.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

-Permanecei em mim-José Salviano

27 de Abril de 2016

 

Evangelho - Jo 15,1-8

 

Permanecei em mim-José Salviano

 

Assim como o ramo que permanecendo ligado na árvore pode ter vida e dar frutos, nós só podemos produzir frutos para o Reino de Deus se permanecermos ligados a Jesus Cristo. Ele é como a videira, e nós somos como os ramos. Se permanecermos com Ele e nele, assim então seremos produtivos.  Caso contrário, seremos como os ramos secos, por ter se separados do tronco, que podem e devem ser lançados ao fogo, como o disse Jesus.

Jesus disse: “Sem mim na podeis fazer”.  Quando nos separamos da graça de Deus, somos como um barco à deriva, levado pelas correntes que representam as forças do mal, e pelos ventos que vão nos levar a outros lugares onde não queremos estar, o inferno.

O ramo uma vez cortado, tirado da árvore vai murchar e secar.  O mesmo vai acontecer conosco quando nos desligamos, nos separamos de Deus, e isso acontece pelo pecado.

Jesus disse que os ramos secos serão lançados ao fogo, no nosso caso, esse fogo representa o fogo eterno, ou seja, o inferno.

Caríssimos. Quais os frutos que Jesus nos sugere a produzir? São frutos de paz, de harmonia, de justiça, que contribuem para a construção de um mundo melhor que este que está aí. Em outras palavras, esses frutos nada mais é do que a CATEQUESE que somos chamados a realizar. Por palavras e atos.

O catequista que está sintonizado em Deus vai conseguir, levar Deus aos outros. Exemplo disso foi o trabalho gigantesco de Paulo. Sentimos a presença de Cristo em suas palavras inspiradas. Assim, a catequista, o catequista que vive embebido de Jesus Cristo, como uma esponja encharcada de água, vai transbordar a sabedoria do Mestre a quem ele (a) estiver dirigindo a palavra.


“Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós,
pedí o que quiserdes e vós será dado.”
Meus irmãos. Isso é maravilhoso!  Por mais que saibamos, por mais que tenhamos estudado, se não estivermos em estado de graça, é muito difícil, para não dizer impossível, fazer um bom sermão uma boa homilia, uma boa palestra, enfim, uma boa catequese. Por outro lado, quando nós vamos catequisar e levamos Cristo dentro de nós, tudo corre às mil maravilhas! Tudo flui espontaneamente, não nos esquecemos de nenhuma palavra, tudo é claro, penetrante, pois estamos sendo como o fio condutor que transmite a mensagem de Cristo aos nossos irmãos.

 Assim estamos levando aos nossos irmãos, o Cristo ressuscitado que vive em nós, que está conosco.

Produzimos muitos frutos. Produzimos a conversão dos que nos ouvem, pois eles estão sentindo, estão vendo com os olhos da fé, que o Ressuscitado está falando com eles através da nossa pessoa.

Isso é maravilhoso! Isso nos santifica ainda mais. Saímos daquele lugar como se estivéssemos acabados de receber a Eucaristia. Saímos dali, mais santificados. Leves, puros, realizados por ter contribuído com a construção do Reino de Deus que também é nosso.

No nosso dia a dia, também é assim: Unidos a Cristo, podemos suportar os defeitos dos nossos irmãos, podemos ajudar a quem de nós precisa, seremos mais capazes de amar uns aos outros, porque Aquele que nos amou, está dentro de nós. Por isso permaneça em Cristo Jesus, e tudo o resto dará certo.

 

 

José Salviano

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário