.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

“Pedro, Tomé e Natanael comem com o Ressuscitado, que revela em Pedro o amor” (Côn. Celso Pedro da Silva

Pedro, Tomé e Natanael comem com o Ressuscitado, que revela em Pedro o amor
 (Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.)


3ª Semana da Páscoa – 10 de abril de 2016
Evangelho:  Jo 21,1-19
 (Branco – Ofício do Dia)


Evangelista narra a pesca milagrosa juntamente com a refeição pós-pascal na praia. Continuando a narrativa o evangelista introduz uma nova cena, a da conversa, a última, de Jesus com Pedro na mesma praia. Conversa pessoal, contato íntimo, conversa pastoral. Não são dois gerentes de uma grande firma, nem o proprietário e seu sucessor, ou sócio fundador.

É a conversa do único mestre com o aluno. O discípulo é aquele que segue o Mestre, e é esta a última palavra de Jesus para Pedro: “Segue-me”.

Pedro, o primeiro Papa, discípulo com os discípulos na escola de Jesus, o Mestre. Conhecemos as perguntas de Jesus a Pedro: Tu me amas mais do que estes? Tu me amas? Tu me amas? Sim, tu sabes tudo, sabes que te amo. Então, apascenta o rebanho, cuida dos cordeiros e das ovelhas. Tu me amas? Eu te amo! Então, cuida do rebanho. A condição para se ter qualquer função na comunidade de Jesus é amar. Pedro recebe de Jesus uma função de primazia, que é um serviço de pastoreio, e recebe tal função porque ama o Senhor Jesus.

A grandeza de Pedro não está no nome nem na função, mas nas obras do pastoreio, como cuida, como apascenta.

Não falte ao pastor nem o exemplo nem a ciência necessária, porque um dia, Pedro, alguém te amarrará e te levará para onde não queres ir. Será o momento do puro testemunho, sem honra nem privilégios. Quem escreveu sabia que Pedro já estava morto.





Santo do Dia / Comemoração (Santa Madalena de Canossa):

Madalena Gabriela Canossa nasceu em 1774 na cidade italiana de Verona. Seu pai, homem muito rico, faleceu quando Madalena tinha cinco anos. Sua mãe abandonou os filhos para se casar novamente. As crianças foram entregues aos cuidados de uma instituição religiosa.

Aos dezessete anos, Madalena desejou consagrar sua vida a Deus e por duas vezes tentou a experiência do Carmelo, mas não acostumou-se no convento. Retornou para a família, guardando secretamente no coração a sua vocação. Em casa assumiu a administração dos bens familiares.

Em 1801, duas adolescentes pobres e abandonadas pediram abrigo em seu palácio. Ela não só as abrigou como recolheu muitas outras. Pressentiu que este era o caminho do espírito e descobriu no Cristo Crucificado o ponto central de sua espiritualidade e da sua missão. Abriu o palácio da família Canossa e fez dele uma comunidade religiosa.

Sete anos depois deixou definitivamente o palácio e foi para o bairro mais pobre da cidade, para concretizar seu ideal de evangelização e de promoção humana, fundando a congregação das Filhas da Caridade, para a formação de religiosas educadoras dos pobres e necessitados.

Em poucos anos as fundações se multiplicaram, e a família religiosa cresceu a serviço de Cristo. Madalena fundou também o primeiro oratório dos Filhos da Caridade, ramo masculino da congregação, voltado para a formação cristã dos jovens e adultos.

Ela encerrou sua fecunda existência terrena numa sexta feira da paixão.  

                                                              Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR


 REFLEXÃO 

Empenhada na caridade para com os pobres, Madalena, embora linda exteriormente, soube colocar toda sua beleza interior a serviço da glória de Deus. Transformou seu lar numa verdadeira igreja doméstica e acolheu mulheres e homens que queriam dedicar-se ao serviço do evangelho.

Peçamos a Deus que nos presenteie com um pouco da caridade de Santa Madalena e abra nossos corações aos mais necessitados.

ORAÇÃO 

Deus de amor e de bondade, que criastes o ser humano para a felicidade, ajudai-nos, pela intercessão de Santa Madalena de Canossa, a descobrir que a nossa alegria só e completa quando repartimos nosso tempo e nossos bens com aqueles os mais pobres. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!


Santa Madalena de Canossa, rogai por nós.



Enviado por: Ademilson Moura – Paróquia Santo Antônio – Pirassununga-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário