016

Jesus está presente na pesca da nossa vida-Helena Serpa

10/04/2016 - III Domingo da Páscoa – 1ª. Leitura Atos 5, 27-32.40-41 – “a perseguição é o sinal de que estamos cumprindo com a nossa missão”
Quando somos perseguidos por causa do trabalho do reino nós resmungamos, ficamos contrariados (as) e, com frequência queremos desistir da nossa missão, pois tudo nos desestimula e não aceitamos ser contestados (as), criticados (as) nem muito menos “injuriados (as) ”. Com os apóstolos não acontecia assim! É o que nos conta o Livro dos atos dos Apóstolos: “Os apóstolos saíram do conselho muito contentes por terem sido considerados dignos de injúrias por causa do nome de Jesus”. Isto é algo que precisamos refletir! Se seguíssemos o exemplo dos apóstolos perceberíamos que o sofrimento por causa do nome de Jesus é sinal de que estamos cumprindo com a nossa missão e se estamos incomodando é porque a Palavra de Deus está sendo proclamada e dando frutos. Dar testemunho de Cristo implica em renúncia, incompreensão e humilhação. Se fizermos a experiência comprovaremos que vale a pena sofrer até ingratidão por causa do Nome de Jesus, pois quando damos testemunho Dele estamos sendo sustentados e motivados pelo Espírito Santo que é o doador dos dons. Portanto, a alegria, a paz, o entusiasmo, o zelo e a ousadia são dons que o Espírito nos concede quando obedecemos a Deus e somos fiéis ao Seu projeto de salvação. Precisamos ter consciência de que também contribuímos para morte de Jesus. O nosso pecado foi a causa pela qual Jesus se entregou.  Na realidade, fomos nós quem O matamos e O pregamos numa cruz, por causa dos pecados que ainda hoje nós cometemos. Jesus pagou pelas transgressões que continuamos praticando, mas espera de nós  reconhecimento do nosso ser pecador e conversão. Deus ressuscitou Jesus Cristo para nos dar uma vida nova pelo poder do Espírito Santo. – Qual a sua reação diante das dificuldades na missão do reino? – Você tem o Espírito Santo como um aliado? – Você tem consciência de que ao transgredir a lei de Deus, está também crucificando Jesus? -  Você também, como os apóstolos,  se alegria quando recebe injúrias por causa do nome de Jesus?

Salmo 29 – “Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!”
Esse salmo retrata o sentimento do pecador arrependido que se apodera da salvação de Jesus e, por isso, canta salmos de louvor. Quem acolhe a salvação e a misericórdia de Deus vê o seu pranto transformado em festa e a alegria acontecer depois do sofrimento. “Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava já morrendo!”  Cante também você hinos de louvores pelas suas experiências.

Apocalipse 5, 11-14 – “sozinhos, para ver e ouvir!”
Quando nos sentirmos solitários e prisioneiros, devemos perceber que Deus nos concede momentos de isolamento para que possamos ver e ouvir os Seus sinais. O céu e a terra estão muito pertinho de nós e somente quando estamos quietos nós podemos perceber isso. Assim aconteceu com o apóstolo São João que hoje continua dando testemunho do que viu e ouviu quando esteve prisioneiro na ilha de Patmos. O Senhor o escolhera para fazer revelações importantes para a humanidade por meio de símbolos e mensagens misteriosas. João, que já tinha intimidade com o Mestre foi fiel na sua missão, por isso testemunhou Jesus ressuscitado e proclamou a Sua gloria, vendo-O exaltado entre os anjos e os santos. A visão de João nos mostra uma realidade celeste e terrena, porque reúne o louvor e a adoração de todas as criaturas que estão no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, isto é, toda a criação de Deus.  Podemos, então, ter consciência de que existe uma unidade espiritual entre nós e todas as criaturas de Deus e desde já, podemos nos unir aos anjos e santos para adorar Aquele que vive para sempre.  – Você também tem visto e ouvido o que o Senhor quer revelar- lhe? – Você se inquieta quando percebe que está na solidão? – Você tem aproveitado estes momentos?  – Você alguma vez sentiu-se prisioneiro? – Você tem louvado juntamente com os anjos?   
Evangelho – João 21, 1-14 – “Jesus está presente na pesca da nossa vida”
Mais uma vez Jesus ressuscitado aparece aos Seus discípulos, quando, eles, reunidos à beira mar estavam à espera de que algo lhes pudesse acontecer. Foi Pedro, que resoluto, tomou a iniciativa de pescar como que tentando retornar ao seu antigo ofício de pescador. E os outros entraram na barca com ele, “mas não pescaram nada naquela noite”. A narrativa revela que ao amanhecer Jesus já estava de pé na margem e os observava de longe. Jesus sabia o que eles deveriam fazer para que a pesca fosse abundante, e, por isso, interveio mandando que lançassem a rede a direita do barco, ao ver que estes continuavam insistindo em fazer as coisas do mesmo modo como faziam antes. Aconteceu, então que quando eles seguiram as instruções de Jesus a pesca foi copiosa. Depois que eles obedeceram e o milagre aconteceu. “Lançai a rede à direita do barco e achareis”.
Na pesca da nossa vida também é importante saber que Jesus está vivo e está de pé perto da nossa barca. Precisamos ter a certeza de que Ele nos dá a garantia da Sua Palavra e que, por isso, nunca poderemos duvidar e agir conforme a nossa própria vontade.  Quando agimos na escuridão da noite, isto é, seguindo a nossa própria inclinação não temos perspectivas, mas quando agimos sob a Luz de Jesus nós aprendemos a fazer coisas novas. Sozinhos (as) nós nunca teremos sucesso. Muitas vezes, Jesus nos pede de comer e nos manda lançar a rede de outro modo, de um jeito novo e nós continuamos envolvidos (as) com a nossa “falta de sorte” por isso, não ouvimos o que Ele fala. Ficamos presos (as) nas nossas expectativas e buscamos apenas os milagres que desejamos que aconteçam na nossa vida e perdemos as oportunidades deixando a hora da graça passar. Jesus, hoje também compartilha conosco da Sua Palavra e nos dá de comer do Seu próprio Corpo e Sangue do mesmo jeito que fez com os apóstolos. Depois que nos alimenta, assim como fez com Pedro, Jesus também nos convoca para uma missão, não se importando com o nosso pecado nem com a nossa incapacidade. Assim como fez com Pedro Jesus nos convoca para apascentar as Suas ovelhas mesmo que muitas vezes também tenhamos negado a nossa fé no Seu poder. Pedro, que antes negara Jesus teve a oportunidade de declarar o seu amor e confirmar a sua fidelidade. Assim, o Senhor nos ensina também, que, mesmo sendo traidores e infiéis por nossas negações, a Sua misericórdia é imensa e Ele precisa do nosso serviço na construção do Seu reino. “Apascenta os meus cordeiros!” “Apascenta as minhas ovelhas!” este o Seu pedido para cada um de nós que nos envergonhamos da nossa miséria. Não podemos esperar ser melhores para poder atender ao pedido de Jesus. Aproveitemos o momento presente! – Você também tem aprendido com Jesus a pescar de um jeito diferente? -  O que mudou nas suas ideias e ações depois que encontrou Jesus? – Você se acha indigno de servir no reino de Deus? – Jesus também te pergunta: tu me amas mais que aos teus? Dê a sua resposta para Jesus.


Um comentário: