.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

“O PARÁCLITO GLORIFICA JESUS” (Pe. Jaldemir Vitório)


(Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta)


6ª Semana da Páscoa – 04 de maio de 2016
Evangelho: João 16,12-15
 (Branco – Ofício do Dia)


 Um dos efeitos positivos da ação do Paráclito seria o de levar os discípulos a descobrirem a verdadeira identidade de Jesus, desfazendo as falsas ideias decorrentes da morte de cruz.

Esta reduzira Jesus à extrema fraqueza e impotência, num quadro de humilhação.

 O Paráclito reverteria este quadro. Como Espírito da Verdade, ajudaria os discípulos a desfazer os equívocos em torno da pessoa de Jesus, revelando-lhes sua glória.

 Ele ensinaria aos discípulos toda a verdade, possibilitando-lhes assumir uma postura realista em relação ao Mestre, não mais de desilusão, e sim, de esperança.

As palavras deste Espírito ser-lhe-iam sugeridas pelo Pai.

Bastava dar-lhe ouvido.

Escutando-as, atentamente, os discípulos poderiam conhecer o que o Pai tinha a dizer em favor de Jesus. Aí estava a verdade!

 O Paráclito lhes descortinaria, também, as coisas as realidades vindouras.

O futuro não deve permanecer oculto para quem tem o Espírito Santo.

Nisto ele glorifica Jesus, por mostrar que nem o egoísmo nem a maldade tem a palavra última sobre ser humano algum, muito menos sobre Jesus.

O discípulo não pode se enganar, quando contempla Jesus apresentado na fraqueza e na humilhação. Ao Paráclito, a tarefa de abrir-lhes os olhos para a verdade escondida no Crucificado, cuja glória esconde-se sob a cruz.

 Oração

Espírito da Verdade permite-me reconhecer a glória de Jesus, para além da cruz e do sofrimento, instruindo-me com as palavras de meu Mestre e Senhor.




Santo do Dia / Comemoração (São Floriano):

 

 

São Floriano, que hoje celebramos, é padroeiro dos bombeiros.

Nas imagens aparece sempre fardado como os antigos generais romanos.

Segura em suas mãos calejadas uma espécie de cântaro que deixa cair água sobre as habitações incendiadas. São Floriano pode ser contado entre verdadeiros colaboradores na propagação da palavra de Cristo.

Esta adesão a Cristo, causou-lhe de muito sofrimento e o levou ao martírio. Diz a história que o Imperador Diocleciano resolveu eliminar todos os cristãos do Império.

A companhia de soldados comandada por Floriano foi presa para ser assassinada. O comandante, bravamente enfrentou o imperador e professou a fé em Cristo. Foi levado a presença do carrasco e após longos interrogatórios foi submetido ao martírio mais horrendo. Foi atado um nó ao redor de seu pescoço e Floriano foi lançado no rio, do alto de uma ponte.

Seu corpo foi levado pelas águas até as margens e aí foi recolhido por uma senhora que o enterrou em um lugar retirado. São Floriano é o padroeiro da Polônia. Seu culto foi muito divulgado durante a Idade Média, principalmente entre os soldados.

É invocado sobretudo contra incêndios.


Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR


 REFLEXÃO 

“Não há maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos”. Esta frase de Cristo inspirou a vida de São Floriano, que recebeu a coroa do martírio ao derramar seu sangue pela fidelidade a fé. Vivemos num mundo onde o individualismo sufoca a solidariedade entre os homens e cada um vive somente para si mesmo. Está atitude não é cristã, uma vez que Jesus sempre pediu que nos amássemos uns aos outros. Que o exemplo de São Floriano nos leva a amar cada vez mais o Cristo que está vivo e presente nos irmãos mais sofridos.


ORAÇÃO 

Ó Deus, que envia ao mundo homens e mulheres para nos lembrar que o seu amor está acima de todas as coisas, dai-nos, pela intercessão de São Floriano, buscar sempre a união convosco e com todas as pessoas de boa vontade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!

 

 

São Floriano, rogai por nós.



Enviado por: Ademilson Moura – Paróquia Santo Antônio – Pirassununga-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário